sicnot

Perfil

Cultura

007 em aventura planetária

CARTAZ CINEMA

007 em aventura planetária

No novo “007, Spectre”, James Bond vive uma missão ultra-secreta em cenários do México, Marrocos, Itália e Áustria para, por fim, regressar à cidade de Londres. João Lopes comenta as novidades da semana, evocando ainda a obra do cineasta português José Fonseca e Costa, falecido no dia 1 de Novembro aos 82 anos de idade.

O 24º filme oficial de James Bond é uma vibrante aventura planetária em que o agente secreto britânico, ao serviço de Sua Majestade, é confrontado com os fantasmas do seu passado (e de alguns filmes anteriores). Em “007, Spectre”, Daniel Craig volta a vestir a pele de Bond, contracenando com Léa Seydoux e Monica Bellucci — depois de “Skyfall” (2012), a realização pertence pela segunda (e última) vez a Sam Mendes.

“As Sufragistas”, de Sarah Gavron, evoca as lutas pela igualdade de direitos para as mulheres (em particular o direito ao voto), na sociedade inglesa do começo do séc. XX. No elenco surgem os nomes de Carey Mulligan, Helena Bonham Carter e Meryl Streep.

A primeira parte de um longo projecto de documentação da vida nos lugares mais remotos do nosso país chega, agora, às salas de cinema: “Portugal – Um Dia de Cada Vez” tem assinatura de João Canijo e Anabela Moreira, e regista o quotidiano de populações do nordeste transmontano.

Em DVD, podemos redescobrir uma viagem no tempo que é também um dos maiores sucessos de sempre da comédia francesa: “Os Visitantes”, de Jean-Marie Poiré, tem Christian Clavier, Jean Reno e Valerie Lemercier nos papéis principais.

* Banda sonora: “007, Morre Noutro Dia” (2002), de Lee Tamahori

> “Die Another Day”, Madonna

  • Não houve negligência médica no caso do jovem que morreu em São José
    2:33

    País

    Afinal, não houve negligência médica no caso do jovem que morreu há cerca de um ano no Hospital de São José, vítima de um aneurisma. Esta é a conclusão da Ordem dos Médicos e dos peritos do Instituto de Medicina Legal. Segundo o jornal Expresso, todos os relatórios relatórios pedidos pelo Ministério Público e pelo Centro Hospitalar de Lisboa Central dizem que o corpo clínico do hospital não teve responsabilidades na morte de David Duarte.

  • Jovens estariam de fones e poderão não ter ouvido comboio a aproximar-se
    1:47

    País

    As adolescentes, de 13 e 14 anos, encontradas mortas junto à linha do norte perto de Coimbra podem não ter ouvido a aproximação do comboio, uma vez que estariam de auriculares. Os corpos só foram descobertos 36 horas depois do desaparecimento das jovens, aparentemente vítimas de um descuido fatal.

  • Patti Smith engana-se na música de Bob Dylan durante cerimónia dos Nobel
    1:49

    Mundo

    Os prémios Nobel deste ano já foram entregues. Bob Dylan não compareceu à entrega do galardão da Literatura e fez-se representar pela amiga Patti Smith, que teve um bloqueio enquanto cantava "A Hard Rain's A-Gonna Fall" do músico. O Presidente da Colômbia Juan Manuel dos Santos foi distinguido com o Nobel da paz pelo acordo que alcançou com as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia.

  • CIA acredita que Trump foi ajudado por piratas informáticos russos
    1:24

    Eleições EUA 2016

    As eleições nos Estados Unidos da América já terminaram e o Presidente está eleito. Contudo, Barack Obama quer saber se os russos tentaram mesmo influenciar o voto e ao mesmo tempo perceber o que os serviços secretos aprenderam com todas as fugas de informação durante a campanha. Já a CIA diz não ter dúvidas: para os serviços secretos norte-americanos, Donald Trump foi ajudado por piratas informáticos.