sicnot

Perfil

Cultura

Realizador Nanni Moretti estará em novembro no Lisbon & Estoril Film Festival

O realizador italiano Nanni Moretti estará em novembro na abertura do Lisbon & Estoril Film Festival (LEFF), para apresentar, em antestreia, o filme "Mia Madre", longa-metragem sobre relações familiares e os meandros do cinema.

Nanni Moretti

Nanni Moretti

Lionel Cironneau

A organização revelou hoje que "Mia Madre" será o filme de abertura, a 06 de novembro, com a presença de Nanni Moretti. Em 2007, o cineasta tinha estado em Lisboa a apresentar "O Caimão".

Aos convidados já anunciados para o festival, a organização junta o ator suíço Bruno Granz, protagonista de vários filmes de Wim Wenders - realizador que também estará em Portugal -, e de "Cidade Branca", que Alain Tanner rodou em Lisboa.

O violinista israelita Ivry Gitlis, 93 anos, embaixador da Boa Vontade da UNESCO, a quem o compositor italiano Bruno Maderna dedicou "Piece for Ivry", também se junta aos convidados do festival.

O LEFF decorrerá de 06 a 15 de novembro, em vários espaços de Lisboa e de Cascais, com uma programação de cinema, música, literatura e artes visuais.

Entre os filmes selecionados estão "Anomalisa", animação de Charlie Kaufman e Duke Johnson, "Heart of a dog", que Laurie Anderson mostrará em Portugal, "Right now, wrong then", de Hong Sang-Soo, e "Knight of cups", de Terrence Malick, - filme que encerrará o festival.

Os escritores Don DeLillo, Hélia Correia - Prémio Camões 2015 - e John Berger e os realizadores Elia Suleiman e Benoît Jacqout também estarão no festival, para encontros com o público.

No âmbito de homenagens e retrospetivas, destacam-se dois nomes: o ator Luís Miguel Cintra, que anunciou recentemente que deixará de representar em teatro, e Wim Wenders, que inaugurará uma exposição de fotografia, com imagens captadas em Portugal.

Há dois filmes portugueses no programa: "Montanha", de João Salaviza, selecionado para a competição, e "Jogo de damas", de Patrícia Sequeira.

O filósofo José Gil será o curador de um simpósio sobre loucura e criação artística.

Toda a programação, ainda a ser finalizada, pode ser consultada em www.leffest.com.

Lusa

  • Acidente durante funeral em Miranda do Corvo causa 12 feridos
    2:39

    País

    Um acidente na zona de Miranda do Corvo fez esta terça-feira 12 feridos, um em estado grave. Foi durante um funeral, quando falharam os travões a um dos carros que seguia no cortejo, como explicou, em direto do local, o repórter Miguel Ângelo Marques.

  • Instalações militares vão ter reforço de segurança
    0:52

    Assalto em Tancos

    Depois do caso do roubo de material em Tancos, várias instalações militares vão sofrer um reforço de segurança do material que armazenam. As conclusões sobre o furto dos paióis de Tancos serviram de base às medidas anunciadas esta terça-feira pelo Ministério da Defesa. 

  • SIC faz-se à estrada para ouvir eleitores
    2:13
  • Os elevadores do futuro
    7:13
  • Demências afetam 50 milhões de pessoas
    2:23

    Mundo

    Cinquenta milhões de pessoas em todo o mundo e mais de 150 mil em Portugal sofrem de demências como o Alzheimer ou o Parkinson. Oitenta especialistas de 21 países reúnem-se esta semana na Fundação Champalimau, em Lisboa, para falar deste tipo de epidemia silenciosa.

  • Furacão Maria deixa 25 mil pessoas sem eletricidade em Guadalupe
    2:24
  • Escola na Croácia usa imagem de Melania Trump para chamar alunos

    Mundo

    "Imagine até onde pode ir com um pouco de inglês", foi com estas palavras que uma escola de inglês da Croácia decidiu promover as suas aulas, juntando ainda a fotografia de Melania Trump ao placard do anúncio. Agora, a primeira-dama norte-americana ameaça levar o Instituo Americki a tribunal. Entretanto, o placard já foi retirado do local.

    SIC