sicnot

Perfil

Cultura

Arte chocalheira é Património Imaterial da Humanidade

O fabrico de chocalhos em Portigal foi hoje reconhecido pela Unesco como Património Cultural Imaterial com Necessidade de Salvaguarda Urgente.

A decisão foi tomada hoje em Windhoek, capital da Namíbia, pelo Comité Intergovernamental para a Salvaguarda do Património.

A arte chocaleira foi a quarta candidatura a ser avaliada, num total de 43.

Os chocalhos estão em risco, porque os produtores de gado usam hoje outros sistemas como os chips e outras soluções electrónicas para localizar os animais.

No ano passado, o Alentejo viu o tradicional cante reconhecido pela Unesco como Património Imaterial.

Em 1986, o centro histórico de Évora foi classificado como Património Mundial da Humanidade, assim como as Fortificações de Elvas em 2012.

  • Costa preparado para falar da renegociação da dívida no plano europeu
    2:24

    País

    O primeiro-ministro não quer quebrar com as regras impostas pela UE e não vai dar o primeiro passo na renegociação da dívida, mas estará na linha da frente quando Bruxelas ceder. Em entrevista à RTP, António Costa garante que o Governo cumpriu tudo aquilo que acordou com o presidente demissionário da Caixa Geral de Depósitos, António Domingues.

  • Nova Deli é "altamente tóxica" para os cidadãos

    Mundo

    Nova Deli foi considerada altamente tóxica para os cidadãos. A capital da Índia é considerada há mais de três anos a cidade mais poluída do mundo, mas só este ano se concluiu que é tão tóxica que é capaz de provocar doenças crónicas a quem lá vive.