sicnot

Perfil

Cultura

Primeira edição do Sintra Press Photo abre hoje dedicado ao "Conflito"

A exposição Sintra Press Photo, a primeira mostra anual de fotojornalismo no concelho, é hoje inaugurada no Museu das Artes de Sintra, em Sintra, sob a temática "Conflito".

sintrapressphoto.com

sintrapressphoto.com

De acordo com a organização, a exposição - que tem como objetivo "homenagear e aproximar o público do olhar do repórter de guerra" - vai apresentar o trabalho de três fotojornalistas internacionais: Paulo Nunes dos Santos, Manu Brabo e Ross McDonnell.

Através do seu trabalho, os três fotógrafos têm relatado factos e testemunhos históricos, promovendo a consciencialização da opinião pública relativamente a conflitos sociais, políticos, armados e a desastres naturais.

O fotojornalista português Paulo Nunes dos Santos, que vive na Irlanda desde 2002, colabora regularmente com o semanário Expresso, o Courrier Internacional, The New York Times, Le Monde, Al Jazeera e outras publicações internacionais.

Manu Brabo, fotojornalista espanhol cujo trabalho incide nas situações de conflito social no mundo, foi o vencedor, entre outros prémios, do Pulitzer Prize Breaking News Photography, em 2013.

Nascido em Dublin, o fotojornalista Ross McDonnell tem trabalho premiado nesta área e na de realização de cinema, com fotografias publicadas em títulos como Time, The New York Times, The Sunday Times Magazine, Art in America, The Observer, Washington Post, The Fader, Time Out New York, New York Magazine e The Sunday Tribune, entre outros.

O Sintra Press Photo é organizado pela Reflexo, com financiamento da União de Freguesias de Sintra e com o apoio da Câmara Municipal de Sintra.

Lusa

  • Francês detido em Antuérpia "queria matar"

    Mundo

    O Presidente de França François Hollande afirmou que o francês detido esta quinta-feira por conduzir um automóvel a grande velocidade na principal rua pedonal de Antuérpia, na Bélgica, "queria matar" ou "provocar um acontecimento dramático".

  • Mais de 20 milhões estão a morrer à fome em África

    Mundo

    África enfrenta a maior crise desde 1945, com mais de 20 milhões de pessoas a morrer de fome em três países, Sudão do Sul, Somália e Nigéria, disse esta quinta-feira um responsável do Programa Alimentar Mundial das Nações Unidas.

  • Menina "rouba" chapéu ao Papa
    0:27

    Mundo

    Estella Westrick tem apenas três anos, mas já conseguiu chegar aos jornais de todo o mundo, depois de "roubar" o chapéu do Papa. Durante uma visita da família na quarta-feira ao Vaticano, a criança - que não parece estar muito contente no vídeo - foi pegada ao colo por um dos funcionários do Vaticano, que a levou depois até ao Papa para receber dois beijos. Nesta altura, Estella aproveitou para tirar o solidéu episcopal, arrancando gargalhadas de toda a gente, especialmente do Papa Francisco.

  • Jovem violada em direto no Facebook não se sente em segurança

    Mundo

    A jovem de 15 anos que foi abusada sexualmente por cinco ou seis homens durante um vídeo em direto para o Facebook está a receber tratamento. A mãe da jovem deu uma entrevista, na qual disse que a filha já não se sente em segurança na sua vizinhança, depois de receber ameaças na internet.

  • Letizia, uma rainha da nova geração
    2:01