sicnot

Perfil

Cultura

Wim Wenders, Luís Miguel Cintra e Jonathan Demme em novembro no Lisboa & Estoril Film Festival

O ator e encenador Luís Miguel Cintra e os realizadores Wim Wenders e Jonathan Demme estarão em novembro no Lisbon & Estoril Film Festival (LEFF), onde serão homenageados, foi hoje anunciado.

leffest.com

A nona edição, hoje apresentada pelo produtor Paulo Branco, decorrerá de 06 a 15 de novembro em vários espaços dos concelhos de Lisboa e Cascais.

A par dos convidados internacionais, de várias áreas artísticas, o LEFF apresentará alguns dos filmes exibidos - e em alguns casos premiados - ao longo dos últimos meses em festivais internacionais.

"Mia Madre", de Nanni Moretti, "Heart of a dog", que Laurie Anderson mostrará em Portugal, "Right now, wrong then", de Hong Sang-Soo, e "Knight of cups", de Terrence Malick, são quatro dos filmes programados para o festival.

Os escritores Don DeLillo, Hélia Correia e John Berger e os realizadores Elia Suleiman e Benoît Jacqout também estarão no festival. Para Paulo Branco, é "absolutamente essencial que os espectadores possam ter acesso direto às conversas com eles, em debates e masterclasses".

Há dois filmes portugueses no programa: "Montanha", de João Salaviza, seleccionado para a competição, e "Jogo de damas", de Patrícia Sequeira.

O filósofo José Gil será o curador de um simpósio sobre loucura e criação artística.

  • Luís Pina indiciado por quatro crimes de tentativa de homicídio
    2:24
  • Ministro "mais descansado" com relatório sobre Almaraz, ambientalistas contestam
    2:01

    País

    O ministro do Ambiente diz estar mais descansado depois de conhecer o relatório técnico que considera o armazém de resíduos nucleares em Almaraz uma solução adequada. Já as associações ambientalistas e os partidos criticam o parecer positivo à construção e querem ouvir os ministros do Ambiente e dos Negócios Estrangeiros no Parlamento.

  • Marcelo recebido por multidão na Ovibeja
    2:52
  • Líderes europeus unidos para iniciar saída do Reino Unido
    2:08
  • 100 dias de Trump em 04'30''
    4:33

    Pequenas grandes histórias

    Donald Trump tomou posse como 45º Presidente dos EUA dia 20 de janeiro de 2017, faz este sábado, 100 dias. Prometeu grandes mudanças, mas os planos acabaram por chocar de frente com a realidade e a burocracia de Washington, como foi o caso do Obamacare. Foi a primeira ordem executiva que assinou, no dia em que tomou posse, mas a revogação está longe de acontecer.