sicnot

Perfil

Cultura

Artista chinês Ai Weiwei vai poder realizar nova obra em Lego com ajuda de internautas

O artista dissidente chinês Ai Weiwei anunciou que vai poder realizar o seu novo projeto de obra em Lego dado o sucesso da recolha de peças do brinquedo lançada depois de o fabricante dinamarquês ter recusado um pedido seu.

© Peter Nicholls / Reuters

Ai Weiwei, que lançou hoje de manhã o apelo para doações de blocos de Lego na sua conta da rede social de partilha de fotografias e vídeos Instagram, já recebeu promessas suficientes por parte dos internautas para poder realizar o seu projeto na Austrália, indicou num encontro com a imprensa em Berlim, onde reside desde o início de agosto.

"A Internet é um pouco como uma igreja moderna. Vai-se ver o padre, dá-se-lhe conta do nosso sofrimento e todos os membros da comunidade podem participar e, talvez, encontrar uma solução", disse, segundo declarações divulgadas em alemão pela agência DPA.

O futuro projeto australiano de Ai Weiwei é semelhante ao que criou o ano passado na antiga prisão norte-americana de Alcatraz, onde utilizou blocos Lego para produzir retratos gigantes de dissidentes políticos do mundo inteiro.

No fim de semana, Ai disse que o grupo Lego tinha recusado fornecer-lhe as peças necessárias por "não poder aprovar a utilização (dos seus blocos de construção) para obras políticas".

Em resposta, o artista anunciou no Instagram a instalação de "pontos de recolha em diferentes cidades" e numerosos fãs propuseram imediatamente, na Internet, dar os seus próprios Lego.

Ai Weiwei já chamou a atenção para o facto de a empresa britânica que possui e explora os parques de diversões Legoland, a Merlin Entertainments, ter anunciado a semana passada um projeto de um novo parque em Shanghai, durante a visita do presidente chinês, Xi Jinping, ao Reino Unido.

Pintor, escultor e artista plástico, Ai é igualmente conhecido pelas suas críticas do governo chinês.

Em 2011 esteve detido sem julgamento 81 dias, acusado de fraude fiscal, e foi-lhe exigido o pagamento de 1,7 milhões de euros por alegada evasão fiscal, valor que pagou com a ajuda de contribuições de seguidores e amigos.

O clima de confronto com o governo chinês parecia ter-se apaziguado ultimamente e o artista recuperou o passaporte em julho, após uma confiscação de quatro anos.

Lusa

  • Bernardo Silva no Manchester City

    Desporto

    O internacional português Bernardo Silva é o mais recente reforço do Manchester City, equipa inglesa treinada por Pep Guardiola, num contrato válido por cinco temporadas.

  • Sérgio Conceição no radar do FC Porto

    Desporto

    O treinador português e os seus representantes têm marcada para esta sexta-feira uma reunião decisiva com o FC Porto. Sérgio Conceição poderá ser o sucessor de Nuno Espírito Santo no comando técnico dos dragões.

  • Madonna despede-se: "Glorioso! Lisboa, diverti-me imenso!

    Cultura

    "Glorioso! Lisboa, diverti-me imenso! Mal posso esperar para voltar um dia e descobrir todos os teus segredos." Foi com estas palavras que Madonna se terá despedido esta sexta-feira de Portugal. Juntamente com a mensagem, a cantora publicou ainda uma fotografia no Estádio do Benfica.

  • Raízes de ciência e rebentos de esperança
    14:14
  • Portugal pode ser atingido por longos períodos de seca

    País

    Portugal e Espanha podem ser atingidos até 2100 por 'megasecas', períodos de seca de dez ou mais anos, segundo os piores cenários traçados num estudo da universidade britânica Newcastle, que tem a participação de uma investigadora portuguesa.

  • EUA testam sistema de defesa antimíssil

    Mundo

    Os Estados Unidos realizam na próxima semana um teste ao seu sistema de defesa antimíssil que, pela primeira vez, terá em consideração uma eventual ameaça de um míssil balístico intercontinental, ação que terá em mente as recentes ameaças norte-coreanas.

  • Cão interrompe jornal em direto
    1:00

    Pequenas grandes histórias

    Aconteceu na Rússia, na estação de televisão Mir24 TV. A pivô, Ilona Linarte, viveu um momento insólito, no estúdio, quando apresentava o jornal. Um cão de raça labrador preto apareceu atrás dela aos saltos. A pivô foi apanhada de surpresa e reagiu com humor.