sicnot

Perfil

Cultura

"Hamlet" de Shakespeare no palco do Teatro do Bairro Alto a partir de 6.ª feira

"Hamlet" de Shakespeare no palco do Teatro do Bairro Alto a partir de 6.ª feira

Já está em cena a versão integral de Hamlet de Shakespeare, encenada por Luís Miguel Cintra para o teatro da Cornucópia. Para ver em Lisboa até 17 de Outubro.

A peça "Hamlet" de William Shakespeare, traduzida por Sophia de Mello Breyner, vai estar no palco do Teatro do Bairro Alto a partir de sexta-feira, numa coprodução Teatro da Cornucópia e da Companhia de Teatro de Almada.

A peça estreou no Festival de Almada em julho deste ano e vai estar em cena em Lisboa até 17 de outubro.

"O que faz a tragédia aqui é o acompanhamento pelo espetador, de monólogo em monólogo, do trajeto mental de um indivíduo que não consegue ser adulto, enfrentar o mundo, agir, (...) um jovem maldito pela identidade e pelos valores que herdou: ser príncipe. Ser superior", descreve Luís Miguel Cintra num texto sobre o personagem principal da peça.

O ator e encenador sublinha ainda: "Em termos muito simples, oxalá este espetáculo traga pelo menos, a quem o vir, uma leitura cuidadosa, detalhada, de um texto absolutamente genial, que toda a gente julga conhecer, mas que no fundo ninguém conhece. Mas que para a formação de qualquer pensamento adulto é indispensável".

Luís Miguel Cintra, Prémio Pessoa 2005, sublinha ainda que "é de aproveitar uma circunstância em que ainda se representa toda a peça. Essa liberdade vai acabar porque o Tempo mudou. Não fugiram só as vaidades, no fim. Brincando com as palavras (...) apetece dizer que agora os relógios tendem a proibir as verdades. E a deixar passar só vaidades".

Com encenação de Luis Miguel Cintra, "Hamlet" tem cenário e figurinos de Cristina Reis e interpretação de Alberto Quaresma, Bernardo Souto, Dinis Gomes, Duarte Guimarães, Guilherme Gomes, Isac Graça, João Reixa, José Manuel Mendes.

Luís Lima Barreto, Luís Madureira, Luis Miguel Cintra, Marques D'Arede, Nídia Roque, Rita Cabaço, Silvio Vieira, Teresa Gafeira e Tiago Matias integram ainda o elenco.

Com Lusa

  • Quatro pessoas assassinadas em Barcelos

    País

    Quatro pessoas, entre elas uma grávida, foram assassinadas hoje em Tamel, no concelho de Barcelos. As vítimas terão sido esfaqueadas e o suspeito já se entregou.

    Em desenvolvimento

  • Défice de 2016 fica nos 2,1%

    Economia

    O défice orçamental ficou nos 2,1% do PIB em 2016, em linha com o previsto pelo Governo. É o valor mais baixo em democracia. Está aberto o caminho ao fim do Procedimento por Défices Excessivos.

    Em desenvolvimento

  • Libertado o ex-Presidente egípcio Hosni Mubarak

    Mundo

    O ex-Presidente egípcio foi libertado hoje, depois de ter sido absolvido por um tribunal de recurso, no início deste mês. Hosni Mubarak estava agora confinado a um hospital militar. O antigo chefe de Estado tinha sido condenado em 2012 pela morte de manifestantes nos protestos da Primavera Árabe.

  • Comissão Europeia quer proibir o tabaco na praia

    País

    A Comissão Europeia quer proibir o tabaco em todos os espaços públicos, incluindo praias, parques infantis e equipamentos desportivos. A proposta foi apresentada pelo comissário da Saúde e Segurança Alimentar que, além de querer reduzir a dependência do tabaco, também sugere que todos os estados membros apliquem uma idade mínima para a venda de tabaco.

  • "Nós aceitamos sempre os resultados das eleições"
    1:07

    País

    Durante a reunião do Conselho Nacional em Lisboa, o líder dos sociais-democratas garantiu que o partido tem fair-play mas disse que está nas eleições autárquicas para ganhar. Pedro Passos Coelho acrescentou ainda que o PSD aceita sempre os resultados das eleições.

  • Menina "rouba" chapéu ao Papa
    0:27
  • Data e local da canonização serão anunciados a 20 de abril
    2:23

    País

    O Papa aprovou esta quinta-feira o decreto que valida o milagre atribuído a Francisco e Jacinta. A data e local da cerimónia da canonização dos pastorinhos serão anunciados a 20 de abril, na reunião de cardeais no Vaticano. O Bispo de Leiria/Fátima acredita que a cerimónia possa ser a 13 de maio, durante a visita do Papa a Fátima.