sicnot

Perfil

Cultura

Armas usadas na PIDE e pistola como a de Hitler integram exposição no Porto

Uma pistola Luger do rei Manuel II, uma Liliput dourada igual à que possuía o ditador Adolf Hitler ou armas utilizadas pela PIDE e na II Guerra Mundial integram uma exposição inaugurada hoje na PSP do Porto.

ADAM WARZAWA

A exposição de armas antigas - séculos XIX e XX -- foi hoje de manhã inaugurada no Edifício Aljube, no Comando da PSP do Porto, tem cerca de 200 relíquias e a organização do espólio coube ao Departamento de Armas e Explosivos daquela polícia, explicou à Lusa o subcomissário Paulo Barros, acrescentando que a mostra fica patente até dia 18 de novembro.

Em entrevista à Lusa, o subcomissário Paulo Barros explicou que na exposição há armas usadas nas grandes guerras mundiais, armas como as utilizadas pelos 'gangsters' americanos do tempo da Lei Seca, mas também armas do tempo da Monarquia e que estavam atribuídas a membros da PIDE - Polícia Internacional e de Defesa do Estado, durante o período de ditadura em Portugal do Estado Novo.

Questionado pela Lusa sobre a proveniência de todas estas armas, o subcomissário Paulo Barros explicou que muitas delas fazem parte do depósito da PSP, a entidade com competência exclusiva de dar o destino às armas após as decisões judiciais.

Também há armas provenientes de decisões dos processos judiciais, de processos de contraordenação, entregas voluntárias de pessoas e de familiares de detentores que entretanto morreram.

Paulo Barros explica que a mostra tem uma preocupação de preservar "memória", "valor artístico" e "valor museológico" e daí a seleção passar, por exemplo, por uma pistola semiautomática Luger "adquirida pela Monarquia e apresentada à Coroa do rei D. Manuel II, em 1906", conforme consta da etiqueta anexa.

"Às vezes é a própria história daquela arma particular que encerra também uma história particular e portanto temos essa preocupação", concluiu.

A exposição, que é aberta ao público em geral e é gratuita, decorre em paralelo com 'workshops' sobre a segurança das armas e com um leilão de armas que reúne revólveres apreendidos pela PSP em operações policiais, mas também fruto de entregas voluntárias.

Lusa

  • Portugal com 3.ª maior dívida pública da UE

    Economia

    A dívida pública recuou, em termos homólogos, na zona euro e na União Europeia (UE), no primeiro trimestre, tendo Portugal registado a terceira maior dos 28 (130,5%), depois da Grécia e de Itália, divulga hoje o Eurostat.

  • Crianças no Daesh - 2ª Parte
    23:43
  • Montenegro e o futuro do PSD: "Não vou pedir licença para avançar"
    1:41

    País

    Luís Montenegro admite que se achar que é a pessoa ideal para a liderança do PSD, não vai pedir licença a ninguém para avançar. Em entrevista à SIC Notícias, o ex-líder parlamentar do PSD diz que está ao lado de Passos Coelho mas sublinha que é importante que haja uma clarificação na liderança do partido.

    Entrevista SIC Notícias

  • "Estes engenheiros não tiveram formação para exercer arquitetura"
    7:00

    País

    O Parlamento aprovou esta quarta-feira as propostas do PSD e do PAN para devolver aos engenheiros a possibilidade de assinarem projetos de arquitetura. Os aquitetos discordam da medida. José Manuel Pedreirinho, presidente da Ordem dos arquitetos, esteve na Edição da Noite da SIC Notícias para falar sobre o assunto.

    Entrevista SIC Notícias

  • "Foi uma grande honra ser deputado"
    1:23

    País

    Alberto Martins vai deixar a vida política, o socialista renunciou esta quarta-feira ao cargo de deputado, que ocupava há 30 anos, com algumas interrupções. Alberto Martins desempenhou funções de ministro da Reforma do Estado no segundo Governo de António Guterres, e de ministro da Justiça no segundo Executivo liderado por josé Sócrates. O socialista vai ser substituído por Hugo Carvalho.