sicnot

Perfil

Cultura

Joana Vasconcelos diz que novo ministro vem dar peso político à cultura

A artista Joana Vasconcelos congratulou-se hoje com a escolha de João Soares para novo ministro da Cultura do governo de António Costa, afirmando que este vem "dar peso político" ao setor.

(arquivo)

(arquivo)

EPA

"Estou muito entusiasmada, porque João Soares é uma pessoa que conjuga duas qualidades ótimas para ministro da Cultura: é um homem de Cultura e é um homem com peso politico", disse Joana Vasconcelos à agência Lusa, à margem da apresentação da sua obra "Strangers in the Night" no Museu Thyssen, em Madrid.

Para a artista portuguesa, a Cultura em Portugal "estava a precisar de peso político e de ter alguém com uma voz forte que possa intervir em nome da Cultura, de forma efectiva no Conselho de Ministros".

"Estou muito contente que, primeiro, haja ministro e, depois, que seja um ministro com Cultura e peso político", reiterou.

João Soares, de 66 anos, está nomeado para a pasta da Cultura do XXI Governo Constitucional, sendo a primeira vez que assume funções governativas, depois de ter sido vereador e presidente da Câmara de Lisboa, entre outras funções, como as de eurodeputado, de 1994 a 1995, e membro do Conselho de Estado, de 1999 a 2002.

Militante do PS e filho do "histórico" socialista Mário Soares, João Soares foi vereador da Cultura da Câmara Municipal de Lisboa, entre 1990 e 1995, presidindo à autarquia até 2002.

No Governo da coligação PSD/CDS, saído das eleições de 2011, a pasta da Cultura esteve entregue a uma secretaria de Estado.

Lusa

  • O percurso dos rendimentos de Ronaldo
    3:43

    Football Leaks

    O Ministério das Finanças espanhol abriu uma investigação a Cristiano Ronaldo, por eventuais irregularides na declaração dos rendimentos da publicidade. A Gestifute, empresa do agente do avançado do Real Madrid, garante que Ronaldo tem os impostos em dia. A investigação aos documentos extraídos da plataforma informática Football Leaks, liderada pela revista alemã Der Spiegel, e da qual faz parte o jornal Expresso, conseguiu traçar o percurso dos rendimentos do melhor jogador do mundo.

  • Fábio Coentrão investigado por suspeita de delitos fiscais
    3:37

    Football Leaks

    O Ministério Público de Madrid acusou o defesa português Ricardo Carvalho de evasão fiscal e está a investigar Fábio Coentrão por eventuais delitos fiscais. Além dos dois portugueses a justiça acusou ainda o espanhol Xabi Alonso, o argentino Ángel Di María e investiga o colombiano Falcão. As investigações surgem depois da revelação do caso Football Leaks, investigada pelo Expresso e pelo consórcio europeu de jornalistas que tiveram acesso a milhões de documentos.

  • Uma alternativa aos serviços de enfermagem ao domicílio
    7:34
    Contas Poupança

    Contas Poupança

    4ª FEIRA JORNAL DA NOITE

    Chamar o médico a casa é um procedimento habitual para muitas famílias, mas chamar um enfermeiro a casa é menos comum. Uma portuguesa criou um sistema inovador no mundo em que pode chamar um enfermeiro a casa através da internet ou de uma aplicação para telemóvel com os mesmos preços em todo o país e sem mensalidades. Só paga o serviço que utilizar. O Contas Poupança foi conhecer os preços e comparar para ver se compensa.

  • As primeiras palavras de um dos sobreviventes da Chapecoense
    0:29