sicnot

Perfil

Cultura

Livro do Apocalipse na Torre do Tombo considerado Memória do Mundo

Um livro do Apocalipse que está guardado no arquivo nacional da Torre do Tombo, em Lisboa, foi considerado Memória do Mundo pela UNESCO.

Carlos Luis M C da Cruz/Wikimedia Commons

Carlos Luis M C da Cruz/Wikimedia Commons

Este é um dos 22 livros bíblicos que há no mundo e o único iluminado no Mosteiro do Lorvão, em Penacova.
Tem 66 gravuras, foi ilustrado por um monge em 1189 e foi considerado pela UNESCO como um dos mais belos documentos da civilização medieval do ocidente.


Portugal tem, agora, sete representações no programa Memória do Mundo da UNESCO, entre elas, o Tratado de Tordesilhas e a Carta de Pêro Vaz de Caminha sobre a descoberta do Brasil.

  • Avião cruza-se com drone a 900 metros de altitude
    2:01
  • Naufrágio na Colômbia registado em vídeo
    2:11
  • PSP descentraliza a regularização de armas
    3:55

    País

    A PSP de Bragança percorreu os 12 concelhos do distrito ao encontro dos proprietários de armas com vista à sua regularização. A iniciativa, que pretende evitar a deslocação das pessoas à capital de distrito, teve uma forte adesão.

  • O último adeus a Miguel Beleza

    País

    O velório do economista e ex-ministro das Finanças realiza-se esta segunda-feira na Igreja do Campo Grande, em Lisboa, a partir das 18h00.

  • Trump quebra tradição da Casa Branca com 20 anos

    Mundo

    Donald Trump decidiu não fazer um jantar de celebração pelo fim do Ramadão, o mês em que os muçulmanos cumprem jejum entre o nascer e o pôr do sol. O Presidente dos Estados Unidos quebrou a tradição da Casa Branca, pela primeira vez em 20 anos.