sicnot

Perfil

Cultura

Prémio Nobel da Literatura é conhecido hoje

O Prémio Nobel da Literatura 2015 é anunciado hoje pela Academia de Ciências Sueca.

(Arquivo)

(Arquivo)

© Scanpix Norway / Reuters


O nome do 112.º laureado com o galardão, que sucederá ao autor francês Patrick Mondiano, será revelado às 12:00, hora de Lisboa, pela nova secretária permanente da academia, Sara Danius.

A imprensa internacional tem avançado vários nomes que são dados como favoritos, como a escritora e jornalista bielorrussa Svetlana Alexievich, de quem foi publicado este ano em Portugal o livro "O fim do homem soviético".

O queniano Ngugi wa Thiong'O, o japonês Haruki Murakami, o poeta sírio Adonis, os norte-americanos Philip Roth e Joyce Carol Oates, o norueguês Jon Fosse e o sul-coreano Ko Un são outros nomes avançados.

De acordo com a página oficial dos prémios Nobel, a Academia Sueca recebeu 259 candidaturas, tendo escolhido 198 autores, entre os quais 36 que foram nomeados pela primeira vez.

Atribuído pela primeira vez em 1901 ao escritor Sully Prudhomme, o Nobel da Literatura distinguiu em 1998 o escritor português José Saramago.

O prémio tem um valor monetário de 860.000 euros.

Na história do Nobel da Literatura apenas 13 mulheres foram distinguidas com o prestigiado galardão. A mais recente foi a escritora canadiana Alice Munro, em 2013.

  • Um retrato devastador do "pior dia do ano"
    2:47