sicnot

Perfil

Cultura

Propostas para "A Palavra do Ano" começam hoje a ser recebidas

A Porto Editora inicia hoje a primeira volta para a escolha d'"A palavra do ano", começando a receber, no sítio www.palavradoano.pt, as propostas de palavras que possam vir a integrar a lista das dez finalistas.

palavradoano.pt

"Através deste site, cada pessoa pode propor aquela que lhe parece poder vir a ser a palavra do ano de 2015", explicou à Lusa fonte da Porto Editora, que desde 2009 organiza este concurso.

"Em 2009 foi esmiuçar, palavra que ganhou notoriedade no âmbito de uma rubrica televisiva dos comediantes Gato Fedorento", disse a mesma fonte.

"Esta primeira fase de auscultação pública durará até ao fim de novembro, depois, nos primeiros dias de dezembro, será anunciada a lista das dez palavras candidatas à Palavra do Ano 2015, abrindo-se a votação naquele 'site' até o final do ano", explicou a mesma fonte.

"As sugestões recebidas são cruzadas com uma lista alargada que assinalamos ao longo do ano, e é deste cruzamento que sairão as dez palavars finalistas", explicou a mesma fonte.

O anúncio da palavra eleita será feito "nos primeiros dias de 2016".

A "esmiuçar" seguiu-se, em 2010, vuvuzela, palavra escolhida, "muito provavelmente, por este objeto ter sido largamente mediatizado durante o Mundial de Futebol disputado naquele ano, na África do Sul".

Em 2011 foi austeridade, "palavra que entrou em força nesse ano e, infelizmente, ainda se mantém muito presente", e, em 2012, foi 'entroikado', "um neologismo que refletia bem o estado de espírito da generalidade dos portugueses", segundo a mesma fonte.

Em 2013, a escolha recaiu sobre bombeiro, "uma homenagem feita pelos portugueses, num ano que ficou tristemente marcado pela perda de muitas vidas no combate aos incêndios que se verificaram no verão".

No ano passado, a palavra escolhida foi corrupção, "tantos foram os casos de suspeita de corrupção conhecidos ao longo do ano, em diferentes setores da sociedade, envolvendo entidades e personalidades públicas".

  • Bruno de Carvalho manda SMS aos jogadores em nome dos jogadores. Confuso?

    Desporto

    De acordo com a imprensa desta manhã, o presidente do Sporting Clube de Portugal terá enviado mensagens escritas aos jogadores com o seguinte texto "Obrigado presidente pelas felicitações. Ainda temos muito para conquistar juntos" e assinou com o nome do jogador a quem enviou a mensagem. Uma aparente reação ao facto de nenhum dos jogadores ter respondido às mensagens escritas por Bruno de Carvalho, com incentivos e elogios antes e depois da vitória do Sporting frente ao Boavista.

  • Marcelo já sabia da substituição do embaixador de Angola
    4:00

    País

    O Presidente da República sabia há bastante tempo da substituição do embaixador de Angola em Lisboa e já tinha aprovado o nome do futuro representante de Luanda. A revelação foi feita, esta terça-feira, por Marcelo Rebelo de Sousa, numa conversa exclusiva com a SIC no Palácio de Belém. O Presidente contou ainda que não vai enviar recados ao Governo nem aos partidos no discurso de 25 abril que vai fazer na Assembleia da República.

    Exclusivo SIC

  • Chegaram os brinquedos de cartão para a consola
    6:24
  • O 10 de julho de 1941 na escrita de João Pinto Coelho
    15:09
  • Governo promete melhorar condições de 26 mil famílias
    1:23

    País

    O ministro do Ambiente explicou esta terça-feira, no Parlamento, as novas medidas para a habitação: reduzir os impostos para arrendamentos longos, melhorar as condições de 26 mil famílias e introduzir o arrendamento vitalício para maiores de 65 anos. Este é um investimento que vai chegar aos 1700 milhões de euros.

  • Pato em excesso de velocidade faz disparar radar numa estrada suíça
    1:31
  • Peixe-galo e batatas rosti, qual o cardápio do encontro entre os líderes das Coreias?

    Mundo

    O menu do encontro entre o líder norte-coreano, Kim Jong-un, e o Presidente sul-coreano, Moon Jae-in, já foi dado a conhecer esta terça-feira. Através do site oficial do Governo, Seul anunciou um cardápio com vários pratos típicos da Península da Coreia, como dumplings ao vapor, arroz cultivado na Coreia, carne grelhada, salada fria com polvo, peixe-galo, batatas rosti e sopa fria.

    SIC

  • O vestido de noiva de Megan Markle
    1:17