sicnot

Perfil

Cultura

Prémio Nobel da Literatura é conhecido hoje

O Prémio Nobel da Literatura 2015 é anunciado hoje pela Academia de Ciências Sueca.

(Arquivo)

(Arquivo)

© Scanpix Norway / Reuters


O nome do 112.º laureado com o galardão, que sucederá ao autor francês Patrick Mondiano, será revelado às 12:00, hora de Lisboa, pela nova secretária permanente da academia, Sara Danius.

A imprensa internacional tem avançado vários nomes que são dados como favoritos, como a escritora e jornalista bielorrussa Svetlana Alexievich, de quem foi publicado este ano em Portugal o livro "O fim do homem soviético".

O queniano Ngugi wa Thiong'O, o japonês Haruki Murakami, o poeta sírio Adonis, os norte-americanos Philip Roth e Joyce Carol Oates, o norueguês Jon Fosse e o sul-coreano Ko Un são outros nomes avançados.

De acordo com a página oficial dos prémios Nobel, a Academia Sueca recebeu 259 candidaturas, tendo escolhido 198 autores, entre os quais 36 que foram nomeados pela primeira vez.

Atribuído pela primeira vez em 1901 ao escritor Sully Prudhomme, o Nobel da Literatura distinguiu em 1998 o escritor português José Saramago.

O prémio tem um valor monetário de 860.000 euros.

Na história do Nobel da Literatura apenas 13 mulheres foram distinguidas com o prestigiado galardão. A mais recente foi a escritora canadiana Alice Munro, em 2013.

  • As vantagens de comprar online
    8:03
  • Suspeito de homicídio à porta do Luanda foi ouvido em tribunal e ficou em preventiva
    1:36

    País

    O suspeito de ser o autor dos disparos que mataram um jovem junto à discoteca Luanda foi ouvido em tribunal e ficou em prisão preventiva. Segundo a investigação, tudo terá começado com um mero desacato, ainda dentro da discoteca, onde a vítima e o detido foram filmados a discutir. O homem de 23 anos está indiciado por dois crimes de homicídio, um na forma tentada.

  • Filho de Trump critica mayor de Londres por palavras de 2016

    Ataque em Londres

    Donald Trump Júnior criticou o presidente da Câmara de Londres logo a seguir ao ataque de quarta-feira que fez três mortos e mais de 40 feridos. O filho de Presidente publicou no Twitter uma reação a uma declaração de Sadiq Khan de setembro de 2016. Para o Presidente dos EUA, o ataque em Londres é "uma grande notícia".

  • Marcelo reuniu-se com líderes europeus para falar do futuro da UE
    2:31

    País

    Marcelo Rebelo de Sousa esteve esta quarta-feira em Bruxelas e participou numa homenagem às vítimas do atentado em Bruxelas, onde colocou uma coroa de flores junto ao monumento.O Presidente da República esteve também reunido com os líderes das principais instituições europeias para falar sobre o futuro da UE.