sicnot

Perfil

Cultura

Primeira edição do Sintra Press Photo abre hoje dedicado ao "Conflito"

A exposição Sintra Press Photo, a primeira mostra anual de fotojornalismo no concelho, é hoje inaugurada no Museu das Artes de Sintra, em Sintra, sob a temática "Conflito".

sintrapressphoto.com

sintrapressphoto.com

De acordo com a organização, a exposição - que tem como objetivo "homenagear e aproximar o público do olhar do repórter de guerra" - vai apresentar o trabalho de três fotojornalistas internacionais: Paulo Nunes dos Santos, Manu Brabo e Ross McDonnell.

Através do seu trabalho, os três fotógrafos têm relatado factos e testemunhos históricos, promovendo a consciencialização da opinião pública relativamente a conflitos sociais, políticos, armados e a desastres naturais.

O fotojornalista português Paulo Nunes dos Santos, que vive na Irlanda desde 2002, colabora regularmente com o semanário Expresso, o Courrier Internacional, The New York Times, Le Monde, Al Jazeera e outras publicações internacionais.

Manu Brabo, fotojornalista espanhol cujo trabalho incide nas situações de conflito social no mundo, foi o vencedor, entre outros prémios, do Pulitzer Prize Breaking News Photography, em 2013.

Nascido em Dublin, o fotojornalista Ross McDonnell tem trabalho premiado nesta área e na de realização de cinema, com fotografias publicadas em títulos como Time, The New York Times, The Sunday Times Magazine, Art in America, The Observer, Washington Post, The Fader, Time Out New York, New York Magazine e The Sunday Tribune, entre outros.

O Sintra Press Photo é organizado pela Reflexo, com financiamento da União de Freguesias de Sintra e com o apoio da Câmara Municipal de Sintra.

Lusa

  • Este texto é sobre o bom senso. O bom senso que faltou a Passos Coelho quando, esta manhã, depois de uma visita pelas áreas ardidas de Pedrógão Grande, decidiu falar em suicídios. Passos não se referiu a tentativas, mas sim a atos consumados. Deu certezas. Disse que tinha conhecimento de “pessoas que puseram termo à vida” porque “que não receberam o apoio psicológico que deviam.”

    Bernardo Ferrão

  • Simplex+2017 promete simplificar burocracia
    1:08

    País

    Já está online o novo Simplex+2017, que vai simplificar a vida dos cidadãos, empresas e administração pública. Pagar impostos com cartão de crédito e ter o cartão de cidadão ou a carta de condução no telemóvel são alguns exemplos do que está previsto.

  • Homem fala ao telefone com o filho que pensava estar morto

    Mundo

    Um norte-americano que tinha estado presente no funeral do filho recebeu, 11 dias depois, uma chamada telefónica de um homem que o pôs em contacto... com o filho que havia enterrado semana e meia antes. Tudo por causa de um erro do gabinete de medicina legal.