sicnot

Perfil

Cultura

Iniciativas em todo o país assinalam hoje o Dia Mundial da Música

Várias iniciativas em todo o país assinalam hoje o Dia Mundial da Música, tendo a Sociedade Portuguesa de Autores, na sua tradicional mensagem alusiva à efeméride, salientado o papel dos músicos na promoção de Portugal.

© Darrin Zammit Lupi / Reuters

"É importante recordar que, nestes anos de crise, tem sido, em boa parte, a atividade dos músicos, em termos criativos e interpretativos, a promover o nome de Portugal e a mostrar que, por grandes que sejam as carências e a falta de meios financeiros, o talento nunca se deixa silenciar quando há emoções, sentimentos e ideias para partilhar e projetar para o mundo", lê-se na mensagem divulgada.

Em Elvas, no Alto Alentejo, estreia no cineteatro local, o musical "Portugal e o Mundo", sobre os descobrimentos, direcionado para as escolas do concelho, que conta com a participação de professores e alunos do Agrupamento de Escolas Michel Giacometti.

A Câmara e o Teatro Municipal da Guarda comemoram o dia com um espetáculo comunitário, "Sonograma - Dicotomias do Silêncio", que envolve um grupo sénior da cidade, constituído por 12 mulheres e quatro homens, que frequentam o Programa Guarda + 65, que são desafiados a transportar "narrativas sonoras" para o público.

Em Coimbra, a banda Mancines, apresenta hoje, às 21:30, no Teatro Académico de Gil Vicente o seu novo CD inspirado no cinema italiano da década de 1950, como afirma em comunicado.

O CD é "uma viagem sonora, sem guia turístico, às profundezas de um inferno idílico", assim o define a banda formada por Raquel Ralha, Toni Fortuna, Pedro Renato e Gonçalo Rui.

Hoje também chega ao mercado o novo CD do Quarteto Lopes-Graça, criado há dez anos, que contempla a 2.ª parte da Integral Lopes-Graça, que, tal como o primeiro, foi editado pela Toccata Classics.

O CD, que apresenta o Quarteto mais uma vez com Olga Prats, que toca um piano de 1938, inclui as Catorze Anotações, de 1966 e o Quarteto de Cordas n.º 2 de 1982, do compositor falecido em 1994.

A Casa das Artes de Famalicão assinala o dia com a atuação hoje às 21:30 dos The Folga Gaang Project, grupo macaense que apresenta "Picnic in the cemetery", "um espetáculo para descobrir, ou melhor, experimentar, num concerto que é ao mesmo tempo uma performance teatral e uma experiência cinematográfica", segundo nota desta sala minhota.

Em Lisboa, no Museu da Música, Paulo Gaia Lima protagoniza um recital com o violoncelo Stradivarius Chevillard, classificado como "tesouro nacional", que pertenceu rei D. Luís, e que foi construído em 1725

Paulo Gaio Lima apresenta às 18:00 o recital "À volta das Suites de Bach".

  • Rússia vence Egito e fica muito perto dos oitavos

    Mundial 2018 / Rússia

    A anfitriã Rússia venceu esta terça-feira o Egito por 3-1, em jogo da 2.ª jornada do grupo A. A seleção russa ficou assim muito perto de garantir o apuramento para os oitavos de final e deixou o Egito quase fora da fase seguinte.

  • O abraço de Marcelo à mascote do Mundial
    0:12
  • Português que saiu de bicicleta de Alenquer já chegou à Rússia
    2:26
  • Senegal surpreende e vence a Polónia por 2-1

    Mundial 2018 / Polónia

    O Senegal venceu hoje a Polónia por 2-1 num jogo a contar para o grupo H do Mundial da Rússia. Na primeira parte, os "leões de Teranga" beneficiaram de um golo na própria baliza marcado por Thiago Cionek aos 37 minutos. A vantagem no marcador veio trazer estabilidade ao Senegal que conseguiu firmar a superioridade com um golo de M´Baye Niang aos 60 minutos. Perto do final do jogo, o polaco Grzeg Krychowiak marcou na baliza de Khadim N'Diaye, mas foi insuficiente para derrotar o Senegal.

  • Japão ganha nova esperança ao derrotar a Colômbia (2-1)

    Mundial 2018 / Colômbia

    No primeiro jogo do grupo H, a Colômbia foi derrotada pelo Japão. Um dos momentos altos do jogo aconteceu logo ao minuto 4 quando, na sequência de uma falta de Carlos Sanchez, o árbitro assinalou um penálti a favor da equipa japonesa. O colombiano levou um cartão vermelho, depois de ter intercetado um remate do Japão com a mão. Apesar da desvantagem numérica, a Colômbia iguala o marcador aos 39 minutos com um livre de Quintero. Contudo, Yuya Osako colocou o Japão novamente em vantagem aos 73 min.

  • Achilles, o gato que adivinha os resultados do Mundial
    0:44

    Desporto

    Depois do polvo Paul no Mundial de 2010 e do elefante Zella no Europeu de 2016, este ano, o gato Achilles é o adivinho dos jogos do Mundial na Rússia. O felino acertou na vitória da Rússia frente à Arábia Saudita e já fez a aposta para a partida entre os russos e o Egipto, que decorre esta terça-feira, a partir das 19:00.

  • Hospitais públicos à beira da rutura
    2:28
  • Repitam comigo: Portugal vai ser campeão do Mundo
    4:56
  • OMS inclui dependência dos videojogos na lista de doenças mentais

    Mundo

    A Organização Mundial de Saúde (OMS) incluiu a dependência de videojogos na lista de doenças mentais, uma possibilidade que tinha sido prevista no início do ano e que foi anunciada esta segunda-feira. Este pode ser mais um argumento para os pais limitarem o tempo de acesso dos filhos às consolas, computadores e todos os dispositivos com videojogos.

    SIC

  • "Estou a ser posta porta fora (...) faço o que vocês me disserem"
    2:43
  • Morreu o orangotango mais velho do mundo

    Mundo

    O orangotango mais velho do mundo morreu aos 62 anos no jardim zoológico de Perth, no norte da Austrália, deixando 54 descendentes, anunciou esta terça-feira a instituição.

  • Milionários aumentam... e as suas fortunas também

    Mundo

    O número de milionários mundiais cresceu em 2017 e o seu nível de riqueza aumentou pelo sexto ano consecutivo, ultrapassando pela primeira vez os 70 biliões de dólares (60,5 biliões de euros), segundo um estudo divulgado esta terça-feira.