sicnot

Perfil

Cultura

Fadista e atriz Deolinda Rodrigues morreu aos 90 anos

Morreu a fadista e atriz Deolinda Rodrigues. Tinha 90 anos. Estava internada no hopsital de Santa Maria, em Lisboa.

Nasceu em Lisboa, a 31 de dezembro de 1924. Deolinda Rodrigues começou a cantar em criança. A estreia como profissinal aconteceu aos 19 anos no Parque Mayer e passou por várias casas de fado.

O casamento afastou-a dos palcos. Regressou em 1950 à carreira artística. Deolinda Rodrigues também fez cinema e televisão. A Câmara de Lisboa atribuiu-lhe em 2007 a Medalha Municipal de Mérito, Grau Prata, como homenagem a um nome incontornável da canção nacional na primeira metade do século XX.

  • A fuga dos PIDES
    1:16

    Perdidos e Achados

    Ao final do dia 29 de Junho de 1975, 89 agentes da PIDE fugiam da cadeia de Vale de Judeus, em Alcoentre. Mais de 40 anos depois, Perdidos e Achados recupera um dos acontecimentos do Verão Quente em Portugal. Hoje no Jornal da Noite e conteúdos exclusivos no site.

    Hoje no Jornal da Noite

  • Uma volta a Portugal. De bicicleta mas sem licra

    País

    Um grupo de professores propõe-se a repetir o percurso da 1.ª Volta a Portugal em Bicicleta, 90 anos depois. Não se trata de uma corrida, pelo contrário querem provar que qualquer um o pode fazer e promover o uso da bicicleta como meio de transporte pessoal. “Dar a volta” parte para a estrada esta quarta-feira, de Lisboa a Setúbal, tal como em 26 de abril de 1927.

    Ricardo Rosa

  • Casa Madonna di Fatima em Roma é um lar de idosos com 9 irmãs portuguesas
    4:29

    Mundo

    A mais antiga igreja dedicada à Senhora de Fátima em Roma tem mais de 50 anos. Foi construída pelas franciscanas hospitaleiras do Imaculado Coração, uma congregação fundada em Portugal. Hoje, as religiosas portuguesas gerem um lar na mesma rua, mas o templo foi entregue a uma congregação italiana.