sicnot

Perfil

Cultura

Tobey Maguire interpreta génio do xadrez

Cartaz Cinema

Tobey Maguire interpreta génio do xadrez

A conquista do Mundial de Xadrez pelo norte-americano Bobby Fischer é evocada em “O Prodígio”, de Edward Zwick. João Lopes comenta as principais estreias da semana, incluindo ainda “A Hora do Lobo”, de Jean-Jacques Annaud, rodado nas paisagens da Mongólia.

Foi em 1972 que Bobby Fischer arrebatou o título mundial de xadrez, vencendo o soviético Boris Spassky. Edward Zwick evoca essa odisseia em “O Prodígio”, com Tobey Maguire no papel de Fischer — um drama desportivo contaminado pelos combates ideológicos da Guerra Fria.

“A Hora do Lobo” coloca em cena a aventura de um professor que, em plena Revolução Cultural maoísta, tenta defender a sobrevivência dos lobos nos cenários grandiosos da Mongólia. Deste modo, o realizador francês Jean-Jacques Annaud (autor de “O Urso”) reforça a sua visão, ao mesmo tempo ecológica e poética, do mundo animal.

Bradley Cooper volta a mostrar que o seu talento está longe de se esgotar no registo de comédia. Em “À Procura de uma Estrela”, dirigido por John Wells, interpreta um mestre da gastronomia que tenta superar as marcas de um passado de toxicodependência.

Fiel às componentes góticas do seu universo, o mexicano Guillermo Del Toro regressa com “A Colina Vermelha”, um drama passional vivido num cenário de muitos assombramentos — nos papéis principais encontramos Mia Wasikowska, Tom Hiddleston e Jessica Chastain.

Em DVD, acaba de ser editado “O País das Maravilhas”, de Alice Rohrwacher, uma história em tom de fábula sobre uma família que tenta consolidar a sua vida em ambiente rural — recebeu o Grande Prémio do Festival de Cannes de 2014.

* Banda sonora: “Vanilla Sky” (2001), de Cameron Crowe

> “Fourth Time Around”, Bob Dylan

  • "A vitória de Bruno de Carvalho pode ser uma vitória de Pirro"
    1:01
    O Dia Seguinte

    O Dia Seguinte

    2ªFEIRA 21:50

    As eleições para a presidência do Sporting realizam-se no próximo sábado e os comentadores d'O Dia Seguinte avaliaram já as hipóteses de vitória dos candidatos. Rui Gomes da Silva considera que a gravação que implicava José Maria Ricciardi não vai influenciar a decisão de voto. Já Paulo Farinha Alves acredita que Bruno de Carvalho vai vencer a eleição. Contudo José Guilherme Aguiar avisa as eleições podem não trazer estabilidade ao Sporting.

  • Bomba encontrada na Nazaré pode ter sido largada durante 2.ª Guerra Mundial
    2:26

    País

    A bomba que esta segunda-feira veio nas redes de um arrastão na Nazaré já foi detonada. O engenho explosivo foi identificado como uma bomba de avião por especialistas da Marinha, que eliminaram também o perigo equivalente a 600 quilogramas de TNT. A bomba sem qualquer inscrição tinha um desgaste evidente e, segundo a Marinha, pode ter sido largada de um avião durante a 2.ª Guerra Mundial.

  • SIC revela relatório que provava falência do GES
    2:06
  • Sócrates acusa Cavaco de conspiração
    0:57
  • Bastidores do sambódromo: um espétaculo à parte
    3:22
  • "Geringonça" elogiada na Europa e EUA
    4:22
  • Como a maioria de Esquerda gere as votações
    2:15

    País

    A gestão entre os partidos é feita diariamente mas nem sempre PCP e Bloco de Esquerda têm votado ao lado do Governo. A SIC ouviu um politólogo, que diz que o objetivo é cada um salientar as diferenças que os separam do PS. No entanto, também há exemplos que provam que nenhum dos partidos quer pôr em causa a estabilidade política.