sicnot

Perfil

Cultura

Maria Gadú protagoniza este domingo concerto no Funchal

A cantora e compositora brasileira Maria Gadú protagoniza, domingo, um concerto no Funchal, que será o único em Portugal este ano, integrado no programa da digressão que efetua desde junho para divulgar o seu último trabalho discográfico, 'Guelã'.

Felipe Dana

"Depois de adiar os concertos previstos em Lisboa (Campo Pequeno) e no Porto (Coliseu), que devem realizar-se em março de 2016, a artista vem propositadamente à Madeira, sendo este o único espetáculo que vai dar em Portugal este ano", disse à agência Lusa João Pedro Borges, responsável da produtora 1º Plano.

Segundo João Pedro Borges, a sala do concerto, no Centro de congressos da Madeira, no Funchal, foi preparada para receber 500 pessoas, estando ainda disponível cerca de uma centena de bilhetes.

"A artista está já em Lisboa, expetante para conhecer a Madeira, sendo esta a primeira vez que vem à região, e como este é o primeiro espetáculo e único em Portugal este ano, está a preparar um formato especial, um alinhamento com algumas mudanças em termos artísticos", adiantou.

O responsável pela organização também referiu que "foram feitas reservas e existem pessoas a vir propositadamente à Madeira para este concerto, dos Açores, Continente e Inglaterra", mencionando ser o caso de algumas residentes no território continental que, pelos espetáculos de Maria Gadú terem sido adiados, "optaram por vir à Madeira".

"Isto é uma mais-valia para eles, porque assistem ao concerto, a um evento cultural, e também conhecem a Madeira, o que é um dos objetivos da produtora", sublinhou.

Sobre os preços dos bilhetes [até hoje custam 30 euros e no dia do concerto 35 euros], João Pedro Borges argumenta que se trata de "uma artista de renome, que concorre para o seu 4º Grammy em 10 anos de carreira", sendo necessário ter em conta ainda o acréscimo de encargos neste tipo de produções provocados pelas "contingências de ser numa ilha".

O organizador realça que o custo é inferior a alguns concertos realizados a nível nacional e regional, podendo o público beneficiar de um voucher de 50 euros para uma loja de ótica.

Maria Gadú já esteve em palco com Caetano Veloso, interpretando a canção 'Leãozinho', foi nomeada para dois Grammy latinos e quatro dos seus seis discos atingiram a platina.

"Shimbalalê" é um dos seus êxitos musicais mais conhecidos e Maria Gadú está nomeada para a 16ª edição do Grammy Latino, que se realiza a 19 de novembro, em Las Vegas (Estados Unidos da América), disputando o prémio atribuído pela Academia Latina de Gravação, na categoria de música brasileira, com Maria Bethânia, Lenine, Ivan Lins, Seu Jorge, Jonas Sá, Banda do Mar, Humberto Gessinger, Pato Fu e Zeca Pagodinho.

No âmbito da sua digressão, a cantora dará concertos na Europa e África em outubro.

Lusa

  • Os melhores do mundo pela FIFA da última década

    Desporto

    O português Cristiano Ronaldo e o argentino Lionel Messi têm repartido de forma igual os prémios de melhor jogador do mundo pela FIFA, na última década. Apesar destes dois nomes serem os mais falados, muitos outros jogadores foram nomeados para o prémio. Conheça a lista dos nomeados e dos vencedores desde 2007.

  • "Avançámos em primeiro lugar com incentivos às empresas"
    18:07

    Economia

    O ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral, esteve na Edição da Noite da SIC Notícias para falar do que pode ser feito depois da tragédia dos incêndios que assolou o país na última semana. O governante diz que já avançou com incentivos às empresas afetadas e que neste momento o mais importante é preservar a segurança das pessoas.

    Entrevista SIC Notícias

  • Santana Lopes lamenta que Rui Rio tenha recusado debates com as bases do PSD
    0:40

    País

    Pedro Santana Lopes lamenta que Rui Rio tenha recusado a realização de debates com as bases do partido. Fernando Negrão, responsável pela candidatura de Santana Lopes à presidência do PSD, já tinha advertido em comunicado que a posição de Rui Rio poderia também inviabilizar quaisquer outros frente a frente, incluindo os organizados pela comunicação social. Santana Lopes está na Guarda, no primeiro jantar com apoiantes desde que anunciou a candidatura.

  • Tudo o que precisa saber sobre a moção de censura

    País

    O Governo minoritário do PS enfrenta na terça-feira a sua primeira moção de censura, a 29.ª em 43 anos de democracia, mas PCP, BE e PEV já anunciaram que vai "chumbar" a iniciativa do CDS-PP. Esta é a sétima moção de censura apresentada pelo CDS-PP e a 29.ª a ser discutida na Assembleia da República. Os três partidos de esquerda que têm apoiado o executivo, PCP, BE e PEV, já anunciaram que votam contra. Com os votos do PS, a moção é chumbada.

  • Gémeas correm risco de vida se não saírem de Gaza

    Mundo

    Duas irmãs gémeas siamesas correm risco de vida enquanto permanecerem em Gaza. Quem diz é o médico Alam Abu Hamba, do Hospital de Shifra, que garante que "situação complicada" das meninas não pode ser tratada por médicos no território costeiro, atulamente bloqueado pelo Egito e por Israel. Abu Hamba espera que o casal de gémeas possa ser transferido para fora da separação.

  • Encontrado corpo de menina posta de castigo na rua pelo pai

    Mundo

    Sherin Mathews estava desaparecida desde o dia 7 de outubro. Este domingo a polícia do estado norte-americano do Texas encontrou o corpo de uma criança que acreditam ser a menina de três anos, desaparecida depois de o pai a colocar de castigo na rua, durante a madrugada.

    SIC