sicnot

Perfil

Cultura

Prémio José Saramago diz que escreveu história de reconciliação e de múltiplas verdades

Prémio José Saramago diz que escreveu história de reconciliação e de múltiplas verdades

Foi hoje entregue a Bruno Vieira Amaral o prémio José Saramago. O autor de "As Primeiras Coisas" falou sobre a obra premiada e revelou que a certa altura percebeu que tinha em mãos material que não era capaz de encaixar num romance convencional.

O galardão, instituído pela Fundação Círculo de Leitores, distingue autores com menos de 35 anos, com obra editada em Língua Portuguesa, no último biénio, e tem o valor pecuniário de 25.000 euros.

A obra "As Primeiras Coisas", já distinguida com os prémios Fernando Namora/Estoril Sol e P.E.N./Narrativa, marca a estreia literária de Bruno Vieira Amaral.

  • Marine devolve bandeira do Japão 73 anos depois 
    2:13

    Mundo

    Setenta e três anos depois da batalha mais sangrenta do Pacífico, um veterano dos Estados Unidos cumpriu uma promessa pessoal. Marvin Strombo devolveu à família a bandeira da sorte de um soldado japonês, morto em 1944, em Saipan, na II Guerra Mundial. 

  • Autoridades usam elefantes para resgatar pessoas das cheias na Ásia
    1:31

    Mundo

    Mais de 215 pessoas morreram nas inundações que estão a devastar o centro da Ásia, e estima-se que três milhões tiveram de abandonar as casas. As autoridades estão a usar elefantes para resgatar locais e turistas das zonas mais afetadas e avisam que há dezenas de pessoas desaparecidas.