sicnot

Perfil

Cultura

Primeira edição do Sintra Press Photo abre hoje dedicado ao "Conflito"

A exposição Sintra Press Photo, a primeira mostra anual de fotojornalismo no concelho, é hoje inaugurada no Museu das Artes de Sintra, em Sintra, sob a temática "Conflito".

sintrapressphoto.com

sintrapressphoto.com

De acordo com a organização, a exposição - que tem como objetivo "homenagear e aproximar o público do olhar do repórter de guerra" - vai apresentar o trabalho de três fotojornalistas internacionais: Paulo Nunes dos Santos, Manu Brabo e Ross McDonnell.

Através do seu trabalho, os três fotógrafos têm relatado factos e testemunhos históricos, promovendo a consciencialização da opinião pública relativamente a conflitos sociais, políticos, armados e a desastres naturais.

O fotojornalista português Paulo Nunes dos Santos, que vive na Irlanda desde 2002, colabora regularmente com o semanário Expresso, o Courrier Internacional, The New York Times, Le Monde, Al Jazeera e outras publicações internacionais.

Manu Brabo, fotojornalista espanhol cujo trabalho incide nas situações de conflito social no mundo, foi o vencedor, entre outros prémios, do Pulitzer Prize Breaking News Photography, em 2013.

Nascido em Dublin, o fotojornalista Ross McDonnell tem trabalho premiado nesta área e na de realização de cinema, com fotografias publicadas em títulos como Time, The New York Times, The Sunday Times Magazine, Art in America, The Observer, Washington Post, The Fader, Time Out New York, New York Magazine e The Sunday Tribune, entre outros.

O Sintra Press Photo é organizado pela Reflexo, com financiamento da União de Freguesias de Sintra e com o apoio da Câmara Municipal de Sintra.

Lusa

  • "Joguem à bola"
    1:35

    Desporto

    Cerca de uma centena de adeptos do Sporting esperaram até perto das 3:00 pela chegada da equipa ao estádio de Alvalade. Depois da eliminação da Taça de Portugal, em Chaves, foi necessário o reforço policial para garantir a segurança da comitiva leonina.

  • Acordo de concertação social assinado por todos os parceiros

    Economia

    Está assinado o acordo da Concertação Social que estipula a descida da TSU para as empresas como contrapartida do aumento do salário mínimo. Ao contrário do que é habitual, o momento não foi assinalado na sede do Conselho Económico e Social (CES), mas as assinaturas foram dvulgadas no Twitter.

  • Oposição diz que défice abaixo dos 2,3% se deve ao aumento de impostos
    2:24

    Economia

    O défice de 2016 vai ficar abaixo dos 2,3%, uma garantia dada pelo primeiro-ministro durante o debate quinzenal desta terça-feira. A oposição diz que o resultado é bom para o país mas que se deve a um aumento de impostos, feito pelo Governo no ano passado, e ao trabalho do PSD e do CDS nos anos anteriores.