sicnot

Perfil

Cultura

"Hamlet" de Shakespeare no palco do Teatro do Bairro Alto a partir de 6.ª feira

"Hamlet" de Shakespeare no palco do Teatro do Bairro Alto a partir de 6.ª feira

Já está em cena a versão integral de Hamlet de Shakespeare, encenada por Luís Miguel Cintra para o teatro da Cornucópia. Para ver em Lisboa até 17 de Outubro.

A peça "Hamlet" de William Shakespeare, traduzida por Sophia de Mello Breyner, vai estar no palco do Teatro do Bairro Alto a partir de sexta-feira, numa coprodução Teatro da Cornucópia e da Companhia de Teatro de Almada.

A peça estreou no Festival de Almada em julho deste ano e vai estar em cena em Lisboa até 17 de outubro.

"O que faz a tragédia aqui é o acompanhamento pelo espetador, de monólogo em monólogo, do trajeto mental de um indivíduo que não consegue ser adulto, enfrentar o mundo, agir, (...) um jovem maldito pela identidade e pelos valores que herdou: ser príncipe. Ser superior", descreve Luís Miguel Cintra num texto sobre o personagem principal da peça.

O ator e encenador sublinha ainda: "Em termos muito simples, oxalá este espetáculo traga pelo menos, a quem o vir, uma leitura cuidadosa, detalhada, de um texto absolutamente genial, que toda a gente julga conhecer, mas que no fundo ninguém conhece. Mas que para a formação de qualquer pensamento adulto é indispensável".

Luís Miguel Cintra, Prémio Pessoa 2005, sublinha ainda que "é de aproveitar uma circunstância em que ainda se representa toda a peça. Essa liberdade vai acabar porque o Tempo mudou. Não fugiram só as vaidades, no fim. Brincando com as palavras (...) apetece dizer que agora os relógios tendem a proibir as verdades. E a deixar passar só vaidades".

Com encenação de Luis Miguel Cintra, "Hamlet" tem cenário e figurinos de Cristina Reis e interpretação de Alberto Quaresma, Bernardo Souto, Dinis Gomes, Duarte Guimarães, Guilherme Gomes, Isac Graça, João Reixa, José Manuel Mendes.

Luís Lima Barreto, Luís Madureira, Luis Miguel Cintra, Marques D'Arede, Nídia Roque, Rita Cabaço, Silvio Vieira, Teresa Gafeira e Tiago Matias integram ainda o elenco.

Com Lusa

  • Deputado do PS abandona partido e pode colocar em causa maioria parlamentar
    2:28

    País

    Domingos Pereira foi o deputado eleito pelo círculo de Braga. Agora vai demitir-se do Partido Socialista e entregar o cartão de militante. Contudo, mantém-se no Parlamento, passando assim a deputado independente na Assembleia da República. Esta saída pode colocar em causa a maioria parlamentar quando o PCP se abstiver.

    Notícia SIC

  • Pedro Dias recusou mostrar caligrafia
    2:29

    País

    Pedro Dias forneceu esta segunda-feira ADN aos peritos do laboratório da polícia científica. O suspeito dos crimes de Aguiar da Beira também foi intimado a entregar amostras da própria caligrafia, mas recusou fazê-lo.

  • Autoridades italianas prosseguem buscas por desaparecidos em avalancha
    0:54
  • Ator morre baleado durante gravações de videoclip na Austrália

    Mundo

    Um ator morreu depois de ter sido baleado durante as gravações de um videoclip da banda Bliss n Eso, na cidade australiana de Brisbane. A vítima foi identificada como Johann Ofner, de 28 anos. O homem chegou a receber a ser socorrido, mas não resistiu aos ferimentos.

  • Carolina do Mónaco celebra o 60.º aniversário
    2:13

    Mundo

    Carolina do Mónaco celebra esta segunda-feira o 60.º aniversário. Em 60 anos, foi criança mediática, jovem rebelde e, agora, matriarca sem ser rainha. Carolina do Mónaco nunca saiu das revistas, por ser filha de Grace Kelly e Rainier do Mónaco, por ter somado namorados pouco recomendáveis para princesas, por ter perdido o pai dos seus filhos num terrível acidente.