sicnot

Perfil

Cultura

"Desde Allà" conquista principal prémio do Festival de cinema de Veneza

O palmarés da edição número 72 do Festival de Veneza ficou marcada pelo cinema da América Latina.

© Stefano Rellandini / Reuters

O filme "Desde Allà" do venezuelano Lorenzo Vigas conquistou o principal prémio do Festival de cinema de Veneza.

O Leão de Ouro foi entregue à primeira longa-metragem do realizador, uma surpresa escolhida pelo escolha do júri presidido por Alfonso Cuaròn. "Desde Allà" aborda a luta de classes entre dois homens que se envolvem romanticamente.

Entre os principais premiados do festival ficou também Pablo Trapero, da Argentina, que conquistou o Leão de Prata pela realização do filme "El Clan". O Grande Prémio do Júri foi para o filme "Anomalisa", de Charlie Kaufman e Duke Johnson.

  • "Os governos são diferentes mas o povo é o mesmo"
    0:45

    Economia

    O Presidente da República atribui o resultado do défice do ano passado ao espírito de sacrifício do povo português. Num jantar em Coimbra para assinalar o Dia do Estudante, Marcelo Rebelo de Sousa considerou ainda que o valor do défice de 2016 é a prova de que com governos diferentes conseguem-se os mesmos objetivos.

  • Recuo na saúde é primeira derrota de peso para Donald Trump
    1:18

    Mundo

    O Presidente norte-americano sofreu esta sexta-feira uma derrota de peso. O líder da Câmara dos Representantes retirou a proposta do plano de saúde de Trump, que se preparava para um chumbo na câmara baixa do Congresso. Para já, mantém-se o Obamacare.

  • Pai do piloto da Germanwings defende inocência do filho

    Mundo

    O pai de Andreas Lubitz declarou esta sexta-feira que o filho não é o responsável pelo embate do avião da Germanwings contra um local montanhoso, que fez 150 mortos. O Ministério Público alemão concluiu em janeiro que o incidente em 2015 foi apenas da responsabilidade do piloto.