sicnot

Perfil

Cultura

Skate voador inspirado no "Regresso ao Futuro" já pode ser usado na Áustria

A dia de hoje não é uma data banal para os muitos fãs de "Regresso ao Futuro". No segundo filme da saga dos anos 80, os protagonistas viajam no tempo até 21 de outubro de 2015. O filme de 1989 desenrola-se nesta data e embora a intenção dos autores da obra não fosse prever o futuro, a verdade é que há algumas invenções de hoje que podem em parte ter sido inspiradas no filme. É o caso do hoverboard, ou skate voador, ainda em fase de testes mas que já foi autorizado na Áustria.

Hendo Hoverboard é um dos protótipos desenvolvidos que utiliza cargas positivas e negativas, em especial uma superfície de metal que cria o efeito "flutuante" ou "flutuando" acima de uma superfície

Hendo Hoverboard é um dos protótipos desenvolvidos que utiliza cargas positivas e negativas, em especial uma superfície de metal que cria o efeito "flutuante" ou "flutuando" acima de uma superfície

(AP/ Arquivo)

Na véspera da data em que tem lugar a ação do segundo filme da saga "Regresso ao Futuro", o Departamento de Transportes austríaco anunciou que o hoverboard passa a poder ser usado no país, em parques de skate, mas também em algumas vias pedonais.

As autoridades austríacas classificam o hoverboard como "um pequeno veículo para off-road" e quiseram dar aos seus utilizadores um "contexto jurídico" que permita o seu uso de forma legal. O regulamento impõe algumas regras e restrições, nomeadamente uma autorização de voo e de navegação, se o skate é usado na água, além das limitações relativas às zonas em que podem ser usados.

Fantasia de gerações de adolescentes desde o lançamento do filme, há mais de um quarto de século, a prancha voadora terá começado a ser desenvolvida por Jamie Hyneman, em 2004. Outros se seguiram na tentativa de tentar concretizar a ideia, até que em 2014 a empresa HUVr anunciou que tinha criado tecnologia que viabilizava os skates voadores. Mas, na verdade, os hoverboard estavam ainda longe de ser mesmo uma realidade.

Mais recentemente, há cerca de 18 meses, o projeto da Hoverboard Lexus, com a colaboração de uma equipa de cientistas alemães, especialistas na área da levitação magnética, tem feito testes regulares com o skateboarder profissional Ross McGouran na cidade alemã de Dresden.

O desafio desta equipa é levarem a hoverboard aos limites e realizarem uma série de testes em ambientes mais dinâmicos, fora de “laboratório”. Com este empenho, aliado à recente permissão de utilização de uso na Áustria, tudo indica que muito em breve este será um dos presentes favoritos para muitos miúdos e graúdos, em especial os fãs do "Regresso ao Futuro".

  • "Regresso ao Futuro" acontece hoje
    2:07

    Cultura

    Marty McFly e Doc Brown (Michael J. Fox e Emmett Brown) aterraram no futuro a 21 de outubro de 2015, às 16:29. A data tornou-se por isso mítica para os fãs do filme "Regresso ao Futuro". No segundo filme da saga dos anos 80, os protagonistas viajam no tempo até ao dia de hoje, assinalada com diversos eventos em todo o mundo.

  • Skate voador de "Regresso ao futuro" perto de ser uma realidade
    2:14

    Mundo

    Uma das cenas mais famosas do filme "Regresso ao futuro" está mais próxima de se tornar uma realidade. Recorda-se do skate voador, no segundo episódio desta saga? Tudo se passa no ano de 2015. E recentemente, uma empresa norte-americana desenvolveu uma tecnologia que permite na vida real experimentar o que era ainda um sonho nos anos 80.

  • "Regresso ao... Regresso ao Futuro"
    14:25

    Perdidos e Achados

    Regresso ao Futuro foi um dos filmes de maior sucesso da década de 80. A trilogia marcou uma geração. Em 1985 o filme corria mundo com Michael J. Fox no papel de um jovem que viajava no tempo. Dois anos depois, o segundo filme projetava como seria o ano de 2015.

  • Coreia do Norte lança novo míssil balístico

    Mundo

    O Pentágono detetou esta sexta-feira mais um lançamento de um míssil balístico por parte da Coreia do Norte. O primeiro-ministro japonês já confirmou o lançamento, que terá atingido a zona económica exclusiva, no Mar do Japão.

  • Menino perdido na Praia da Luz foi levado à GNR por turista
    1:11

    País

    Um menino inglês, de sete anos, esteve desaparecido na quinta-feira na Praia da Luz, no Algarve, depois de se ter perdido dos pais. A GNR colocou duas equipas de investigação no local, mas ao fim de uma hora e meia o rapaz apareceu na esquadra de Lagos acompanhado por um turista a quem terá pedido ajuda.

  • Mais viagens mas menos turistas de Portugal
    1:22

    País

    Os residentes em Portugal - sejam portugueses ou estrangeiros - realizaram quatro milhões de viagens turísticas, só no primeiro trimestre do ano. Um aumento de mais de 6% nas viagens dentro do país face ao período homólogo e de mais de 15% nas viagens para fora, de avião. O estudo é do INE, o Instituto Nacional de Estatística, que permite fazer o retrato mais claro de quem viaja e porquê.

  • Algarve sozinho gera metade dos bens transacionáveis em Portugal
    4:14

    SIC 25 Anos

    O Algarve quase não tem indústria e os especialistas consideram que é excessivamente dependente do turismo. Ainda assim, sozinho contribui com metade do que Portugal gera em bens transacionáveis. A região tem problemas graves, como a falta de médicos e um custo de vida muito alto, mas continua a atrair a maior parte dos turistas e muitos estrangeiros decidem mesmo escolher a região para viver.