sicnot

Perfil

Cultura

ModaLisboa decorre entre quinta-feira e domingo com propostas para a primavera

A 45ª edição da ModaLisboa, na qual serão apresentadas as coleções para a primavera do próximo ano, arranca na quinta-feira com um debate nos Paços do Concelho, terminando no domingo com um desfile no Teatro São Luiz.

LUSA

Apesar de os desfiles só começaram na sexta-feira, segundo informação da organização, na quinta-feira há "Fast Talks", um espaço de "reflexão, lucidez e debate", pelas 18:00, no Salão Nobre dos Paços do Concelho.

O debate, de entrada livre e que será moderado pela artista Joana Barrios, conta com a participação de António Moura (diretor de Marketing da Eleuterio Jewels), Kam Dhillon (editor da Not Just a Label), Pedro Caride (CEO da Por Vocação), Petra Bruno (CEO do BUG Group- Brandstorytellers) e Sara Desimoni (diretora do curso de Design de Moda da Domus Academy).

Os desfiles arrancam no dia seguinte no Pátio da Galé, pelas 18:00, com o Sangue Novo, projeto destinado a jovens finalistas de cursos de Design de Moda ou que estejam a iniciar a sua marca, em que serão apresentadas propostas de Banda (Tiago Loureiro e Aloísio Rodrigues), Carolina Machado, Cristina Real, David Catalán, Inês Duvale, Patrick de Pádua, Rúben Damásio, Sara Santos e Tânia Nicole.

Os nove participantes do Sangue Novo serão avaliados por um júri composto pela presidente da ModaLisboa, Eduarda Abbondanza, pelos designers Paulo Cássio e Nuno Gama e pela diretora do Master in Fashion Design da Domus Academy, Sara Desimoni.

O vencedor receberá um 'Master Level Certificate in the Fashion Area', um 'workshop' de cinco semanas em Milão oferecido pela Domus Academy, no valor de 5.200 euros, e uma bolsa de estudo de 5.000 euros atribuída pela Vulcano, patrocinador oficial da ModaLisboa, para fazer face às despesas inerentes à participação no curso.

O desfile do Sangue Novo terá como convidada a dupla espanhola CarlotaOms (Elisabet Carlota e Elisenda Oms), no âmbito da parceria da ModaLisboa com o festival de moda holandês FashionClash.

Um dos nove participantes do Sangue Novo será depois convidado pelo festival holandês para representar Portugal na próxima edição da iniciativa, em junho de 2016.

No mesmo dia serão apresentadas as coleções de Away To Mars e Catarina Oliveira, ambos inseridos na plataforma LAB (dedicada aos novos talentos), nos Paços do Concelho, e de Luís Carvalho, que sai do LAB, e de Carlos Gil, no Pátio da Galé. Carlos Gil traz à ModaLisboa a coleção que apresentou em setembro na semana da moda de Milão.

Para sábado estão agendados os desfiles de Nair Xavier, Olga Noronha e Ricardo Andrez, todos inseridos na plataforma LAB, e do francês Christophe Sauvat, de Valentim Quaresma, da Saymyname, de Miguel Vieira (que também já desvendou a coleção para a próxima primavera em Milão), de Ricardo Preto e de Alexandra Moura.

Os dois primeiros desfiles decorrem nos Paços do Concelho e os restantes no Pátio da Galé.

No domingo, os desfiles começam na Marinha Portuguesa com a apresentação da coleção de Nuno Gama, passado depois para o Pátio da Galé, para onde estão marcados os desfiles de Filipe Faísca, de Kolovrat, da angolana Nadir Tati, de Pedro Pedro, do polaco Piotr Drzal, o convidado desta edição, e de Aleksandar Protic.

O último dia encerra no Teatro São Luiz, com a apresentação da coleção de Dino Alves.

Mas a ModaLisboa é mais do que desfiles, que são acessíveis apenas por convite.

Nesta edição, regressa o Wonder Room, uma 'pop-up store' (loja temporária) de marcas nacionais, que terá as portas abertas ao público no espaço do BPI na Praça do Município.

Ali será possível ficar a conhecer e adquirir o trabalho de 22 marcas nacionais emergentes.

Esta edição da ModaLisboa, que decorre sob o tema "The Timers", volta a contar com o apoio da Câmara de Lisboa, que, além da cedência de espaços, contribui com uma verba. O financiamento a esta edição, tal como na anterior, é de 317.500 euros.

Em janeiro do ano passado foi aprovado um novo protocolo de cooperação entre a Câmara e a Associação ModaLisboa, que prevê a realização de seis edições (duas em 2013, duas em 2014 e duas em 2015).

Lusa

  • Governo sírio só aceitará cessar-fogo após retirada de rebeldes
    1:29

    Mundo

    O Presidente sírio Bashar Al- Assad diz que só aceitará um acordo de cessar-fogo em Alepo que inclua a retirada de todos os rebeldes da cidade. Na Alemanha, Merkel considerou que a situação na Síria é vergonhosa devido à incapacidade da comunidade internacional aliviar o conflito.

  • Quando se confunde o pedal do travão com o acelerador
    0:38

    Mundo

    Na China, chegam imagens de um acidente fora do normal. Um homem parou o carro e saiu para cumprimentar um amigo. Enquanto conversavam, a viatura começou a descair lentamente. O condutor correu de imediato para o carro. Com as mãos já no volante, tentou evitar o pior mas em vez de carregar no travão, carregou no acelerador.

  • Como (não) travar no gelo
    1:02

    Mundo

    Um vídeo gravado em Montreal, no Canadá, mostra como é quase impossível travar em estradas cobertas de gelo.