sicnot

Perfil

Cultura

Músico David Bowie edita novo álbum no dia do 69.º aniversário

​O músico britânico David Bowie editará um novo álbum, intitulado "Blackstar", a 08 de janeiro, dia em que completará 69 anos, anunciou hoje um porta-voz do artista.

© Shaun Best / Reuters

A edição do novo álbum é antecedida por um single, com o mesmo título, a 20 de novembro.

Na página oficial na Internet, o músico faz saber que o tema "Blackstar" não faz parte da peça de teatro "Lazarus", que coescreveu com Enda Walsh, e que se estreará em novembro, mas sim do novo álbum, a editar em janeiro.

David Bowie é considerado uma das figuras mais vanguardistas e influentes da música pop rock ocidental, mas é também um dos mais discretos artistas do panorama musical, com raras aparições públicas e raríssimas atuações. O que não o impede de se manter musicalmente ativo.

No mês passado, o músico revelou que escreveu uma canção para uma série de televisão, "The Last Panthers", produzida pelo Reino Unido e pela França.

"Blackstar" será o 25.º álbum da carreira de David Bowie e o sucessor de "The next day", que publicou em 2013, ao fim de uma década de silêncio. Com exceção da música, o silêncio do artista manteve-se, sem entrevistas ou atuações associadas ao disco.

Nesse ano, o Victoria and Albert Museum, em Londres, acolheu uma exposição retrospetiva dedicada a David Bowie, que revela manuscritos, fotografias, filmes, indumentária, instrumentos e produção artística, feita em colaboração com outros artistas.

Em 2014 saiu "Nothing has changed", uma coletânea que percorre toda a carreira do criador de Ziggy Stardust, de 1964 até à atualidade. Este ano, o músico publicou "David Bowie: Five Years 1969 - 1973", a primeira de uma série de caixas que cobrirão toda a carreira.

Lusa

  • "É evidente que não fecho a porta ao Eurogrupo"
    1:38

    Economia

    O ministro das Finanças diz que não fecha a porta ao Eurogrupo. A declaração é feita numa entrevista ao semanário Expresso. No entanto, Mário Centeno deixa a ressalva que qualquer ministro das Finanças do Eurogrupo pode ser presidente.

  • Com a multiplicação de bons indicadores económicos e financeiros do país, multiplicam-se os elogios ao Governo e declaram-se mortas e enterradas as políticas do passado recente, nomeadamente a da austeridade. Nada mais errado. O que os bons resultados agora alcançados provam definitivamente é que a austeridade resolveu de facto os problemas das contas públicas e, mais do que isso, contribuiu para o crescimento económico que foi garantido por reformas estruturais e pela reorientação do modelo económico.

    José Gomes Ferreira

  • Raízes de ciência e rebentos de esperança
    14:14
  • Portugal pode ser atingido por longos períodos de seca

    País

    Portugal e Espanha podem ser atingidos até 2100 por 'megasecas', períodos de seca de dez ou mais anos, segundo os piores cenários traçados num estudo da universidade britânica Newcastle, que tem a participação de uma investigadora portuguesa.

  • G7 reforça compromisso na luta contra o terrorismo
    2:11