sicnot

Perfil

Cultura

Mozart e Verdi no concerto de abertura da temporada lírica do São Carlos

O concerto de abertura da Temporada lírica 2015/2016 do Teatro Nacional de São Carlos, dirigido por Joana Carneiro, realiza-se na sexta-feira, com excertos de óperas de Mozart e Verdi, entre outros compositores.

(berkeleysymphony.org)

(berkeleysymphony.org)

De acordo com a programação, nesse dia, a partir das 21:00, estarão em palco a soprano Susana Gaspar e a meio-soprano Cátia Mores, acompanhadas pela Orquestra Sinfónica Portuguesa (OSP) e o coro do Teatro São Carlos.

Serão interpretadas árias, coros e aberturas de óperas de Wolfgang A. Mozart, Léo Delibes, Giuseppe Verdi, Pietro Mascagni, Giacomo Puccini e Georges Bizet.

"La Bohéme" e "Madame Butterfly", de Puccini, "Il Trovatore" e "Nabucco", de Verdi, "Carmen", de Bizet, "Le Nozze di Figaro", de Mozart, "Cavalleria Rusticana", de Mascani, "Lakmé", de Delibes, são algumas das peças previstas no programa.

Nesta temporada, o São Carlos vai apresentar duas produções líricas próprias - a ópera "Dialogues des Carmélites", de Poulenc, encenada por Luís Miguel Cintra, e "Iphigénie en Tauride", de Gluck, com encenação de David Bates - e a estreia de "Canto da Europa", de Nuno Maló, com libreto de Jacinto Lucas Pires.

Na programação sinfónica estreiam-se duas peças de compositores portugueses, uma de Pedro Faria Gomes, ainda sem título, no concerto de 14 de fevereiro de 2016, no Centro Cultural de Belém (CCB), em Lisboa, e "Incipit", de Luís Tinoco, que é tocada, também no CCB, no dia 15 de maio.

A programação lírica, que envolve seis dramas, o "Canto da Europa", o Requiem de Verdi e perto de 30 récitas, inclui "Madame Butterfly", de Puccini, sob a direção musical de Domenico Longo e encenação de Tim Albery, numa produção da Opera North, de Inglaterra.

A temporada sinfónica abre no dia 27 de setembro, no grande auditório do CCB, com Joana Carneiro a dirigir a Sinfonia n.º 7 em mi menor, de Mahler.

A OSP atuará várias vezes no CCB, também no Nacional D. Maria II, em Lisboa, na apresentação de "Canto da Europa", em janeiro do próximo ano, e na Casa da Música, no Porto, em maio.

Lusa

  • Marcelo lembra as consequências da demissão de Vítor Gaspar
    1:06

    Caso CGD

    O Presidente da República reitera que o assunto Caixa Geral de Depósitos está fechado. Em entrevista à TVI, Marcelo Rebelo de Sousa lembrou esta segunda-feira as consequências que a demissão de Vítor Gaspar, ministro das Finanças em 2013, provocou no sistema financeiro para justificar o facto de ter intervindo na polémica com as SMS trocadas entre Mário Centeno e António Domingues.

  • PSD e CDS admitem chamar António Costa à nova Comissão de Inquérito à CGD
    2:37

    Caso CGD

    PSD e CDS admitem chamar o primeiro-ministro à nova Comissão de Inquérito à CGD. Apesar de ser uma hipótese, a SIC sabe que os dois partidos ainda estão a definir o objeto do inquérito e, por isso, afirmam que é prematuro falar sobre eventuais audições. Seja como for, António Costa voltou esta segunda-feira a dizer que o assunto está encerrado.

  • Acha que conhece o seu país?
    27:42
  • Avioneta despenha-se em centro comercial de Melbourne

    Mundo

    Uma avioneta com cinco pessoas a bordo caiu num centro comercial perto do aeroporto de Essendon em Melbourne, capital da Austrália. Segundo a polícia do estado de Vitória tratava-se de um voo charter com destino a King Island, situada entre a parte continental da Austrália e a ilha da Tasmânia.

  • Pelo menos 18 detidos em protestos no Rio de Janeiro

    Mundo

    Pelo menos 18 pessoas foram esta segunda-feira detidas no Rio de Janeiro, Brasil, depois de confrontos com a polícia durante um protesto contra a privatização da empresa pública de saneamento, que serve o terceiro estado mais povoado do país.

  • O momento em que Kim Jong-nam terá sido envenenado
    1:21

    Mundo

    A investigação ao homicídio do meio-irmão do líder da Coreia do Norte no aeroporto da capital da Malásia está a provocar uma crise diplomática entre os dois países. Esta segunda-feira, um canal de televisão japonês divulgou imagens das câmaras de vigilância do aeroporto que alegadamente captam o momento em que Kim Jong-nam terá sido envenenado.

  • O atentado na Suécia inventado por Donald Trump
    2:12
  • Os ensaios para a maior festa do ano
    1:16

    Mundo

    Em contagem decrescente para o Carnaval, no Rio de Janeiro, já começaram os ensaios para a maior festa do ano. A noite de testes na avenida Marquês de Sapucaí conta com desfiles gratuitos.