sicnot

Perfil

Cultura

Mozart e Verdi no concerto de abertura da temporada lírica do São Carlos

O concerto de abertura da Temporada lírica 2015/2016 do Teatro Nacional de São Carlos, dirigido por Joana Carneiro, realiza-se na sexta-feira, com excertos de óperas de Mozart e Verdi, entre outros compositores.

(berkeleysymphony.org)

(berkeleysymphony.org)

De acordo com a programação, nesse dia, a partir das 21:00, estarão em palco a soprano Susana Gaspar e a meio-soprano Cátia Mores, acompanhadas pela Orquestra Sinfónica Portuguesa (OSP) e o coro do Teatro São Carlos.

Serão interpretadas árias, coros e aberturas de óperas de Wolfgang A. Mozart, Léo Delibes, Giuseppe Verdi, Pietro Mascagni, Giacomo Puccini e Georges Bizet.

"La Bohéme" e "Madame Butterfly", de Puccini, "Il Trovatore" e "Nabucco", de Verdi, "Carmen", de Bizet, "Le Nozze di Figaro", de Mozart, "Cavalleria Rusticana", de Mascani, "Lakmé", de Delibes, são algumas das peças previstas no programa.

Nesta temporada, o São Carlos vai apresentar duas produções líricas próprias - a ópera "Dialogues des Carmélites", de Poulenc, encenada por Luís Miguel Cintra, e "Iphigénie en Tauride", de Gluck, com encenação de David Bates - e a estreia de "Canto da Europa", de Nuno Maló, com libreto de Jacinto Lucas Pires.

Na programação sinfónica estreiam-se duas peças de compositores portugueses, uma de Pedro Faria Gomes, ainda sem título, no concerto de 14 de fevereiro de 2016, no Centro Cultural de Belém (CCB), em Lisboa, e "Incipit", de Luís Tinoco, que é tocada, também no CCB, no dia 15 de maio.

A programação lírica, que envolve seis dramas, o "Canto da Europa", o Requiem de Verdi e perto de 30 récitas, inclui "Madame Butterfly", de Puccini, sob a direção musical de Domenico Longo e encenação de Tim Albery, numa produção da Opera North, de Inglaterra.

A temporada sinfónica abre no dia 27 de setembro, no grande auditório do CCB, com Joana Carneiro a dirigir a Sinfonia n.º 7 em mi menor, de Mahler.

A OSP atuará várias vezes no CCB, também no Nacional D. Maria II, em Lisboa, na apresentação de "Canto da Europa", em janeiro do próximo ano, e na Casa da Música, no Porto, em maio.

Lusa

  • Portugal inicia preparação para o Mundial sem Cristiano Ronaldo

    Rumo ao Mundial 2018

    A seleção portuguesa de futebol começa hoje a preparar a participação no Mundial2018, que arranca em 14 de junho, na Rússia, com um treino na Cidade do Futebol, em Oeiras, numa sessão em que são esperadas algumas ausências. O capitão Cristiano Ronaldo, que vai disputar no sábado a final da Liga dos Campeões com o Real Madrid, é baixa certa no arranque dos trabalhos, mas não deve ser o único.

  • Hoje é notícia

    País

    Esta terça-feira realiza-se o funeral do antigo ministro António Arnaut na Figueira da Foz. Em Sintra está previsto o início do julgamento dos 17 agentes da PSP acusados de agredirem jovens da Cova da Moura, concelho da Amadora, no interior da esquadra de Alfragide. Em Oeiras, a seleção portuguesa de futebol começa hoje a preparar a participação no Mundial2018.

  • "Sempre nos disseram que bastava o Aves ganhar para estar na Liga Europa"
    0:34

    Desporto

    O Presidente da SAD do Desportivo das Aves garante que não houve esquecimento ou atraso na inscrição do clube na Liga Europa. Luiz Andrade afirma que sempre lhe disseram que bastava vencer a Taça de Portugal para marcar presença na competição e que ainda não sabe se o clube pode ou não jogar a fase de grupos da competição europeia.

  • "Fui violada por Harvey Weinstein aqui em Cannes"
    1:02

    Cultura

    A cerimónia de encerramento do Festival de Cinema de Cannes ficou ainda marcada pelo discurso de Asia Argento. A atriz italiana que acusou Harvey Weinstein de a ter violado justamente numa das edições do festival de Cannes, e que há mais abusadores à solta.

  • As primeiras imagens das quatro crias da lince Malva
    0:20