sicnot

Perfil

Cultura

Livro do Apocalipse na Torre do Tombo considerado Memória do Mundo

Um livro do Apocalipse que está guardado no arquivo nacional da Torre do Tombo, em Lisboa, foi considerado Memória do Mundo pela UNESCO.

Carlos Luis M C da Cruz/Wikimedia Commons

Carlos Luis M C da Cruz/Wikimedia Commons

Este é um dos 22 livros bíblicos que há no mundo e o único iluminado no Mosteiro do Lorvão, em Penacova.
Tem 66 gravuras, foi ilustrado por um monge em 1189 e foi considerado pela UNESCO como um dos mais belos documentos da civilização medieval do ocidente.


Portugal tem, agora, sete representações no programa Memória do Mundo da UNESCO, entre elas, o Tratado de Tordesilhas e a Carta de Pêro Vaz de Caminha sobre a descoberta do Brasil.

  • Avioneta despenha-se em centro comercial de Melbourne

    Mundo

    Uma avioneta com cinco pessoas a bordo caiu num centro comercial perto do aeroporto de Essendon em Melbourne. Segundo a polícia do estado de Vitória tratava-se de um voo charter com destino a King Island, situada entre a parte continental da Austrália e a ilha da Tasmânia.

  • Acha que conhece o seu país?
    27:42
  • Jornalista bielorrusso come jornal após perder aposta

    Desporto

    Vyacheslav Fedorenko, editor de desporto de um importante jornal da Bielorrúsia, apostou que o Dinamo Minsk não chegaria aos play-offs da Kontinental Hockey League (KHL), uma liga internacional dominada por equipas russas. Perdeu e acabou a comer as próprias palavras, impressas em papel.

  • Os ensaios para a maior festa do ano
    1:16

    Mundo

    Em contagem decrescente para o Carnaval, no Rio de Janeiro, já começaram os ensaios para a maior festa do ano. A noite de testes na avenida Marquês de Sapucaí conta com desfiles gratuitos.