sicnot

Perfil

Cultura

Modelo de Mona Lisa poderá estar sepultada em Florença

O túmulo de Lisa Gherardini del Giocondo, a suposta modelo do quadro Mona Lisa, de Leonardo da Vinci, poderá estar no convento Santa Úrsula, em Florença, de acordo com recentes indicios, apurados por investigadores italianos.

Os investigadores responsáveis pela pesquisa descobriram que nas ossadas encontradas não está o crânio de Lisa del Giocondo, o que se revelou uma deceção.

Os investigadores responsáveis pela pesquisa descobriram que nas ossadas encontradas não está o crânio de Lisa del Giocondo, o que se revelou uma deceção.

MAURIZIO DEGL'INNOCENTI / Lusa

Os investigadores responsáveis pela pesquisa descobriram ainda que nas ossadas encontradas não está o crânio de Lisa del Giocondo, o que se revelou uma deceção, já que a equipa pretendia tentar reconstruí-lo para poder ser comparado com a imagem do quadro.

Ainda assim, para o historiador responsável, há diversos estudos antropológicos e arqueológicos feitos com rigor que comprovam que Lisa foi a modelo de Da Vinci.

  • A casa dos horrores
    7:57
  • PGR e presidente do Supremo deixam recado à ministra da Justiça
    2:45

    País

    Durante a abertura do ano judicial, a Procuradora-Geral da República e o presidente do Supremo Tribunal aproveitaram para deixar um recado à ministra da Justiça: é urgente aprovar o novo estatuto de juízes e magistrados. O presidente do Supremo diz que é injusta a má imagem da Justiça e pediu contenção aos magistrados.

  • Rui Rio tem sentido "alguma turbulência" no PSD
    2:01

    País

    Rui Rio e Pedro Passos Coelho tiveram esta quinta-feira a primeira reunião, desde que foi eleito o novo líder do PSD. À saída, Passos Coelho desejou que esta transição decorra com naturalidade. Já Rui Rio disse que tem sentido alguma turbulência no partido.

  • Sindicatos rejeitam fim das baixas médicas até três dias
    2:02

    País

    A CGTP quer levar o tema das baixas médicas à Concertação Social, já a UGT diz que há outras matérias prioritárias. Ainda assim as duas centrais sindicais lembram que a não justificação de faltas pode dar origem a um despedimento por justa causa. Esta quinta-feira o bastonário da Ordem dos Médicos propôs ao Governo que acabe com as baixas de curta duração, até três dias.

  • Papa interrompe percurso no Chile para ajudar polícia
    0:21
  • "Mundo à Vista" no Gana
    7:38