sicnot

Perfil

Cultura

New Order editam esta semana novo álbum, "Music Complete"

O grupo britânico New Order edita esta semana um novo álbum, "Music Complete", o primeiro sem a participação do baixista Peter Hook, que abandonou a banda em 2007.

neworder.com

Os New Order não gravavam um álbum há uma década, desde que saiu "Waiting for the Sirens' Call" (2005), ainda com a participação de Peter Hook. Em 2013 editaram "Lost Sirens", uma compilação de músicas que não chegaram a entrar naquele disco.

Nascidos há 35 anos nas cinzas dos Joy Division, os New Order têm hoje um DNA diferente, por causa das mudanças internas, mas são uma banda mais feliz, com menos tensões e sem más vibrações, como afirmou o vocalista, Bernard Sumner, à agência France Press.

Nos New Order, ao lado de Bernard Sumner estão Stephen Morris, Gillian Gilbert, Phil Cunningham e Tom Chapman. No novo álbum, "Music Complete", contam com a participação dos convidados Iggy Pop, Brandon Flowers e Elly Jackson.

Para este álbum, Bernardo Sumner tinha já explicado que quis uma sonoridade mais eletrónica, próxima dos primeiros tempos dos New Order. A presença de Tom Rowlands, dos Chemical Brothers, e de Stuart Price na produção deve ter contribuído para isso.

Apesar de sublinhar a importância dos concertos e da dinâmica em palco, Bernard Sumner explicou que a gravação de um disco de originais serve também para dizer que a banda quer manter uma identidade viva, em vez de serem vistos como uns "dinossauros".

"Se continuas simplesmente a tocar músicas antigas, sem compor nada de novo, não és um músico, és um ator", afirmou o guitarrista.

A 04 de novembro, os New Order iniciam em Paris uma nova digressão europeia, à boleia de "Music Complete", não tendo, para já, qualquer data em Portugal.

Lusa

  • Costa desvaloriza ameaça e mantém planos de visita a Angola
    2:27

    Economia

    O governo angolano reagiu duramente à acusação do Ministério público portugues contra o vice-presidente de Angola. Luanda diz que a acusação é um sério ataque à República de Angola que pode perturbar as relações entre os dois paises. António Costa desvaloriza a ameaça e mantém os planos de uma visita a Angola na primavera.

  • Ferro Rodrigues desvaloriza críticas do CDS
    3:24

    Caso CGD

    Marcelo Rebelo de Sousa fez questão de receber em público Ferro Rodrigues antes de um almoço com o presidente da Assembleia da República. O Presidente também recebeu a representante do CDS-PP, Assunção Cristas, que foi apresentar queixa de Ferro Rodrigues e da maioria de esqueda em relação à comissão de inquérito da Caixa Geral de Depósitos. Ferro Rodrigues desvalorizou as críticas.

  • Luaty Beirão agredido em manifestação em Luanda
    1:27

    Mundo

    Luanda tem sido palco de várias manifestações contra a forma como está a decorrer o processo eleitoral em Angola. Esta sexta-feira, uma dessas manifestações acabou em confrontos com as autoridades. Entre os manifestantes estava o ativista Luaty Beirão.

  • Regime de Pyongyang nega envolvimento na morte de Kim Jong-nam 
    1:53

    Mundo

    A polícia da Malásia diz que o irmão do líder da Coreia do Norte foi morto com uma arma química. Os investigadores encontraram vestígios de gás VX no corpo de Kim Jong-nam, um gás letal proibido pelas convenções internacionais. O Governo da Coreia do Sul pediu esta sexta-feira ao regime de Pyongyang que admita que está por detrás da morte de Kim Jong-nam mas o mesmo já veio negar o envolvimento no assassinato.