sicnot

Perfil

Cultura

Obras de arte de Paula Rego e Georg Baselitz vão a leilão em Lisboa

Os quadros "A Marcha", de Paula Rego, e "Hut ab - Die schoene Wiese", de Georg Baselitz, vão a leilão a 12 de novembro, em Lisboa, pela Veritas Art Auctioneers, foi hoje anunciado pela leiloeira.

Paula Rego

Paula Rego

AP

"A Marcha", óleo e colagem sobre tela, pintado por Paula Rego em 1976, vai a leilão com uma base de licitação mínima de 140.000 euros e pode atingir os 200.000 euros, segundo a leiloeira, que coloca o preço da obra de Baselitz sob consulta.

O óleo "Hut ab - Die schoene Wiese" ("Tira o chapéu! O belo campo", em tradução livre) mostra um jockey representado de cabeça para baixo, rodeado por pedras cúbicas, colocado numa moldura de madeira entalhada ao gosto renascentista produzida pelo próprio artista.

A tela, onde o artista - nascido em 1938, na Alemanha - joga com a ideia do homem invertido, do mundo ao contrário, faz parte de uma série única produzida por Georg Baselitz, em Itália, no Verão de 2000.

Também irão à praça neste leilão, segundo a Veritas, obras de George Condo, Helena Almeida, Carlos Botelho, Eduardo Luiz, Nicola De Maria, Julião Sarmento, António Dacosta, José de Guimarães e Thomas Struth.

As peças deste leilão de arte moderna e contemporânea estarão em exposição a partir de sábado, na avenida Elias Garcia, 157A/B, em Lisboa, até 11 de novembro.

Lusa

  • Autarca e duas jornalistas mortas a tiro na Finlândia 

    Mundo

    A presidente da Câmara de Imatra, na Finlândia, e duas jornalistas foram mortas a tiro na noite passada, na pequena cidade do sudeste do país. O incidente aconteceu junto a um restaurante e a polícia chegou ao local pouco depois dos disparos. Um suspeito de 23 anos já foi detido.

  • Avião da Qatar Airways aterra de emergência nas Lajes
    0:47

    País

    Aterrou de emergência nos Açores, esta manhã, um avião da Qatar Airways. A turbulência obrigou à manobra que causou pelo menos 10 feridos nos passageiro do avião que fazia ligação de Washington para Doha, capital do Qatar, e foi desviado para a base aérea das Lajes.

  • Óscar do turismo para empresa que gere património de Sintra
    1:51

    Cultura

    A Parques de Sintra ganhou, pelo quarto ano consecutivo, os World Travel Awards na categoria de "Melhor Empresa de Conservação do Mundo". A empresa portuguesa, que gere monumentos, parques e jardins situados na zona da Paisagem Cultural de Sintra e em Queluz, voltou a ser a única nomeada europeia na categoria, e foi a vencedora entre candidatos de todo o mundo.

  • O novo coala do zoo de Lisboa
    3:10

    País

    A SIC acompanhou em exclusivo a transferência de uma coala da Alemanha para o Zoo de Lisboa. O animal veio de avião e foi batizado pelos passageiros que seguiam a bordo. Ficou com o nome de Goolara. O coala é uma fêmea, com quase dois anos, e veio para aumentar a família da mesma espécie em Portugal.

  • Jovens do exército russo aderem ao Desafio do Manequim
    1:01

    Mundo

    Na Rússia, o grupo de jovens do exército também já aderiu ao famoso Mannequin Challenge. O vídeo foi divulgado pelo Ministério da Defesa russo. O objetivo é mostrar o dia-a-dia do chamado exército de jovens, cuja principal missão passa por sensibilizar os russos para a necessidade de cumprir o serviço militar obrigatório.