sicnot

Perfil

Cultura

Músico David Bowie edita novo álbum no dia do 69.º aniversário

​O músico britânico David Bowie editará um novo álbum, intitulado "Blackstar", a 08 de janeiro, dia em que completará 69 anos, anunciou hoje um porta-voz do artista.

© Shaun Best / Reuters

A edição do novo álbum é antecedida por um single, com o mesmo título, a 20 de novembro.

Na página oficial na Internet, o músico faz saber que o tema "Blackstar" não faz parte da peça de teatro "Lazarus", que coescreveu com Enda Walsh, e que se estreará em novembro, mas sim do novo álbum, a editar em janeiro.

David Bowie é considerado uma das figuras mais vanguardistas e influentes da música pop rock ocidental, mas é também um dos mais discretos artistas do panorama musical, com raras aparições públicas e raríssimas atuações. O que não o impede de se manter musicalmente ativo.

No mês passado, o músico revelou que escreveu uma canção para uma série de televisão, "The Last Panthers", produzida pelo Reino Unido e pela França.

"Blackstar" será o 25.º álbum da carreira de David Bowie e o sucessor de "The next day", que publicou em 2013, ao fim de uma década de silêncio. Com exceção da música, o silêncio do artista manteve-se, sem entrevistas ou atuações associadas ao disco.

Nesse ano, o Victoria and Albert Museum, em Londres, acolheu uma exposição retrospetiva dedicada a David Bowie, que revela manuscritos, fotografias, filmes, indumentária, instrumentos e produção artística, feita em colaboração com outros artistas.

Em 2014 saiu "Nothing has changed", uma coletânea que percorre toda a carreira do criador de Ziggy Stardust, de 1964 até à atualidade. Este ano, o músico publicou "David Bowie: Five Years 1969 - 1973", a primeira de uma série de caixas que cobrirão toda a carreira.

Lusa

  • O que o mundo diz sobre o busto de Cristiano Ronaldo

    Desporto

    O Aeroporto Cristiano Ronaldo foi inaugurado esta quarta-feira. A notícia foi dada pelos meios de comunicação de todo o mundo, que não deixaram passar o busto do jogador português, apresentado pelo próprio. A estátua foi amplamente comentada e analisada, com palavras como "terrível", "duvidoso" e "bizarro".

    Ana Rute Carvalho

  • Mulher detida ao tentar atropelar polícias junto ao Capitólio, em Washington

    Mundo

    Agentes da polícia abriram fogo contra uma mulher (e não um homem, ao contrário do que inicialmente se disse) que conduzia um carro perto do Capitólio e tentava atropelá-los, segundo o Departamento da Polícia Metropolitana de Washington. A mulher foi detida mas a polícia garante que não se tratou de um ato terrorista.

  • A rã que brilha no escuro
    2:08
  • Indonésio encontrado dentro de cobra pitão

    Mundo

    Akbar Salubiro, de 25 anos, esteve perto de 24 horas desaparecido na remota ilha indonésia de Sulawesi. Acabou por ser encontrado um dia depois, no jardim da própria casa, dentro de uma pitão de 7 metros.