sicnot

Perfil

Cultura

Arte chocalheira é Património Imaterial da Humanidade

O fabrico de chocalhos em Portigal foi hoje reconhecido pela Unesco como Património Cultural Imaterial com Necessidade de Salvaguarda Urgente.

A decisão foi tomada hoje em Windhoek, capital da Namíbia, pelo Comité Intergovernamental para a Salvaguarda do Património.

A arte chocaleira foi a quarta candidatura a ser avaliada, num total de 43.

Os chocalhos estão em risco, porque os produtores de gado usam hoje outros sistemas como os chips e outras soluções electrónicas para localizar os animais.

No ano passado, o Alentejo viu o tradicional cante reconhecido pela Unesco como Património Imaterial.

Em 1986, o centro histórico de Évora foi classificado como Património Mundial da Humanidade, assim como as Fortificações de Elvas em 2012.

  • NATO retoma diálogo com a Rússia

    Mundo

    O Conselho da NATO - Rússia foi instituído em 2002 e decorreu sem interrupções até à anexação da Crimeia, em 2014. O conflito separatista na Ucrânia dividiu a Aliança Atlântica e Moscovo e suspendeu toda a colaboração prática - desde civil a militar. Agora e na véspera da primeira reunião ministerial em Bruxelas com o estreante secretário de Estado americano Rex Tillerson, os países da NATO tentam a aproximação formal e reativação do diálogo político com Moscovo.

  • O poder da linguagem corporal nos tribunais
    9:12

    País

    Rui Mergulhão Mendes, especialista em 'profiling' na Emotional Business Academy, em Lisboa, esteve na Edição da Noite desta quarta-feira para explicar como é que um especialista em linguagem pode ajudar um tribunal a dar um veredito.