sicnot

Perfil

Cultura

Artistas Unidos celebram hoje 20 anos com a peça "Jogadores"

Os Artistas Unidos celebram hoje vinte anos de atividade no Teatro da Politécnica, em Lisboa, com um ensaio aberto ao público da peça "Jogadores", encenado por Jorge Silva Melo a partir do texto de Pau Miró.

"Jogadores", encenado por Jorge Silva Melo a partir do texto de Pau Miró.

"Jogadores", encenado por Jorge Silva Melo a partir do texto de Pau Miró.

facebook.com/Artistas-Unidos

De acordo com o programa especial para o dia de aniversário do grupo de teatro Artistas Unidos, o público está convidado para assistir ao ensaio com entrada livre, às 19:00, seguindo-se uma conversa e convívio.

A peça "Jogadores" estreia a 23 de setembro, no mesmo espaço, onde ficará até 24 de outubro, seguindo depois para Coimbra, onde será apresentada no Teatrão, de 28 a 30 de outubro.

Com tradução de Joana Frazão, encenação de Jorge Silva Melo, cenografia e figurinos de Rita Lopes Alves, a peça - produzida pelos Artistas Unidos - é interpretada por Américo Silva, António Simão, João Meireles e Pedro Carraca.

Fundado por Jorge Silva Melo em 1995, o grupo de teatro Artistas Unidos está instalado desde outubro de 2011 no Teatro da Politécnica, em Lisboa, na sequência de um protocolo assinado com a Reitoria da Universidade de Lisboa.

Depois do encerramento do jornal A Capital, em 2002, foram forçados a sair do edifício, no Bairro Alto, estiveram no Teatro Taborda até 2005 e no antigo Convento das Mónicas.

Desde a criação, a companhia promoveu exposições, seminários, leituras encenadas e estreou dezenas de peças baseadas em textos de autores portugueses e estrangeiros, desde Sarah Kane, Antonio Tarantino, Juan Mayorga, Gerardjan Rijnders, Judith Herzberg, Brecht, Jesper Halle, Miguel Castro Caldas e José Maria Vieira Mendes.

Lusa

  • Negócios do Fogo
    22:00
  • Direção da Raríssimas na Madeira demitiu-se em setembro
    1:58

    País

    Três representantes da Raríssimas na ilha da Madeira demitiram-se, em setembro, de costas voltas para a direção. A delegação da instituição na ilha começou em 2015 e fechou com as três demissões. Em entrevista à SIC, uma das antigas delegadas afirmou que todos os fundos angariados foram para a sede, em Lisboa, ficando depois sem dinheiro para pagar as despesas.

  • Deputado do PSD recusa vice-presidência da Raríssimas
    1:58

    País

    Nas reações políticas ao caso da Raríssimas, o PSD e CDS dizem que é preciso acionar todos os mecanismos legais apropriados para averiguar a situação. O deputado social-democrata, Ricardo Baptista Leite, que tinha sido convidado recentemente para vice-presidente da instituição, diz que já não há condições para tomar posse.

  • Turistas aproveitam nevão na Serra da Estrela
    1:23
  • Fortes nevões no norte da Europa
    0:59
  • Dezenas de feridos em protestos contra decisão de Trump em Israel
    1:55
  • A brincadeira de um youtuber que podia ter acabado mal

    Mundo

    Um jovem youtuber inglês enfiou a cabeça num saco de plástico, prendeu-a na parte interna de um microondas e encheu depois o eletrodoméstico com cimento. A brincadeira, que podia ter acabado de forma trágica, deixou o jovem completamente preso e obrigou à intervenção dos serviços de emergência.

    SIC

  • "Popeye" russo pode ter que amputar braços

    Mundo

    Um jovem russo injetou um óleo no corpo para conseguir ter músculos, mais propriamente nos seus braços, que já cresceram cerca de 25 centímetros. Contudo, segundo um médico, o procedimento pode levar à necessidade de amputação, deixando o jovem sem os membros.