sicnot

Perfil

Cultura

Arte chocalheira é Património Imaterial da Humanidade

O fabrico de chocalhos em Portigal foi hoje reconhecido pela Unesco como Património Cultural Imaterial com Necessidade de Salvaguarda Urgente.

A decisão foi tomada hoje em Windhoek, capital da Namíbia, pelo Comité Intergovernamental para a Salvaguarda do Património.

A arte chocaleira foi a quarta candidatura a ser avaliada, num total de 43.

Os chocalhos estão em risco, porque os produtores de gado usam hoje outros sistemas como os chips e outras soluções electrónicas para localizar os animais.

No ano passado, o Alentejo viu o tradicional cante reconhecido pela Unesco como Património Imaterial.

Em 1986, o centro histórico de Évora foi classificado como Património Mundial da Humanidade, assim como as Fortificações de Elvas em 2012.

  • Os momentos que marcaram o 7.º dia de Mundial
    1:08
  • "Ronaldos nascem na Rússia como cogumelos"
    1:49
  • Os momentos descontraídos dos jogadores
    1:54
  • Ronaldo no País dos Sovietes: O humor russo
    1:32
  • Schulz responde a Trump: "é um especialista em estatísticas criminais"

    Mundo

    "Donald Trump é um especialista em estatísticas criminais: pagamentos a estrelas porno, contactos ilegais com russos e diretores de campanha presos". Foi assim que o deputado alemão Martin Schulz respondeu ao Presidente norte-americano, depois de este ter afirmado várias vezes que a criminalidade na Alemanha aumentou devido à imigração.

    SIC

  • "Vou pedir a alguém que dê esta notícia por mim". Jornalista emociona-se com o caso dos bebés mexicanos separados das famílias
    0:49