sicnot

Perfil

Cultura

Descoberto e restaurado filme de animação dos estúdios Disney de 1928

Um filme de animação dos estúdios Disney, de 1928, que tinha sido dado como perdido, foi descoberto no Reino Unido e será exibido, numa versão restaurada, em dezembro em Londres.

1928 - Estreia-se, em Nova Iorque, o primeiro filme animado sonoro "Steamboat Willie", com Mickey Mouse, de Walt Disney.

1928 - Estreia-se, em Nova Iorque, o primeiro filme animado sonoro "Steamboat Willie", com Mickey Mouse, de Walt Disney.

AP

"Sleigh Bells", com seis minutos de duração, apresenta Oswald the Lucky Rabbit, personagem antecessora e muito semelhante a Mickey Mouse, mas com umas orelhas mais compridas e uma personalidade mais "traquina e rebelde".

De acordo com o Instituto do Cinema do Reino Unido, o filme foi encontrado nos arquivos da cinemateca britânica, foi restaurado em parceria com os estúdios de animação Walt Disney e será exibido pela primeira vez, ao fim de 87 anos, a 12 de dezembro em Londres.

Citado pela imprensa britânica, Robin Baker, programador do instituto britânico, afirmou que este curto filme poderá mostrar a novos públicos a "vitalidade e a imaginação" das criações de Walt Disney ainda durante o época do cinema mudo.

O presidente dos estúdios Walt Disney, Andrew Millstein, já fez saber que poderão existir mais filmes, há muito dados como desaparecidos ou perdidos, à espera de serem redescobertos.

"Sleigh Bells" foi descoberto por um investigador que pesquisava no catálogo do Instituto de Cinema Britânico disponível na internet, e considerado uma das maiores coleções fílmicas do mundo.

  • Madrid suspende governo regional da Catalunha

    Mundo

    O chefe do Governo espanhol anunciou hoje que decidiu acionar o artigo 155º da Constituição espanhola e pedir ao Senado a suspensão das funções do governo regional da Catalunha. Em conferência de imprensa justificou a adoção das medidas dada a "desobediência rebelde, sistemática e consciente" do Governo regional (Generalitat).

    Em atualização

  • Manifestações contra os incêndios um pouco por todo o país
    1:33

    País

    Estão marcadas para esta tarde várias manifestações contra os incêndios e as políticas florestais, mas também de homenagem às vítimas dos fogos que arrasaram o país. As iniciativas de protesto são quase todas organizadas através das redes sociais e por grupos de cidadãos.

  • Ministra do Mar não aceita suspensão da pesca da sardinha
    2:39

    Economia

    O organismo científico que aconselha a Comissão Europeia em matéria de pescas recomendou esta sexta-feira que Portugal e Espanha não pesquem sardinha no próximo ano. A Ministra do Mar não aceita esta recomendação de capturas zero e vai propor uma redução do limite de capturas de sardinha das 17 mil toneladas deste ano para cerca de 14 mil em 2018.