sicnot

Perfil

Cultura

Livro com o melhor da arte urbana em Portugal editado esta semana

O livro da editora portuguesa Zest que reúne as melhores obras de arte urbana, maioritariamente de artistas nacionais, pintadas em paredes por todo o país em 2014, chega esta semana às livrarias.

(Fotos cedidas por Câmara Municipal da Amadora)

(Fotos cedidas por Câmara Municipal da Amadora)

"Aqui encontrarão os melhores registos de 2014 da maior parte dos nossos melhores artistas, uma celebração da arte portuguesa onde, por opção nossa, pontuam apenas algumas peças de artistas internacionais", lê-se no prefácio de "Best of Street Art Portugal 2014".

O livro está dividido em quatro secções: Norte e Porto, Centro, Sul e Açores e Região de Lisboa. Ali encontram-se, por exemplo, obras em paredes das Caldas da Rainha, Matosinhos, Golegã, Covilhã, Oliveira do Hospital, Loures, Seixal, Lagos, Cascais e Monte Gordo.

Ao todo, são mais de 200 imagens de quase cem artistas, quase todos portugueses, numa coleção que, segundo a Zest, irá passar a registar a história gráfica da arte de rua em Portugal, apresentando novos e não tão novos artistas.

O livro é "uma homenagem aos artistas portugueses cujas qualidade e quantidade têm vindo a tornar Portugal num dos mais importantes países no que a arte urbana diz respeito".

No final do livro estão os contactos, páginas de Facebook e sites dos artistas cujos trabalhos foram fotografados para esta obra.

Em julho do ano passado, a Zest editou um livro sobre a arte urbana em Lisboa, para pôr os lisboetas, e não só, a andar nas ruas a ver peças de arte.

Para incentivar a população a "andar na rua e ver o que há", o livro vinha acompanhado de um mapa, onde estão assinalados os locais de todas as obras referenciadas.

Lusa

  • Outros casos de fuga de prisões portuguesas
    2:58

    País

    Nos últimos cinco anos, 52 reclusos fugiram de cadeias portuguesas, mas foram todos recapturados. Entre 1999 e 2009, fugiram oito reclusos da prisão de Caxias. Em 2005, um homem condenado a 21 anos de prisão fugiu de Coimbra, viajando por França e pela Polónia. Manuel Simões acabou por ser detido no regresso a Portugal.

  • Portugal sem resposta de Moçambique sobre português desaparecido em Maputo
    1:25

    País

    Portugal tem tentado, sem sucesso, obter respostas das autoridades moçambicanas sobre o rapto de um empresário português há sete meses. De acordo com a notícia avançada este domingo pelo jornal Público, uma carta enviada há duas semanas pelo Presidente da República ao homólogo moçambicano não teve resposta. O Governo de Moçambique tem ignorado pedidos de informação das autoridades portuguesas.

  • Táxi capaz de sobrevoar filas de trânsito ainda este ano no Dubai

    Mundo

    É o sonho de muitos que passam horas intermináveis em filas de trânsito. Trata-se de um drone com capacidade para transportar pessoas. "Operações regulares" deste insólito aparelho terão início em julho, no Dubai. O anúncio foi feito pela entidade que gere os transportes da cidade. Apenas um passageiro, com o peso máximo de 100 kg, pode seguir viagem neste táxi revolucionário, capaz de sobrevoar vias congestionadas pelo trânsito.