sicnot

Perfil

Cultura

Artistas Unidos celebram hoje 20 anos com a peça "Jogadores"

Os Artistas Unidos celebram hoje vinte anos de atividade no Teatro da Politécnica, em Lisboa, com um ensaio aberto ao público da peça "Jogadores", encenado por Jorge Silva Melo a partir do texto de Pau Miró.

"Jogadores", encenado por Jorge Silva Melo a partir do texto de Pau Miró.

"Jogadores", encenado por Jorge Silva Melo a partir do texto de Pau Miró.

facebook.com/Artistas-Unidos

De acordo com o programa especial para o dia de aniversário do grupo de teatro Artistas Unidos, o público está convidado para assistir ao ensaio com entrada livre, às 19:00, seguindo-se uma conversa e convívio.

A peça "Jogadores" estreia a 23 de setembro, no mesmo espaço, onde ficará até 24 de outubro, seguindo depois para Coimbra, onde será apresentada no Teatrão, de 28 a 30 de outubro.

Com tradução de Joana Frazão, encenação de Jorge Silva Melo, cenografia e figurinos de Rita Lopes Alves, a peça - produzida pelos Artistas Unidos - é interpretada por Américo Silva, António Simão, João Meireles e Pedro Carraca.

Fundado por Jorge Silva Melo em 1995, o grupo de teatro Artistas Unidos está instalado desde outubro de 2011 no Teatro da Politécnica, em Lisboa, na sequência de um protocolo assinado com a Reitoria da Universidade de Lisboa.

Depois do encerramento do jornal A Capital, em 2002, foram forçados a sair do edifício, no Bairro Alto, estiveram no Teatro Taborda até 2005 e no antigo Convento das Mónicas.

Desde a criação, a companhia promoveu exposições, seminários, leituras encenadas e estreou dezenas de peças baseadas em textos de autores portugueses e estrangeiros, desde Sarah Kane, Antonio Tarantino, Juan Mayorga, Gerardjan Rijnders, Judith Herzberg, Brecht, Jesper Halle, Miguel Castro Caldas e José Maria Vieira Mendes.

Lusa

  • Marcelo lembra as consequências da demissão de Vítor Gaspar
    1:06

    Caso CGD

    O Presidente da República reitera que o assunto Caixa Geral de Depósitos está fechado. Em entrevista à TVI, Marcelo Rebelo de Sousa lembrou esta segunda-feira as consequências que a demissão de Vítor Gaspar, ministro das Finanças em 2013, provocou no sistema financeiro para justificar o facto de ter intervindo na polémica com as SMS trocadas entre Mário Centeno e António Domingues.

  • PSD e CDS admitem chamar António Costa à nova Comissão de Inquérito à CGD
    2:37

    Caso CGD

    PSD e CDS admitem chamar o primeiro-ministro à nova Comissão de Inquérito à CGD. Apesar de ser uma hipótese, a SIC sabe que os dois partidos ainda estão a definir o objeto do inquérito e, por isso, afirmam que é prematuro falar sobre eventuais audições. Seja como for, António Costa voltou esta segunda-feira a dizer que o assunto está encerrado.

  • Acha que conhece o seu país?
    27:42
  • Avioneta despenha-se em centro comercial de Melbourne

    Mundo

    Uma avioneta com cinco pessoas a bordo caiu num centro comercial perto do aeroporto de Essendon em Melbourne, capital da Austrália. Segundo a polícia do estado de Vitória tratava-se de um voo charter com destino a King Island, situada entre a parte continental da Austrália e a ilha da Tasmânia.

  • Pelo menos 18 detidos em protestos no Rio de Janeiro

    Mundo

    Pelo menos 18 pessoas foram esta segunda-feira detidas no Rio de Janeiro, Brasil, depois de confrontos com a polícia durante um protesto contra a privatização da empresa pública de saneamento, que serve o terceiro estado mais povoado do país.

  • O momento em que Kim Jong-nam terá sido envenenado
    1:21

    Mundo

    A investigação ao homicídio do meio-irmão do líder da Coreia do Norte no aeroporto da capital da Malásia está a provocar uma crise diplomática entre os dois países. Esta segunda-feira, um canal de televisão japonês divulgou imagens das câmaras de vigilância do aeroporto que alegadamente captam o momento em que Kim Jong-nam terá sido envenenado.

  • O atentado na Suécia inventado por Donald Trump
    2:12
  • Os ensaios para a maior festa do ano
    1:16

    Mundo

    Em contagem decrescente para o Carnaval, no Rio de Janeiro, já começaram os ensaios para a maior festa do ano. A noite de testes na avenida Marquês de Sapucaí conta com desfiles gratuitos.