sicnot

Perfil

Cultura

Armas usadas na PIDE e pistola como a de Hitler integram exposição no Porto

Uma pistola Luger do rei Manuel II, uma Liliput dourada igual à que possuía o ditador Adolf Hitler ou armas utilizadas pela PIDE e na II Guerra Mundial integram uma exposição inaugurada hoje na PSP do Porto.

ADAM WARZAWA

A exposição de armas antigas - séculos XIX e XX -- foi hoje de manhã inaugurada no Edifício Aljube, no Comando da PSP do Porto, tem cerca de 200 relíquias e a organização do espólio coube ao Departamento de Armas e Explosivos daquela polícia, explicou à Lusa o subcomissário Paulo Barros, acrescentando que a mostra fica patente até dia 18 de novembro.

Em entrevista à Lusa, o subcomissário Paulo Barros explicou que na exposição há armas usadas nas grandes guerras mundiais, armas como as utilizadas pelos 'gangsters' americanos do tempo da Lei Seca, mas também armas do tempo da Monarquia e que estavam atribuídas a membros da PIDE - Polícia Internacional e de Defesa do Estado, durante o período de ditadura em Portugal do Estado Novo.

Questionado pela Lusa sobre a proveniência de todas estas armas, o subcomissário Paulo Barros explicou que muitas delas fazem parte do depósito da PSP, a entidade com competência exclusiva de dar o destino às armas após as decisões judiciais.

Também há armas provenientes de decisões dos processos judiciais, de processos de contraordenação, entregas voluntárias de pessoas e de familiares de detentores que entretanto morreram.

Paulo Barros explica que a mostra tem uma preocupação de preservar "memória", "valor artístico" e "valor museológico" e daí a seleção passar, por exemplo, por uma pistola semiautomática Luger "adquirida pela Monarquia e apresentada à Coroa do rei D. Manuel II, em 1906", conforme consta da etiqueta anexa.

"Às vezes é a própria história daquela arma particular que encerra também uma história particular e portanto temos essa preocupação", concluiu.

A exposição, que é aberta ao público em geral e é gratuita, decorre em paralelo com 'workshops' sobre a segurança das armas e com um leilão de armas que reúne revólveres apreendidos pela PSP em operações policiais, mas também fruto de entregas voluntárias.

Lusa

  • O papel da religião no quotidiano
    24:57
  • Jane Goodall iniciou palestra com sons semelhantes aos dos chimpanzés
    2:18

    País

    A investigadora Jane Goodall esteve esta quinta-feira em Lisboa para participar numa conferência da National Geographic. A primatóloga começou o seu discurso com sons semelhantes aos dos chimpanzés. Numa entrevista à SIC, Goodall falou sobre os chimpanzés e sobre o trabalho que continua a desenvolver em todo o mundo, em prol do ambiente, dos animais e das pessoas. 

  • NATO vai aumentar luta contra o terrorismo

    Mundo

    O secretário-geral da NATO, Jens Stoltenberg, disse que os aliados da NATO concordaram esta quinta-feira em aumentar a luta contra o terrorismo e em "investir mais e melhor" na Aliança.

  • Trump empurra líder do Montenegro para ficar à frente na fotografia

    Mundo

    A reunião de líderes dos Estados-membros da NATO, que decorreu esta quinta-feira em Bruxelas, na Bélgica, ficou marcada por um momento insólito em que o Presidente norte-americano não quis abdicar de ficar no melhor plano possível nas fotografias de grupo. Nem que para isso tenha sido necessário empurar o líder de outro país.

  • O humor de John Kerry nas críticas a Trump
    0:40

    Mundo

    John Kerry criticou as ligações de Donald Trump com a Rússia durante um discurso de abertura, na Universidade de Harvard. O ex-secretário de Estado norte-americano disse, em tom de brincadeira, que se os jovens querem vingar na política, devem primeiro aprender a falar russo.