sicnot

Perfil

Cultura

Músico David Bowie edita novo álbum no dia do 69.º aniversário

​O músico britânico David Bowie editará um novo álbum, intitulado "Blackstar", a 08 de janeiro, dia em que completará 69 anos, anunciou hoje um porta-voz do artista.

© Shaun Best / Reuters

A edição do novo álbum é antecedida por um single, com o mesmo título, a 20 de novembro.

Na página oficial na Internet, o músico faz saber que o tema "Blackstar" não faz parte da peça de teatro "Lazarus", que coescreveu com Enda Walsh, e que se estreará em novembro, mas sim do novo álbum, a editar em janeiro.

David Bowie é considerado uma das figuras mais vanguardistas e influentes da música pop rock ocidental, mas é também um dos mais discretos artistas do panorama musical, com raras aparições públicas e raríssimas atuações. O que não o impede de se manter musicalmente ativo.

No mês passado, o músico revelou que escreveu uma canção para uma série de televisão, "The Last Panthers", produzida pelo Reino Unido e pela França.

"Blackstar" será o 25.º álbum da carreira de David Bowie e o sucessor de "The next day", que publicou em 2013, ao fim de uma década de silêncio. Com exceção da música, o silêncio do artista manteve-se, sem entrevistas ou atuações associadas ao disco.

Nesse ano, o Victoria and Albert Museum, em Londres, acolheu uma exposição retrospetiva dedicada a David Bowie, que revela manuscritos, fotografias, filmes, indumentária, instrumentos e produção artística, feita em colaboração com outros artistas.

Em 2014 saiu "Nothing has changed", uma coletânea que percorre toda a carreira do criador de Ziggy Stardust, de 1964 até à atualidade. Este ano, o músico publicou "David Bowie: Five Years 1969 - 1973", a primeira de uma série de caixas que cobrirão toda a carreira.

Lusa

  • Militar ferido com gravidade em acidente com Pandur
    1:19

    País

    O acidente em Vila Real que envolveu uma viatura militar fez três feridos. Uma das vítimas ficou em estado grave e teve de ser transportada de helicóptero para o Hospital Santo António do Porto. O militar ficou encarcerado no veículo blindado, o que dificultou os trabalhos de socorro.

  • Ricardo Salgado constituído arguido e interrogado no DCIAP
    2:46

    Operação Marquês

    O ex-presidente do BES está a ser ouvido no DCIAP, a responder às questões do procurador Rosário Teixeira e do inspetor da Autoridade Tributária Paulo Silva. Têm sido levantadas dúvidas quanto ao dinheiro em contas de Carlos Santos Silva, amigo de José Sócrates, e suspeita-se que grande parte desses 20 milhões de euros tenham vindo de sociedades com ligação ao grupo Espírito Santo.

  • Bebé nasce na Ucrânia com ADN de três pais

    Mundo

    Nasceu a 5 de janeiro, na Ucrânia, uma menina filha de um casal infértil graças à ajuda de uma nova técnica de fertilização in vitro, que conta com a colaboração de uma terceira pessoa. De acordo com o britânico The Times, os médicos utilizaram pela primeira vez um método denominado transferência pronuclear. Esta não é, contudo, a primeira vez que nasce um bebé com ADN de três progenitores.

  • CIA desvenda segredos de quase 50 anos de História

    Mundo

    A CIA publicou online quase 12 milhões de documentos confidenciais. Basta uma ligação à Internet para navegar por entre 50 anos de relatórios outrora secretos. Entre os milhões de páginas, estão documentos sobre um eventual assassínio de Fidel Castro, detalhes sobre os crimes de guerra nazis, relatórios sobre avistamentos de OVNI e um estudo sobre telepatia denominado "Projeto Star Gate".