sicnot

Perfil

Cultura

Sara Santos venceu prémio de melhor coleção do Sangue Novo na ModaLisboa

A designer de moda portuguesa Sara Santos, de 22 anos, venceu hoje o prémio de melhor coleção do projeto Sangue Novo, da ModaLisboa, com uma coleção de homem inspirada na subcultura 'mod' dos anos 1960.

© Rafael Marchante / Reuters

O nome de Sara Santos, que terminou recentemente o mestrado em moda de homem na Escola Superior de Artes e Design (ESAD) de Matosinhos, foi anunciado pela presidente da ModaLisboa, Eduarda Abbondanza, no final do desfile do projeto Sangue Novo, destinado a jovens finalistas de cursos de Design de Moda ou que estejam a iniciar a sua marca.

Para Sara Santos este foi o primeiro "desfile a sério, fora da escola".

"Não esperava ser selecionada para participar no Sangue Novo, quanto mais ganhar o prémio de melhor coleção", afirmou, visivelmente emocionada, em declarações à agência Lusa no final do desfile.

Sara Santos explicou que foi buscar inspiração para os seis coordenados que apresentou à subcultura 'mod' dos anos 1960. Os jovens que pertenciam a essa subcultura "usavam a roupa para passar uma mensagem, transmitir a sua identidade".

Além de Sara Santos, nesta edição do Sangue Novo participaram também Banda, Carolina Machado, Cristina Real, David Catalán, Inês Duvale, Patrick de Pádua, Rúben Damásio e Tânia Nicole.

Os nove participantes foram avaliados por um júri composto pela presidente da ModaLisboa, Eduarda Abbondanza, pelos designers Paulo Cássio e Nuno Gama e pela diretora do Master in Fashion Design da Domus Academy, Sara Desimoni.

Sara Santos recebe um 'Master Level Certificate in the Fashion Area', um 'workshop' de cinco semanas em Milão oferecido pela Domus Academy, no valor de 5.200 euros, e uma bolsa de estudo de 5.000 euros atribuída pela Vulcano, patrocinador oficial da ModaLisboa, para fazer face às despesas inerentes à participação no curso.

O desfile do Sangue Novo teve ainda como convidada a dupla espanhola CarlotaOms (Elisabet Carlota e Elisenda Oms), no âmbito da parceria da ModaLisboa com o festival de moda holandês FashionClash.

Lusa

  • Chuva, vento, granizo e neve em 13 distritos
    1:42

    País

    Treze distritos do continente estão sob aviso amarelo de mau tempo, com previsão de chuva, granizo e neve. O vento forte também se faz sentir nos distritos de Beja, Faro e Setúbal.

  • Mais de 50 detidos pela GNR em 12 horas

    País

    A GNR fez 51 detenções entre as 20:00 de sábado e as 08:00 de hoje, 39 das quais por condução sob efeito do álcool ou sem carta, e três por violência doméstica, segundo um comunicado hoje divulgado.

  • "Um Lugar ao Sol"
    17:05
  • Trump diz que Obamacare vai "colapsar"

    Mundo

    O Presidente norte-americano tentou desvalorizar a derrota política sofrida na sexta-feira no Congresso, ao desistir da revogação da lei de saúde pública do seu antecessor, conhecida como Obamacare, afirmando que esta vai colapsar por si mesma.