sicnot

Perfil

Cultura

The Legendary Tigerman fará digressão europeia com Jon Spencer Blues Explosion

O músico português Paulo Furtado, conhecido como The Legendary Tigerman, fará em outubro uma nova digressão pela Europa com o álbum "True", acompanhando na estrada o trio norte-americano Jon Spencer Blues Explosion, foi hoje anunciado.

26 de março de 2014 - O músico português, The Legendary Tigerman, inicia na quinta-feira, em Lisboa, uma digressão nacional com o álbum "True"

26 de março de 2014 - O músico português, The Legendary Tigerman, inicia na quinta-feira, em Lisboa, uma digressão nacional com o álbum "True"

MANUEL DE ALMEIDA

Estão previstos onze concertos, a partir de oito de outubro em Colónia, a primeira de cinco atuações na Alemanha, assim como na Holanda, Dinamarca e Suécia.

O trio nova-iorquino do guitarrista Jon Spencer, que tem afinidades musicais com The Legendary Tigerman, tem andado em digressão com o décimo álbum, "Freedom Tower", editado em março passado.

Paulo Furtado tem tido uma intensa agenda de concertos com o álbum "True", editado em 2014.

Ainda sem final à vista, a digressão conta com mais de 150 atuações na Europa, América do Norte, América do Sul e Ásia.

"Eu ando num circuito que não é o mesmo da 'world music'. Ando no circuito rock n' roll. Vão desde as 200 às mil pessoas, consoante as cidades. É o espetro para quem eu toco. E é conforme os discos têm melhor ou pior adesão, mas é uma realidade que me deixa muito feliz", afirmou Paulo Furtado à agência Lusa em 2014, quando saiu "True".

Subvertendo a ideia de "homem-orquestra", que se colou ao trabalho do músico, The Legendary Tigerman, intérprete de blues-rock com guitarras elétrica, bombo, pratos, kazoo e pedais, tem andado na estrada acompanhado de Paulo Segadães na bateria e, em alguns casos, com João Cabrita no saxofone.

Este mês, Paulo Furtado assinou ainda a direção musical e arranjos do espetáculo "Baile", de Sara Carinhas e Carla Maciel, que abriu a nova temporada do Teatro Municipal São Luiz, em Lisboa.

Lusa

  • Bomba encontrada na Nazaré pode ter sido largada durante 2.ª Guerra Mundial
    2:26

    País

    A bomba que esta segunda-feira veio nas redes de um arrastão na Nazaré já foi detonada. O engenho explosivo foi identificado como uma bomba de avião por especialistas da Marinha, que eliminaram também o perigo equivalente a 600 quilogramas de TNT. A bomba sem qualquer inscrição tinha um desgaste evidente e, segundo a Marinha, pode ter sido largada de um avião durante a 2.ª Guerra Mundial.

  • Derrocada de muro em Lisboa obriga à retirada de 40 pessoas de 5 prédios
    2:14

    País

    Os moradores de três prédios de Lisboa não podem regressar tão cedo a casa. Durante a madrugada, a derrocada de um muro obrigou à retirada de 40 pessoas de cinco edifícios. Um dos inquilinos sofreu ferimentos ligeiros. Entretanto, a maioria dos residentes já foi realojada em casas de familiares e num hotel.

  • "Geringonça" elogiada na Europa e EUA
    4:22

    País

    Num momento em que por cá se fala de claustrofobia democrática, a Europa e os Estados Unidos desdobram-se em elogios ao sucesso da maioria de Esquerda em Portugal. A palavra "geringonça" já tem até tradução em várias línguas.

  • ONU estima que mais 750 mil civis estejam em risco na cidade de Mossul
    1:39

    Mundo

    As Nações Unidas estimam que mais 750 mil civis estejam em risco na zona ocidental de Mossul, no Iraque. Mais de 10 mil pessoas fugiram da zona ocidental da cidade nos últimos quatro dias. Enquanto a população tenta escapar ao fogo cruzado, as forças iraquianas avançam sobre a cidade ainda controlada pelo Daesh.