sicnot

Perfil

Cultura

"Joana Vasconcelos é uma das duas ou três melhores artistas do planeta"

A designer espanhola Agatha Ruiz de la Prada considerou hoje que a portuguesa Joana Vasconcelos, que quinta-feira expõe pela primeira vez no Museu Thyssen, em Madrid, "é uma das duas ou três melhores artistas mulheres do planeta".

A artista plástica Joana Vasconcelos recebe um quadro executado por crianças da Trafaria, na partida do "Trafaria Praia" para a 55ª Bienal de Arte de Veneza. Lusa/Tiago Petinga.

A artista plástica Joana Vasconcelos recebe um quadro executado por crianças da Trafaria, na partida do "Trafaria Praia" para a 55ª Bienal de Arte de Veneza. Lusa/Tiago Petinga.

LUSA

"Considero que Joana Vasconcelos é uma das duas ou três melhores artistas mulheres do planeta, senão mesmo a melhor. Sou super fã", disse a designer espanhola, que hoje esteve na apresentação da obra "Strangers in The Night", da artista portuguesa, no Museu Thyssen de Madrid.

A peça "Strangers in The Night", uma instalação em forma de um enorme trono com luzes e faróis de automóveis e táxis, ao som da música de Frank Sinatra, é exposta no Museu Thyssen, no âmbito da 13.ª Mostra Portuguesa, uma iniciativa da embaixada de Portugal em Madrid.

"É uma peça maravilhosa. Encanta-me. Já conhecia os seus trabalhos com tecidos e a primeira vez que vi uma obra sua foi em Veneza. Mas nunca tinha visto algo assim. É sensacional", disse a espanhola, que conheceu e se tornou amiga de Joana Vasconcelos, numa festa no Estoril, no ano passado.

Agatha Ruiz de la Prada revelou que a artista portuguesa visita na quinta-feira o seu atelier em Madrid, mas foi mais cautelosa quanto a possíveis colaborações de trabalho entre as duas.

"De momento estou a fazer-lhe um vestido, e não poderia ficar mais encantada com qualquer tipo de colaboração", disse a designer.

"Strangers in the Night", uma peça criada no ano 2000, vai estar exposta ao público no Museu Thyssen a partir de quinta-feira, até 24 de janeiro de 2016.

Lusa

  • A fuga dos PIDES
    1:16

    Perdidos e Achados

    Ao final do dia 29 de Junho de 1975, 89 agentes da PIDE fugiam da cadeia de Vale de Judeus, em Alcoentre. Mais de 40 anos depois, Perdidos e Achados recupera um dos acontecimentos do Verão Quente em Portugal. Hoje no Jornal da Noite e conteúdos exclusivos no site.

    Hoje no Jornal da Noite

  • Uma volta a Portugal. De bicicleta mas sem licra

    País

    Um grupo de professores propõe-se a repetir o percurso da 1.ª Volta a Portugal em Bicicleta, 90 anos depois. Não se trata de uma corrida, pelo contrário querem provar que qualquer um o pode fazer e promover o uso da bicicleta como meio de transporte pessoal. “Dar a volta” parte para a estrada esta quarta-feira, de Lisboa a Setúbal, tal como em 26 de abril de 1927.

    Ricardo Rosa

  • Casa Madonna di Fatima em Roma é um lar de idosos com 9 irmãs portuguesas
    4:29

    Mundo

    A mais antiga igreja dedicada à Senhora de Fátima em Roma tem mais de 50 anos. Foi construída pelas franciscanas hospitaleiras do Imaculado Coração, uma congregação fundada em Portugal. Hoje, as religiosas portuguesas gerem um lar na mesma rua, mas o templo foi entregue a uma congregação italiana.