sicnot

Perfil

Cultura

Propostas para "A Palavra do Ano" começam hoje a ser recebidas

A Porto Editora inicia hoje a primeira volta para a escolha d'"A palavra do ano", começando a receber, no sítio www.palavradoano.pt, as propostas de palavras que possam vir a integrar a lista das dez finalistas.

palavradoano.pt

"Através deste site, cada pessoa pode propor aquela que lhe parece poder vir a ser a palavra do ano de 2015", explicou à Lusa fonte da Porto Editora, que desde 2009 organiza este concurso.

"Em 2009 foi esmiuçar, palavra que ganhou notoriedade no âmbito de uma rubrica televisiva dos comediantes Gato Fedorento", disse a mesma fonte.

"Esta primeira fase de auscultação pública durará até ao fim de novembro, depois, nos primeiros dias de dezembro, será anunciada a lista das dez palavras candidatas à Palavra do Ano 2015, abrindo-se a votação naquele 'site' até o final do ano", explicou a mesma fonte.

"As sugestões recebidas são cruzadas com uma lista alargada que assinalamos ao longo do ano, e é deste cruzamento que sairão as dez palavars finalistas", explicou a mesma fonte.

O anúncio da palavra eleita será feito "nos primeiros dias de 2016".

A "esmiuçar" seguiu-se, em 2010, vuvuzela, palavra escolhida, "muito provavelmente, por este objeto ter sido largamente mediatizado durante o Mundial de Futebol disputado naquele ano, na África do Sul".

Em 2011 foi austeridade, "palavra que entrou em força nesse ano e, infelizmente, ainda se mantém muito presente", e, em 2012, foi 'entroikado', "um neologismo que refletia bem o estado de espírito da generalidade dos portugueses", segundo a mesma fonte.

Em 2013, a escolha recaiu sobre bombeiro, "uma homenagem feita pelos portugueses, num ano que ficou tristemente marcado pela perda de muitas vidas no combate aos incêndios que se verificaram no verão".

No ano passado, a palavra escolhida foi corrupção, "tantos foram os casos de suspeita de corrupção conhecidos ao longo do ano, em diferentes setores da sociedade, envolvendo entidades e personalidades públicas".

  • Não há risco de colapso do viaduto de Alcântara
    1:35

    País

    O desvio de um pilar do viaduto de Alcântara obrigou esta quarta-feira ao corte do trânsito e da circulação de comboios da linha de Cascais. O estrago terá sido provocado por um camião que embateu na estrutura durante a noite. A circulação ferroviária foi retomada a meio da manhã, mas o viaduto só será reaberto esta quinta-feira.

  • Suspeito de homicídio à porta do Luanda foi ouvido em tribunal e ficou em preventiva
    1:36

    País

    O suspeito de ser o autor dos disparos que mataram um jovem junto à discoteca Luanda foi ouvido em tribunal e ficou em prisão preventiva. Segundo a investigação, tudo terá começado com um mero desacato, ainda dentro da discoteca, onde a vitima e o detido foram filmados a discutir. O homem de 23 anos está indiciado por dois crimes de homicídio, um na forma tentada.

  • Romeu e Julieta nasceram no mesmo dia e no mesmo hospital

    Mundo

    Na Carolina do Sul, nos EUA, dois bebés tinham o parto marcado para 26 de março mas decidiram nascer mais cedo: exatamente no mesmo dia, apenas com uma diferença de 18 horas. Os pais não se conheciam e, curiosamente, deram o nome aos recém nascidos de Romeo e Juliet (em português, Romeu e Julieta).

  • Túmulo de Jesus Cristo restaurado

    Mundo

    Após 10 meses de obras de restauro, o túmulo onde Jesus Cristo terá sido sepultado foi esta quarta-feira revelado numa cerimónia na igreja do Santo Sepulcro, em Jerusalém.