sicnot

Perfil

Cultura

New Order editam esta semana novo álbum, "Music Complete"

O grupo britânico New Order edita esta semana um novo álbum, "Music Complete", o primeiro sem a participação do baixista Peter Hook, que abandonou a banda em 2007.

neworder.com

Os New Order não gravavam um álbum há uma década, desde que saiu "Waiting for the Sirens' Call" (2005), ainda com a participação de Peter Hook. Em 2013 editaram "Lost Sirens", uma compilação de músicas que não chegaram a entrar naquele disco.

Nascidos há 35 anos nas cinzas dos Joy Division, os New Order têm hoje um DNA diferente, por causa das mudanças internas, mas são uma banda mais feliz, com menos tensões e sem más vibrações, como afirmou o vocalista, Bernard Sumner, à agência France Press.

Nos New Order, ao lado de Bernard Sumner estão Stephen Morris, Gillian Gilbert, Phil Cunningham e Tom Chapman. No novo álbum, "Music Complete", contam com a participação dos convidados Iggy Pop, Brandon Flowers e Elly Jackson.

Para este álbum, Bernardo Sumner tinha já explicado que quis uma sonoridade mais eletrónica, próxima dos primeiros tempos dos New Order. A presença de Tom Rowlands, dos Chemical Brothers, e de Stuart Price na produção deve ter contribuído para isso.

Apesar de sublinhar a importância dos concertos e da dinâmica em palco, Bernard Sumner explicou que a gravação de um disco de originais serve também para dizer que a banda quer manter uma identidade viva, em vez de serem vistos como uns "dinossauros".

"Se continuas simplesmente a tocar músicas antigas, sem compor nada de novo, não és um músico, és um ator", afirmou o guitarrista.

A 04 de novembro, os New Order iniciam em Paris uma nova digressão europeia, à boleia de "Music Complete", não tendo, para já, qualquer data em Portugal.

Lusa

  • Cinco anos depois do incêndio na Serra do Caldeirão
    5:24
  • Destaques económicos que marcaram a semana
    2:03

    Economia

    A semana ficou marcada pela tragédia provocada pelos incêndios no centro do país. No entanto importa olhar para o que se passou noutras áreas e fazer um resumo das notícias relacionadas com a economia. 

  • Martin Schulz ataca Merkel a três meses das legislativas

    Mundo

    O social-democrata alemão Martin Schulz passou este domingo à ofensiva, a três meses das eleições legislativas, ao acusar Angela Merkel de "arrogância" e de sabotar a "democracia", quando as sondagens apontam para uma larga vantagem da chanceler da Alemanha.

  • Martha, a cadela mais feia do mundo
    0:42

    Mundo

    A cadela Martha, de raça mastim napolitano ficou em primeiro lugar na edição anual do concurso que elege os cães mais feios do mundo. A cadela tem três anos, pesa 57 quilos e foi resgatada pela dona quando estava praticamente cega. Acabou por recuperar a visão depois de várias operações. Martha e a dona receberam um prémio de 1.500 dólares e uma viagem a Nova Iorque para marcarem presença em programas de televisão.