sicnot

Perfil

Cultura

Realizador Nanni Moretti estará em novembro no Lisbon & Estoril Film Festival

O realizador italiano Nanni Moretti estará em novembro na abertura do Lisbon & Estoril Film Festival (LEFF), para apresentar, em antestreia, o filme "Mia Madre", longa-metragem sobre relações familiares e os meandros do cinema.

Nanni Moretti

Nanni Moretti

Lionel Cironneau

A organização revelou hoje que "Mia Madre" será o filme de abertura, a 06 de novembro, com a presença de Nanni Moretti. Em 2007, o cineasta tinha estado em Lisboa a apresentar "O Caimão".

Aos convidados já anunciados para o festival, a organização junta o ator suíço Bruno Granz, protagonista de vários filmes de Wim Wenders - realizador que também estará em Portugal -, e de "Cidade Branca", que Alain Tanner rodou em Lisboa.

O violinista israelita Ivry Gitlis, 93 anos, embaixador da Boa Vontade da UNESCO, a quem o compositor italiano Bruno Maderna dedicou "Piece for Ivry", também se junta aos convidados do festival.

O LEFF decorrerá de 06 a 15 de novembro, em vários espaços de Lisboa e de Cascais, com uma programação de cinema, música, literatura e artes visuais.

Entre os filmes selecionados estão "Anomalisa", animação de Charlie Kaufman e Duke Johnson, "Heart of a dog", que Laurie Anderson mostrará em Portugal, "Right now, wrong then", de Hong Sang-Soo, e "Knight of cups", de Terrence Malick, - filme que encerrará o festival.

Os escritores Don DeLillo, Hélia Correia - Prémio Camões 2015 - e John Berger e os realizadores Elia Suleiman e Benoît Jacqout também estarão no festival, para encontros com o público.

No âmbito de homenagens e retrospetivas, destacam-se dois nomes: o ator Luís Miguel Cintra, que anunciou recentemente que deixará de representar em teatro, e Wim Wenders, que inaugurará uma exposição de fotografia, com imagens captadas em Portugal.

Há dois filmes portugueses no programa: "Montanha", de João Salaviza, selecionado para a competição, e "Jogo de damas", de Patrícia Sequeira.

O filósofo José Gil será o curador de um simpósio sobre loucura e criação artística.

Toda a programação, ainda a ser finalizada, pode ser consultada em www.leffest.com.

Lusa

  • Sporting de Braga afastado da Liga Europa

    Liga Europa

    O Sporting de Braga derrotou esta quinta-feira o Marselha, em Braga, por 1-0, na segunda mão dos 16 avos de final da Liga Europa. Um triunfo insuficiente para o apuramento, depois do desaire da equipa minhota em França (3-0).

  • Sporting nos oitavos de final da Liga Europa

    Liga Europa

    O Sporting garantiu esta quinta-feira o apuramento para os oitavos de final da Liga Europa, ao empatar frente ao Astana, em Alvalade, a três golos, na segunda mão dos 16 avos de final, depois de ter triunfado no Cazaquistão por 3-1. Veja ou reveja todos os golos do encontro.

  • Os 36 golos dos 16 avos da Liga Europa

    Liga Europa

    A jornada europeia ficou marcada, no panorama das equipas portuguesas, pelo apuramento do Sporting e pela eliminação do Sporting de Braga. Os leões passam assim a ser o único clube luso em prova na Liga Europa. Nos oitavos de final, o emblema de Alvalade pode encontrar adversários como o Arsenal, o Atlético de Madrid ou o AC Milan. O sorteio realiza-se esta sexta-feira, ao meio-dia. Aqui, veja ou reveja todos os golos da segunda mão dos 16 avos de final da Liga Europa.

  • "O dia a dia na Síria também é lutar por um pão"
    10:13

    Mundo

    Desde domingo que os bombardeamentos do regime sírio a Ghouta já fizeram mais de 400 mortos. Ghouta é o último reduto rebelde nos arredores da capital da síria, onde as forças fiéis a Bashar Al Assad iniciaram no domingo uma intervenção militar de larga escala. Cândida Pinto, editora de Internacional da SIC, e a psicóloga Maria Palha, que já esteve na Síria ao serviço dos Médicos Sem Fronteiras, estiveram na Edição da Noite da SIC Notícias para falar sobre o assunto.

  • O estranho caso do mergulhador Alejandro Ramos

    Mundo

    O mergulhador Alejandro Ramos tornou-se num caso de investigação do Centro Médico Naval do Peru, depois do seu corpo ter começado a inchar sem qualquer explicação aparente. Isto aconteceu há quatro anos, minutos depois de ter emergido da água, onde tinha estado a trabalhar durante muitas horas.

    SIC

  • Jane Seymour posa para a Playboy aos 67 anos

    Cultura

    Esta é a terceira vez que a atriz inglesa de 67 anos participa numa sessão fotográfica para a revista Playboy. Jane Seymour aproveitou a oportunidade para se juntar ao movimento #MeToo e falar sobre as agressões sexuais que sofreu às mãos de um produtor, em 1972.

  • Não dá mais, Brasil!
    18:00
  • Proposta de um cessar-fogo na Síria sem acordo

    Mundo

    O embaixador da Rússia junto das Nações Unidas afirmou esta quinta-feira que os 15 membros do Conselho de Segurança não alcançaram um acordo para aprovar um cessar-fogo de 30 dias na Síria, proposta negociada há mais de duas semanas.