sicnot

Perfil

Cultura

Curta-metragem de terror "Miami", de Simão Cayatte, ganha Prémio MOTELx

A curta-metragem "Miami", do cineasta Simão Cayatte, foi a vencedora do Prémio MOV MOTELx 2015, atribuído na 9.ª edição do Festival Internacional de Cinema de Terror -- MOTELx, que hoje terminou no Cinema São Jorge, em Lisboa.

"Miami", sobre uma adolescente obcecada pela fama, mereceu ao cineasta de 31 anos o galardão de Melhor Curta de Terror Portuguesa "pela sua capacidade de criar densidade em redor das personagens".

O júri, composto pelo ator Albano Jerónimo, o diretor do Festival de Sitges, Mike Hostench, e a escritora e argumentista Kier-la Janisse, justificou a sua escolha indicando tratar-se de um filme com "uma história e um argumento que resultam num final satisfatório mas que, ao mesmo tempo, abrem espaço à continuidade da narrativa e à sua mitificação, tal como a personagem principal almeja no filme".

Além do montante de 5.000 euros, que o posiciona como o maior prémio alguma vez atribuído a curtas-metragens em Portugal, o MOV MOTELx 2015 inclui também "um fim de semana de inspiração" num hotel da cadeira Hotéis Belver, um dos patrocinadores do certame.

O filme de Simão Cayatte fica ainda automaticamente selecionado para o Méliès d'Or de Melhor Curta-Metragem Europeia, atribuído anualmente no Festival de Sitges (Espanha) pela Federação Europeia de Festivais de Cinema Fantástico (EFFFF).

O júri atribuiu também uma menção honrosa a "Andlit", realizado João Figueira, de 17 anos, o mais jovem cineasta de sempre em competição, uma curta-metragem de animação "que mistura terror e tragédia de forma pouco convencional".

Lusa

  • Solução governativa à esquerda "devolveu tranquilidade à sociedade"
    0:58

    País

    O primeiro-ministro diz que a atual solução de Governo deve continuar tendo vantagens por ser como é. Ao Expresso, António Costa manifestou-se "muito satisfeito" com a solução governativa encontrada e afirmou que esta "não depende de haver ou não maioria" absoluta na próxima legislatura.

  • O regresso a casa depois do incêndio no Sardoal
    2:43