sicnot

Perfil

Cultura

007 em aventura planetária

CARTAZ CINEMA

007 em aventura planetária

No novo “007, Spectre”, James Bond vive uma missão ultra-secreta em cenários do México, Marrocos, Itália e Áustria para, por fim, regressar à cidade de Londres. João Lopes comenta as novidades da semana, evocando ainda a obra do cineasta português José Fonseca e Costa, falecido no dia 1 de Novembro aos 82 anos de idade.

O 24º filme oficial de James Bond é uma vibrante aventura planetária em que o agente secreto britânico, ao serviço de Sua Majestade, é confrontado com os fantasmas do seu passado (e de alguns filmes anteriores). Em “007, Spectre”, Daniel Craig volta a vestir a pele de Bond, contracenando com Léa Seydoux e Monica Bellucci — depois de “Skyfall” (2012), a realização pertence pela segunda (e última) vez a Sam Mendes.

“As Sufragistas”, de Sarah Gavron, evoca as lutas pela igualdade de direitos para as mulheres (em particular o direito ao voto), na sociedade inglesa do começo do séc. XX. No elenco surgem os nomes de Carey Mulligan, Helena Bonham Carter e Meryl Streep.

A primeira parte de um longo projecto de documentação da vida nos lugares mais remotos do nosso país chega, agora, às salas de cinema: “Portugal – Um Dia de Cada Vez” tem assinatura de João Canijo e Anabela Moreira, e regista o quotidiano de populações do nordeste transmontano.

Em DVD, podemos redescobrir uma viagem no tempo que é também um dos maiores sucessos de sempre da comédia francesa: “Os Visitantes”, de Jean-Marie Poiré, tem Christian Clavier, Jean Reno e Valerie Lemercier nos papéis principais.

* Banda sonora: “007, Morre Noutro Dia” (2002), de Lee Tamahori

> “Die Another Day”, Madonna

  • "Já só lhes resta uma coisa: bisbilhotar comunicações privadas"
    2:57

    Caso CGD

    O primeiro-ministro diz que o PSD atingiu o grau zero da política, quando chegou à "bisbilhotice" de querer ver as mensagens trocadas entre o ministro das Finanças e António Domingues. A polémica da Caixa Geral de Depósitos voltou a marcar o debate quinzenal, com António Costa a garantir que nunca esteve em causa a entrega de declarações da administração. Já o PSD e o CDS a acusaram o Governo de violar as regras da transparência e de oprimir os direitos da oposição.

  • Compensa comprar a granel?
    8:39
  • Técnica de defesa contra aperto de mão de Donald Trump
    1:39
  • Vídeo mostra aterragem de Harrison Ford que quase causou um desastre

    Mundo

    Harrison Ford quase provocou um grave acidente quando, ao pilotar um dos seus aviões, falhou a pista de aterragem e esteve muito perto de chocar contra um um Boeing 737, com mais de 100 pessoas a bordo. O incidente com o ator norte-americano, considerado um piloto experiente, aconteceu na passada segunda-feira, dia 13, no Condado de Orange, na Califórnia, e o momento foi captado em vídeo.

  • Descoberta nova espécie de primatas em Angola

    Mundo

    Uma equipa britânica de cientistas descobriu uma nova espécie de galagos anões, um primata pertencente à família dos galonídeos - comum na África subsariana -, na floresta ameaçada da Kumbira, localizada na província do Cuanza Sul, noroeste de Angola.

  • Vestidos da princesa Diana em exposição
    1:29

    Mundo

    As roupas mais emblemáticas da princesa Diana vão estar em exposição no Palácio de Kensington, em Londres, a partir de sexta-feira. O objetivo é mostrar a evolução do estilo da princesa de Gales, considerada um dos maiores ícones de moda de sempre.