sicnot

Perfil

Cultura

Joana Vasconcelos diz que novo ministro vem dar peso político à cultura

A artista Joana Vasconcelos congratulou-se hoje com a escolha de João Soares para novo ministro da Cultura do governo de António Costa, afirmando que este vem "dar peso político" ao setor.

(arquivo)

(arquivo)

EPA

"Estou muito entusiasmada, porque João Soares é uma pessoa que conjuga duas qualidades ótimas para ministro da Cultura: é um homem de Cultura e é um homem com peso politico", disse Joana Vasconcelos à agência Lusa, à margem da apresentação da sua obra "Strangers in the Night" no Museu Thyssen, em Madrid.

Para a artista portuguesa, a Cultura em Portugal "estava a precisar de peso político e de ter alguém com uma voz forte que possa intervir em nome da Cultura, de forma efectiva no Conselho de Ministros".

"Estou muito contente que, primeiro, haja ministro e, depois, que seja um ministro com Cultura e peso político", reiterou.

João Soares, de 66 anos, está nomeado para a pasta da Cultura do XXI Governo Constitucional, sendo a primeira vez que assume funções governativas, depois de ter sido vereador e presidente da Câmara de Lisboa, entre outras funções, como as de eurodeputado, de 1994 a 1995, e membro do Conselho de Estado, de 1999 a 2002.

Militante do PS e filho do "histórico" socialista Mário Soares, João Soares foi vereador da Cultura da Câmara Municipal de Lisboa, entre 1990 e 1995, presidindo à autarquia até 2002.

No Governo da coligação PSD/CDS, saído das eleições de 2011, a pasta da Cultura esteve entregue a uma secretaria de Estado.

Lusa

  • Morreu Miguel Beleza, antigo ministro das Finanças e governador do BdP
    1:34
  • "Estamos a ficar sem espaço. Está na hora de explorar outros sistemas solares"

    Mundo

    O físico e cientista britânico Stephen Hawking revelou alguns dos seus desejos para um novo plano de expansão espacial. Hawking está em Trondheim, na Noruega, para participar no Starmus Festival que promove a cultura científica. E foi lá que o físico admitiu que a população mundial está a ficar sem espaço na Terra e que "os únicos lugares disponíveis para irmos estão noutros planetas, noutros universos".

    SIC

  • Não posso usar calções... visto saias

    Mundo

    Perante a proibição de usar calções no emprego, um grupo de motoristas franceses adotou uma nova moda para combater o calor. Os trabalhadores decidiram trocar as calças por saias, visto que a peça de roupa é permitida no uniforme da empresa para a qual trabalham.

  • De refugiada a modelo: a história de Mari Malek

    Mundo

    Mari Malek chegou aos Estados Unidos da América quando era ainda uma criança. Chegada do Sudão do Sul, a menina era uma refugiada à procura de um futuro melhor, num país que não era o seu. Agora, anos depois, Mari Malek é modelo, DJ e atriz, e vive em Nova Iorque. Fundou uma organização sediada no país onde nasceu voltada para as crianças que passam por dificuldade, como também ela passou.