sicnot

Perfil

Cultura

Golegã acolhe certame dedicado ao cavalo e ao S. Martinho

A 40.ª edição da Feira Nacional do Cavalo e a 17.ª Feira Internacional do Cavalo Lusitano começam sexta-feira, na Golegã, aliando à centenária e típica Feira de S. Martinho o desporto equestre e o negócio de equinos.

Rui Medinas, presidente da Câmara Municipal da Golegã, disse à agência Lusa que o certame tem vindo a contar com uma presença crescente de visitantes provenientes não só de todo o país como de vários pontos do mundo.

Além de turistas atraídos pelas características da centenária Feira de S. Martinho, que traz à vila o cheiro da castanha assada e uma verdadeira azáfama de cavaleiros e amazonas, tem sido crescente o número de espetadores nas inúmeras provas equestres e de compradores, em particular interessados no cavalo Puro-Sangue Lusitano, disse.

O certame, que decorre até dia 15, arranca na sexta-feira às 08:00 com o Concurso Nacional Especial de Saltos de Obstáculos, realizando-se, à tarde, o Concurso de Atrelagem Nacional - Prova de Ensino e a Taça de Portugal de Equitação de Trabalho - Prova de Ensino.

Para sábado estão agendados, para o Largo do Arneiro, Centro de Alto Rendimento e Quinta da Labruja, o Concurso de Resistência Equestre, a Taça de Portugal de TREC (passeio) - Prova de Orientação, Taça de Portugal de Equitação de Trabalho - Prova de Maneabilidade, a Gala Equestre São Martinho 2015 (à noite), o Concurso Nacional Especial de Saltos de Obstáculos e o Concurso de Atrelagem Nacional - Prova de Maratona.

Rui Medinas realçou, ainda, a vertente cultural e artística do certame, com várias exposições de pintura e escultura, destacando a apresentação, no sábado, do livro "Manuel dos Santos: O Homem e o Toureiro", que "faz a ligação entre a história e a tradição da Golegã no toureio a pé".

No domingo, realiza-se a Taça de Portugal - Medição de Andamentos, o Concurso de Atrelagem Nacional - Prova de Cones, A Prova de Velocidade da Taça de Portugal de Equitação de Trabalho, o Concurso Nacional Especial de Saltos de Obstáculos e mais uma prova da Taça de Portugal de TREC.

Rui Medinas destacou a realização, pela primeira vez, no último fim de semana da feira, do Campeonato Europeu Juniores de Equitação do Trabalho, bem como as corridas de cavalos, de galope e de trote atrelado, além do 2.º Campeonato Nacional Inter Escolar de Equitação, que, este ano, além das escolas profissionais, conta com a participação dos Institutos Politécnicos.

No dia 11, Dia de São Martinho, realiza-se o tradicional cortejo dos Romeiros de São Martinho, decorrendo também nesse dia as jornadas de investigação médico-veterinárias em equídeos, momento "importante de reflexão e produção de conhecimento", realçou.

Lusa

  • O percurso dos rendimentos de Ronaldo
    3:43

    Football Leaks

    O Ministério das Finanças espanhol abriu uma investigação a Cristiano Ronaldo, por eventuais irregularides na declaração dos rendimentos da publicidade. A Gestifute, empresa do agente do avançado do Real Madrid, garante que Ronaldo tem os impostos em dia. A investigação aos documentos extraídos da plataforma informática Football Leaks, liderada pela revista alemã Der Spiegel, e da qual faz parte o jornal Expresso, conseguiu traçar o percurso dos rendimentos do melhor jogador do mundo.

  • Fábio Coentrão investigado por suspeita de delitos fiscais
    3:37

    Football Leaks

    O Ministério Público de Madrid acusou o defesa português Ricardo Carvalho de evasão fiscal e está a investigar Fábio Coentrão por eventuais delitos fiscais. Além dos dois portugueses a justiça acusou ainda o espanhol Xabi Alonso, o argentino Ángel Di María e investiga o colombiano Falcão. As investigações surgem depois da revelação do caso Football Leaks, investigada pelo Expresso e pelo consórcio europeu de jornalistas que tiveram acesso a milhões de documentos.

  • Uma alternativa aos serviços de enfermagem ao domicílio
    7:34
    Contas Poupança

    Contas Poupança

    4ª FEIRA JORNAL DA NOITE

    Chamar o médico a casa é um procedimento habitual para muitas famílias, mas chamar um enfermeiro a casa é menos comum. Uma portuguesa criou um sistema inovador no mundo em que pode chamar um enfermeiro a casa através da internet ou de uma aplicação para telemóvel com os mesmos preços em todo o país e sem mensalidades. Só paga o serviço que utilizar. O Contas Poupança foi conhecer os preços e comparar para ver se compensa.

  • As primeiras palavras de um dos sobreviventes da Chapecoense
    0:29