sicnot

Perfil

Cultura

Primeira edição do Sintra Press Photo abre hoje dedicado ao "Conflito"

A exposição Sintra Press Photo, a primeira mostra anual de fotojornalismo no concelho, é hoje inaugurada no Museu das Artes de Sintra, em Sintra, sob a temática "Conflito".

sintrapressphoto.com

sintrapressphoto.com

De acordo com a organização, a exposição - que tem como objetivo "homenagear e aproximar o público do olhar do repórter de guerra" - vai apresentar o trabalho de três fotojornalistas internacionais: Paulo Nunes dos Santos, Manu Brabo e Ross McDonnell.

Através do seu trabalho, os três fotógrafos têm relatado factos e testemunhos históricos, promovendo a consciencialização da opinião pública relativamente a conflitos sociais, políticos, armados e a desastres naturais.

O fotojornalista português Paulo Nunes dos Santos, que vive na Irlanda desde 2002, colabora regularmente com o semanário Expresso, o Courrier Internacional, The New York Times, Le Monde, Al Jazeera e outras publicações internacionais.

Manu Brabo, fotojornalista espanhol cujo trabalho incide nas situações de conflito social no mundo, foi o vencedor, entre outros prémios, do Pulitzer Prize Breaking News Photography, em 2013.

Nascido em Dublin, o fotojornalista Ross McDonnell tem trabalho premiado nesta área e na de realização de cinema, com fotografias publicadas em títulos como Time, The New York Times, The Sunday Times Magazine, Art in America, The Observer, Washington Post, The Fader, Time Out New York, New York Magazine e The Sunday Tribune, entre outros.

O Sintra Press Photo é organizado pela Reflexo, com financiamento da União de Freguesias de Sintra e com o apoio da Câmara Municipal de Sintra.

Lusa

  • Solução governativa à esquerda "devolveu tranquilidade à sociedade"
    0:58

    País

    O primeiro-ministro diz que a atual solução de Governo deve continuar tendo vantagens por ser como é. Ao Expresso, António Costa manifestou-se "muito satisfeito" com a solução governativa encontrada e afirmou que esta "não depende de haver ou não maioria" absoluta na próxima legislatura.

  • O regresso a casa depois do incêndio no Sardoal
    2:43