sicnot

Perfil

Cultura

Tobey Maguire interpreta génio do xadrez

Cartaz Cinema

Tobey Maguire interpreta génio do xadrez

A conquista do Mundial de Xadrez pelo norte-americano Bobby Fischer é evocada em “O Prodígio”, de Edward Zwick. João Lopes comenta as principais estreias da semana, incluindo ainda “A Hora do Lobo”, de Jean-Jacques Annaud, rodado nas paisagens da Mongólia.

Foi em 1972 que Bobby Fischer arrebatou o título mundial de xadrez, vencendo o soviético Boris Spassky. Edward Zwick evoca essa odisseia em “O Prodígio”, com Tobey Maguire no papel de Fischer — um drama desportivo contaminado pelos combates ideológicos da Guerra Fria.

“A Hora do Lobo” coloca em cena a aventura de um professor que, em plena Revolução Cultural maoísta, tenta defender a sobrevivência dos lobos nos cenários grandiosos da Mongólia. Deste modo, o realizador francês Jean-Jacques Annaud (autor de “O Urso”) reforça a sua visão, ao mesmo tempo ecológica e poética, do mundo animal.

Bradley Cooper volta a mostrar que o seu talento está longe de se esgotar no registo de comédia. Em “À Procura de uma Estrela”, dirigido por John Wells, interpreta um mestre da gastronomia que tenta superar as marcas de um passado de toxicodependência.

Fiel às componentes góticas do seu universo, o mexicano Guillermo Del Toro regressa com “A Colina Vermelha”, um drama passional vivido num cenário de muitos assombramentos — nos papéis principais encontramos Mia Wasikowska, Tom Hiddleston e Jessica Chastain.

Em DVD, acaba de ser editado “O País das Maravilhas”, de Alice Rohrwacher, uma história em tom de fábula sobre uma família que tenta consolidar a sua vida em ambiente rural — recebeu o Grande Prémio do Festival de Cannes de 2014.

* Banda sonora: “Vanilla Sky” (2001), de Cameron Crowe

> “Fourth Time Around”, Bob Dylan

  • Corrida à Agência Europeia Medicamento "não é fácil", admite Costa
    0:50

    Brexit

    António Costa confirmou a apresentação da candidatura para a transferência da agência europeia do medicamento de Londres para Portugal. À margem da cimeira extraordinário sobre o Brexit, o primeiro-ministro salientou a importância da instalação do instituto no país para reforçar a competitividade no setor