sicnot

Perfil

Cultura

Golegã acolhe certame dedicado ao cavalo e ao S. Martinho

A 40.ª edição da Feira Nacional do Cavalo e a 17.ª Feira Internacional do Cavalo Lusitano começam sexta-feira, na Golegã, aliando à centenária e típica Feira de S. Martinho o desporto equestre e o negócio de equinos.

Rui Medinas, presidente da Câmara Municipal da Golegã, disse à agência Lusa que o certame tem vindo a contar com uma presença crescente de visitantes provenientes não só de todo o país como de vários pontos do mundo.

Além de turistas atraídos pelas características da centenária Feira de S. Martinho, que traz à vila o cheiro da castanha assada e uma verdadeira azáfama de cavaleiros e amazonas, tem sido crescente o número de espetadores nas inúmeras provas equestres e de compradores, em particular interessados no cavalo Puro-Sangue Lusitano, disse.

O certame, que decorre até dia 15, arranca na sexta-feira às 08:00 com o Concurso Nacional Especial de Saltos de Obstáculos, realizando-se, à tarde, o Concurso de Atrelagem Nacional - Prova de Ensino e a Taça de Portugal de Equitação de Trabalho - Prova de Ensino.

Para sábado estão agendados, para o Largo do Arneiro, Centro de Alto Rendimento e Quinta da Labruja, o Concurso de Resistência Equestre, a Taça de Portugal de TREC (passeio) - Prova de Orientação, Taça de Portugal de Equitação de Trabalho - Prova de Maneabilidade, a Gala Equestre São Martinho 2015 (à noite), o Concurso Nacional Especial de Saltos de Obstáculos e o Concurso de Atrelagem Nacional - Prova de Maratona.

Rui Medinas realçou, ainda, a vertente cultural e artística do certame, com várias exposições de pintura e escultura, destacando a apresentação, no sábado, do livro "Manuel dos Santos: O Homem e o Toureiro", que "faz a ligação entre a história e a tradição da Golegã no toureio a pé".

No domingo, realiza-se a Taça de Portugal - Medição de Andamentos, o Concurso de Atrelagem Nacional - Prova de Cones, A Prova de Velocidade da Taça de Portugal de Equitação de Trabalho, o Concurso Nacional Especial de Saltos de Obstáculos e mais uma prova da Taça de Portugal de TREC.

Rui Medinas destacou a realização, pela primeira vez, no último fim de semana da feira, do Campeonato Europeu Juniores de Equitação do Trabalho, bem como as corridas de cavalos, de galope e de trote atrelado, além do 2.º Campeonato Nacional Inter Escolar de Equitação, que, este ano, além das escolas profissionais, conta com a participação dos Institutos Politécnicos.

No dia 11, Dia de São Martinho, realiza-se o tradicional cortejo dos Romeiros de São Martinho, decorrendo também nesse dia as jornadas de investigação médico-veterinárias em equídeos, momento "importante de reflexão e produção de conhecimento", realçou.

Lusa

  • Atirador canadiano mata combatente do Daesh a 3,5km de distância

    Mundo

    Um atirador das Forças Especiais do Canadá matou um combatente do Daesh com um tiro disparado a 3,5 quilómetros de distância, no passado mês de maio, no Iraque. O Comando de Operações Especiais canadiano garantiu à BBC que a distância do disparo, realizado com sucesso, é já considerada um recorde na história militar.

  • Revelada a verdadeira identidade de Banksy?

    Cultura

    O músico e produtor Goldie pode ter revelado a identidade do artista mais conhecido por Banksy, durante uma entrevista ao podcast do rapper Scroobius Pip. Goldie referiu Robert Del Naja de forma acidental e os fãs acreditam que a identidade do artista britânico foi finalmente desvendada.

  • "Mãe, por favor, para de dizer asneiras. Não quero que leves um tiro"
    0:51

    Mundo

    O Departamento de Investigação da Polícia do Minnesota divulgou esta sexta-feira um vídeo com imagens de um incidente que levou à morte de um afro-americano pela polícia, nos Estados Unidos da América. Em julho de 2016 um polícia atingiu mortalmente Philando Castile, de 32 anos, durante uma operação de controlo rodoviário. O homem procurava os documentos de identificação quando o polícia disparou quatro tiros. Nas imagens é possível ver o desespero da filha da companheira de Philiando Castile, minutos depois de ter visto o padrasto a morrer. O agente responsável pela morte de Castile foi absolvido pelo Tribunal na semana passada.

  • Depois da "provocação", o acidente em cadeia
    0:43

    Mundo

    Um vídeo de um acidente numa autoestrada em Santa Clarita, na Califórnia (EUA), está a tornar-se viral nas redes sociais. Nas imagens é possível ver um motociclista a dar um pontapé num carro que seguia à sua frente. Como forma de "retribuição", o carro vira na direção da mota mas bate no separador e depois numa carrinha que acabou por capotar. Segundo a imprensa norte-americana o condutor da carrinha foi levado para o hospital com ferimentos ligeiros. Já a pessoa que conduzia a mota seguiu o seu caminho.