sicnot

Perfil

Cultura

Escritor jamaicano Marlon James vence Man Booker Prize

O escritor jamaicano Marlon James venceu esta terça-feira o Man Booker Prize por "A Brief History of Seven Killings", sobre a tentativa de assassínio do músico Bob Marley.

Marlon James, de 44 anos, é o primeiro escritor da Jamaica a vencer o prestigiado prémio literário para o melhor romance.

Marlon James, de 44 anos, é o primeiro escritor da Jamaica a vencer o prestigiado prémio literário para o melhor romance.

© Neil Hall / Reuters

Marlon James, de 44 anos, é o primeiro escritor da Jamaica a vencer o prestigiado prémio literário para o melhor romance.

"Isto é tão ridículo que acho que vou acordar amanhã e não aconteceu", afirmou James quando subiu ao palco, depois de ter sido anunciado vencedor, na cerimónia em Londres, dedicando o prémio ao falecido pai.

O livro conta em 686 páginas a ascensão do tráfico de drogas na Jamaica e tem todo o um capítulo escrito em patois (língua falada na Jamaica).

"É um romance policial que se move para além do mundo do crime e nos leva a uma história de que sabemos muito pouco", disse o presidente do júri, Michael Madeira, após anunciar o vencedor.

Antigamente, o Man Booker Prize era apenas atribuído a romances escritos em inglês de autores do Reino Unido, Irlanda, Commonwealth e Zimbabué, mas há dois anos passou a estar aberto a todas as nacionalidades.

Lusa

  • Cinco mil trabalhadores da PT manifestaram-se em Lisboa
    3:55

    Economia

    Perto de cinco mil trabalhadores da PT manifestaram-se esta sexta-feira, em Lisboa. Os números são avançados pelos sindicatos. Os trabalhadores contestam a transferência de funcionários para empresas parceiras da Altice e outras empresas do grupo, sem as mesmas garantias e direitos. A Altice garante que as transferências são legais mas alguns funcionários já levaram o caso a tribunal.

  • Uma viagem aérea pela Lagoa Negra
    1:02
  • Videovigilância regista impacto de sismo na Grécia

    Mundo

    Um sismo de magnitude 6.7 atingiu na quinta-feira o mar Egeu e causou pelo menos dois mortos e mais de 200 feridos. O momento e o impacto causado pelo abalo foram registados através de uma câmara de videovigilância de um café, na ilha grega de Kos, um dos locais mais afetados.

  • A sátira a Sean Spicer no Saturday Night Live
    1:36

    Mundo

    O estilo de Sean Spicer foi controverso desde o início. A relação conflituosa do ex-assessor da Casa Branca com os jornalistas foi muitas vezes satirizada na comunicação social. Um exemplo é um momento do Saturday Night Live, protagonizado pela atriz Meliissa McCarthy.

  • Músico indiano toca guitarra durante cirurgia ao cérebro

    Mundo

    Abhishek Prasad foi submetido a uma cirurgia ao cérebro esta quinta-feira, num hospital na cidade indiana de Bangalore, após anos e anos a sofrer de dolorosos espasmos nas mãos. O insólito do caso foi que o músico indiano teve de tocar guitarra para ajudar os médicos durante a intervenção cirúrgica.