sicnot

Perfil

Cultura

"Desde Allà" conquista principal prémio do Festival de cinema de Veneza

O palmarés da edição número 72 do Festival de Veneza ficou marcada pelo cinema da América Latina.

© Stefano Rellandini / Reuters

O filme "Desde Allà" do venezuelano Lorenzo Vigas conquistou o principal prémio do Festival de cinema de Veneza.

O Leão de Ouro foi entregue à primeira longa-metragem do realizador, uma surpresa escolhida pelo escolha do júri presidido por Alfonso Cuaròn. "Desde Allà" aborda a luta de classes entre dois homens que se envolvem romanticamente.

Entre os principais premiados do festival ficou também Pablo Trapero, da Argentina, que conquistou o Leão de Prata pela realização do filme "El Clan". O Grande Prémio do Júri foi para o filme "Anomalisa", de Charlie Kaufman e Duke Johnson.

  • José Eduardo dos Santos há 38 anos no poder
    2:42

    Mundo

    José Eduardo dos Santos foi o segundo Presidente com mais tempo de liderança a nível mundial, quase 38 anos. Este ano, anunciou que não voltaria a concorrer às eleições, mas mantêm-se, por enquanto, como presidente do MPLA. No dia em que os angolanos foram às urnas para escolher o seu sucessor, apresentamos a vida de José Eduardo dos Santos.

  • Dono de submarino é o único suspeito da morte de jornalista sueca
    1:51

    Mundo

    A polícia dinamarquesa confirmou que o corpo decapitado encontrado junto ao mar, perto de Copenhaga, é o da jornalista sueca desaparecida há mais de 10 dias. Kim Wall estava a fazer uma reportagem sobre um submarino artesanal com o criador, que é agora o principal suspeito do crime. Parte do corpo foi encontrada na segunda-feira e identificada através de exames de ADN.