sicnot

Perfil

Cultura

Fadista Carla Pires antecipa próximo álbum dia 21 no CCB

A fadista Carla Pires estreia canções do novo disco, a editar em 2016, no concerto de dia 21, no Centro Cultural de Belém (CCB), em Lisboa, no âmbito do ciclo "Há fado no cais".

No CCB, Carla Pires atua acompanhada pelos músicos Guilherme Banza, na guitarra portuguesa (na imagem), Pedro Pinhal, na viola, Vasco Sousa, na viola baixo e contrabaixo, e, como "convidada especial", a bailarina e coreógrafa São Castro. (Arquivo)

No CCB, Carla Pires atua acompanhada pelos músicos Guilherme Banza, na guitarra portuguesa (na imagem), Pedro Pinhal, na viola, Vasco Sousa, na viola baixo e contrabaixo, e, como "convidada especial", a bailarina e coreógrafa São Castro. (Arquivo)

Francisco Seco / AP

Carla Pires, com dois álbuns editados em nome próprio - "Ilha do meu fado" (2005) e "Rota das paixões" (2011) -, além de um outro com o Quinteto Amália, prepara o terceiro álbum, que antecipa no CCB.

"Se Lisboa sonhasse", de José Manuel Coelho, e "Noites perdidas", de Carla Pires, Carlos Leitão e Pedro Pinhal, são dois dos novos temas que Carla Pires inclui no alinhamento que vai apresentar, e que faz uma síntese da sua carreira, que conta 350 concertos efetuados em 21 países, segundo dados da sua discográfica.

A Ópera de Graz, na Áustria, a de Gent, na Bélgica, o Queen Elizabeth Hall, em Londres, o Het Concertgebouw, em Amesterdão, o Cirque d'Hiver, em Paris, a Kulturhuset, em Estocolmo, são alguns dos palcos que já pisou, segundo a mesma fonte.

O novo álbum, intitulado "Aqui", a editar no próximo ano, tem como "mote principal Lisboa, embora não se deixe fechar nas fronteiras geográficas da cidade, que é um enorme cais de partida e de chegada de fados e de outras músicas", disse à Lusa fonte da discográfica Ocarina.

No CCB, Carla Pires atua acompanhada pelos músicos Guilherme Banza, na guitarra portuguesa, Pedro Pinhal, na viola, Vasco Sousa, na viola baixo e contrabaixo, e, como "convidada especial", a bailarina e coreógrafa São Castro, que vai dançar o fado "Aprende o meu coração", de Rosa Lobato de Faria e Mário Pacheco.

São Castro ganhou este ano o Prémio de Melhor Espetáculo de Dança 2014 da Sociedade Portuguesa de Autores, com a coreografia "Play false", de sua autoria, e partilhou o palco com a fadista nas apresentações de "Fado: Ritual e sombras", premiado na Holanda como o melhor espetáculo de dança de 2014, com coreografia de Vasco Wellenkamp.

No CCB, entre outros, Carla Pires vai interpretar, "Trago fado nos sentidos" (Amália Rodrigues/Fontes Rocha), "Voar alto" (Paulo Abreu Lima/Carla Pires), "Cavalo à solta" (Ary dos Santos/Fernando Tordo), "Fado varina" (Ary dos Santos/Moniz Pereira), e "Rota das paixões" (Tiago Torres da Silva/António Neto).

Antes de subir ao palco belenense Carla Pires atua no dia 11 no Cinema São Jorge, no espetáculo solidário "O fado acontece".

Lusa

  • "Já só lhes resta uma coisa: bisbilhotar comunicações privadas"
    2:57

    Caso CGD

    O primeiro-ministro diz que o PSD atingiu o grau zero da política, quando chegou à "bisbilhotice" de querer ver as mensagens trocadas entre o ministro das Finanças e António Domingues. A polémica da Caixa Geral de Depósitos voltou a marcar o debate quinzenal, com António Costa a garantir que nunca esteve em causa a entrega de declarações da administração. Já o PSD e o CDS a acusaram o Governo de violar as regras da transparência e de oprimir os direitos da oposição.

  • Compensa comprar a granel?
    8:39
  • Técnica de defesa contra aperto de mão de Donald Trump
    1:39
  • Vídeo mostra aterragem de Harrison Ford que quase causou um desastre

    Mundo

    Harrison Ford quase provocou um grave acidente quando, ao pilotar um dos seus aviões, falhou a pista de aterragem e esteve muito perto de chocar contra um um Boeing 737, com mais de 100 pessoas a bordo. O incidente com o ator norte-americano, considerado um piloto experiente, aconteceu na passada segunda-feira, dia 13, no Condado de Orange, na Califórnia, e o momento foi captado em vídeo.

  • Descoberta nova espécie de primatas em Angola

    Mundo

    Uma equipa britânica de cientistas descobriu uma nova espécie de galagos anões, um primata pertencente à família dos galonídeos - comum na África subsariana -, na floresta ameaçada da Kumbira, localizada na província do Cuanza Sul, noroeste de Angola.

  • Vestidos da princesa Diana em exposição
    1:29

    Mundo

    As roupas mais emblemáticas da princesa Diana vão estar em exposição no Palácio de Kensington, em Londres, a partir de sexta-feira. O objetivo é mostrar a evolução do estilo da princesa de Gales, considerada um dos maiores ícones de moda de sempre.