sicnot

Perfil

Cultura

The Gift fecham celebração dos 20 anos com um livro, um álbum e dois concertos

Os portugueses The Gift estão a terminar a celebração dos 20 anos de carreira, com uma biografia, uma dupla coletânea e dois concertos em dezembro, mas já de olhos postos no próximo álbum, que vai contar com Brian Eno.

"Estamos a celebrar um legado, uma história, uma identidade, uma obra. Não queremos adormecer na almofada dos grandiosos discos editados, mas é uma prova de vigor e rigor da banda", disse à agência Lusa o músico Nuno Gonçalves, um dos elementos dos The Gift.

O grupo tem andado há um ano a assinar duas décadas de vida, desde a formação em Alcobaça, em 1994. Fizeram mais de 40 concertos com alinhamento de celebração, aos quais se juntarão duas datas que Nuno Gonçalves disse serem especiais: a 12 de dezembro atuam no Multiusos de Guimarães e, a 14 de dezembro, no Meo Arena, em Lisboa.

Na sexta-feira sairá a dupla coletânea "20", com 24 canções que atravessam toda a discografia. "A carreira dos Gift não é feita de singles, mas de músicas intensas e intemporais. É um alinhamento versátil que permite perceber qual a identidade dos Gift", sublinhou Nuno Gonçalves.

Na mesma altura será também publicado o livro "The Gift 20", do jornalista Nuno Galopim, que traça o percurso da banda, a partir de entrevistas feitas aos seus quatro elementos.

"Sempre disse que não podia ser um livro promocional. Uma banda como vinte anos tem os seus lados mais obscuros; não é só flores, há também espinhos e não temos vergonha de assumir isso", referiu o músico.

É no livro que o público ficará a saber mais sobre o próximo álbum de originais dos The Gift, que já está terminado e deverá sair em 2016.

Nuno Gonçalves explicou que foi gravado ao longo dos últimos dois anos, em Espanha, foi concluído em Alcobaça e contou com uma "parceria artística", na produção e na escrita de canções, entre a banda e o músico e produtor britânico Brian Eno.

"É o melhor produtor de todos os tempos, basta ver o que fez com os Talking Heads, com os U2, com os Coldplay. Com a participação dele, não se pode esperar um disco normal dos Gift", disse.

Por agora, a banda está focada na celebração dos 20 anos, que Nuno Gonçalves disse terem sido de desbravar caminho na música portuguesa. Os The Gift foram "a primeira banda portuguesa cem por cento 'do it youself' [faça você mesmo], com as mãos assentes nas rédeas da banda".

"O caminho foi difícil, mas o mais importante é que foi traçado com o público. Sem ele, não fazia sentido fazer discos, sem ele não fazia sentido fazer concertos", afirmou Nuno Gonçalves.

Compõem The Gift os irmãos Nuno e John Gonçalves, Sónia Tavares e Miguel Ribeiro. Da discografia fazem parte a maquete "Digital Atmosphere" (1997) e os álbuns "Vinyl" (1998), "Film" (2001), "AM-FM" (2004), "Explode" (2011) e "Primavera" (2012).

Atualmente os quatro elementos do grupo vivem entre Portugal, Espanha e o Brasil. Para Nuno Gonçalves, essa dispersão internacional foi o melhor que aconteceu à banda, porque permitiu entrar muito mais mundo nos The Gift.

Lusa

  • Marco Silva vai treinar o Watford

    Desporto

    O treinador português Marco Silva assinou contrato com o Watford, da Liga Inglesa. O emblema que terminou a última Premier League na 17ª posição, a última antes dos lugares de descida, ganhou assim a corrida ao Crystal Palace e ao FC Porto, que também tentaram contratar o técnico.

  • "A maior conquista foi construir estabilidade"
    2:14

    Economia

    António Costa voltou esta sexta-feira a garantir que a partir de junho nenhum subsídio de desemprego será inferior a 421 euros por mês. O primeiro-ministro falava nas jornadas parlamentares do PS, onde afirmou que a estabilidade é a maior conquista deste Governo.

  • Com a multiplicação de bons indicadores económicos e financeiros do país, multiplicam-se os elogios ao Governo e declaram-se mortas e enterradas as políticas do passado recente, nomeadamente a da austeridade. Nada mais errado. O que os bons resultados agora alcançados provam definitivamente é que a austeridade resolveu de facto os problemas das contas públicas e, mais do que isso, contribuiu para o crescimento económico que foi garantido por reformas estruturais e pela reorientação do modelo económico.

    José Gomes Ferreira

  • Raízes de ciência e rebentos de esperança
    14:14
  • Portugal pode ser atingido por longos períodos de seca

    País

    Portugal e Espanha podem ser atingidos até 2100 por 'megasecas', períodos de seca de dez ou mais anos, segundo os piores cenários traçados num estudo da universidade britânica Newcastle, que tem a participação de uma investigadora portuguesa.

  • G7 reforça compromisso na luta contra o terrorismo
    2:11
  • Uma foto para a história

    Mundo

    As mulheres dos líderes mundiais que se reúnem nas cimeiras da NATO posam para a fotografia oficial das primeiras-damas. A deste ano é histórica. Pela primeira vez, há um marido de um primeiro-ministro entre as nove mulheres. Trata-se de Gauthier Destenay, casado com o líder do Luxemburgo.