sicnot

Perfil

Cultura

Tobey Maguire interpreta génio do xadrez

Cartaz Cinema

Tobey Maguire interpreta génio do xadrez

A conquista do Mundial de Xadrez pelo norte-americano Bobby Fischer é evocada em “O Prodígio”, de Edward Zwick. João Lopes comenta as principais estreias da semana, incluindo ainda “A Hora do Lobo”, de Jean-Jacques Annaud, rodado nas paisagens da Mongólia.

Foi em 1972 que Bobby Fischer arrebatou o título mundial de xadrez, vencendo o soviético Boris Spassky. Edward Zwick evoca essa odisseia em “O Prodígio”, com Tobey Maguire no papel de Fischer — um drama desportivo contaminado pelos combates ideológicos da Guerra Fria.

“A Hora do Lobo” coloca em cena a aventura de um professor que, em plena Revolução Cultural maoísta, tenta defender a sobrevivência dos lobos nos cenários grandiosos da Mongólia. Deste modo, o realizador francês Jean-Jacques Annaud (autor de “O Urso”) reforça a sua visão, ao mesmo tempo ecológica e poética, do mundo animal.

Bradley Cooper volta a mostrar que o seu talento está longe de se esgotar no registo de comédia. Em “À Procura de uma Estrela”, dirigido por John Wells, interpreta um mestre da gastronomia que tenta superar as marcas de um passado de toxicodependência.

Fiel às componentes góticas do seu universo, o mexicano Guillermo Del Toro regressa com “A Colina Vermelha”, um drama passional vivido num cenário de muitos assombramentos — nos papéis principais encontramos Mia Wasikowska, Tom Hiddleston e Jessica Chastain.

Em DVD, acaba de ser editado “O País das Maravilhas”, de Alice Rohrwacher, uma história em tom de fábula sobre uma família que tenta consolidar a sua vida em ambiente rural — recebeu o Grande Prémio do Festival de Cannes de 2014.

* Banda sonora: “Vanilla Sky” (2001), de Cameron Crowe

> “Fourth Time Around”, Bob Dylan

  • Militar ferido com gravidade em acidente com Pandur
    1:19

    País

    O acidente em Vila Real que envolveu uma viatura militar fez três feridos. Uma das vítimas ficou em estado grave e teve de ser transportada de helicóptero para o Hospital Santo António do Porto. O militar ficou encarcerado no veículo blindado, o que dificultou os trabalhos de socorro.

  • Sismo abala centro de Itália

    Mundo

    A capital da Itália foi esta manhã sacudida por três sismos em apenas uma hora, de entre 5,3 e 5,7 na escala de Richter, não havendo até ao momento registo de vítimas.

  • Oposição diz que défice abaixo dos 2,3% se deve ao aumento de impostos
    2:24

    Economia

    O défice de 2016 vai ficar abaixo dos 2,3%, uma garantia dada pelo primeiro-ministro durante o debate quinzenal desta terça-feira. A oposição diz que o resultado é bom para o país mas que se deve a um aumento de impostos, feito pelo Governo no ano passado, e ao trabalho do PSD e do CDS nos anos anteriores.

  • Bebé nasce na Ucrânia com ADN de três pais

    Mundo

    Nasceu a 5 de janeiro, na Ucrânia, uma menina filha de um casal infértil graças à ajuda de uma nova técnica de fertilização in vitro, que conta com a colaboração de uma terceira pessoa. De acordo com o britânico The Times, os médicos utilizaram pela primeira vez um método denominado transferência pronuclear. Esta não é, contudo, a primeira vez que nasce um bebé com ADN de três progenitores.

  • CIA desvenda segredos de quase 50 anos de História

    Mundo

    A CIA publicou online quase 12 milhões de documentos confidenciais. Basta uma ligação à Internet para navegar por entre 50 anos de relatórios outrora secretos. Entre os milhões de páginas, estão documentos sobre um eventual assassínio de Fidel Castro, detalhes sobre os crimes de guerra nazis, relatórios sobre avistamentos de OVNI e um estudo sobre telepatia denominado "Projeto Star Gate".