sicnot

Perfil

Cultura

Prémio Nobel da Literatura é conhecido hoje

O Prémio Nobel da Literatura 2015 é anunciado hoje pela Academia de Ciências Sueca.

(Arquivo)

(Arquivo)

© Scanpix Norway / Reuters


O nome do 112.º laureado com o galardão, que sucederá ao autor francês Patrick Mondiano, será revelado às 12:00, hora de Lisboa, pela nova secretária permanente da academia, Sara Danius.

A imprensa internacional tem avançado vários nomes que são dados como favoritos, como a escritora e jornalista bielorrussa Svetlana Alexievich, de quem foi publicado este ano em Portugal o livro "O fim do homem soviético".

O queniano Ngugi wa Thiong'O, o japonês Haruki Murakami, o poeta sírio Adonis, os norte-americanos Philip Roth e Joyce Carol Oates, o norueguês Jon Fosse e o sul-coreano Ko Un são outros nomes avançados.

De acordo com a página oficial dos prémios Nobel, a Academia Sueca recebeu 259 candidaturas, tendo escolhido 198 autores, entre os quais 36 que foram nomeados pela primeira vez.

Atribuído pela primeira vez em 1901 ao escritor Sully Prudhomme, o Nobel da Literatura distinguiu em 1998 o escritor português José Saramago.

O prémio tem um valor monetário de 860.000 euros.

Na história do Nobel da Literatura apenas 13 mulheres foram distinguidas com o prestigiado galardão. A mais recente foi a escritora canadiana Alice Munro, em 2013.

  • Fogos em OIeiros concentram mais meios

    País

    Os fogos em Oleiros, no distrito de Castelo Branco, são os mais preocupantes esta manhã para a Proteção Civil. São dois incêndios que mobilizam cerca de quinhentos bombeiros.

    Em atualização

  • Mulher muçulmana agredida por jovens em Madrid

    Mundo

    Uma mulher muçulmana de 38 anos ficou ferida depois de ter sido agredida por "dois ou três jovens" na quarta-feira junto à entrada da estação de metropolitano de Usera, em Madrid, disse hoje à Efe a Polícia Municipal.

  • Tufão Hato fez 16 mortos na China e Macau
    1:20
  • Festival EDP Vilar de Mouros começa hoje
    2:56

    Cultura

    Começa hoje o EDP Vilar de Mouros. O festival, que já tem mais 30% de bilhetes vendidos do que no ano passado, vai começar com a banda britânica The Veils. Capitão Fausto e Salvador Sobral são apenas dois dos nomes portugueses que vão marcar presença num evento que conta também com diversos artistas estrangeiros. A jornalista da SIC, Sílvia Lima Rato, falou com Paulo Ventura, da organização, e antecipa os destaques do cartaz do festival que decorre até sábado.

  • Porto Editora disponível para rever exercícios que possam ser discriminatórios
    2:16
  • Novo SUV da Volkswagen produzido na Autoeuropa
    1:09