sicnot

Perfil

Cultura

Cinco toneladas de CD, DVD, livros e material informático destruído pela IGAC

Cerca de cinco toneladas de CD, DVD, livros fotocopiados, computadores, mesas de mistura e torres de gravação foram destruídas no âmbito de operações de fiscalização entre julho e novembro, revelou hoje a Inspeção-Geral das Atividades Culturais (IGAC).

De acordo com a IGAC, que fez um balanço do trabalho no que toca a direitos de autor e direitos conexos, entre julho e meados de novembro foram feitas 215 ações de inspeção em todo o país, tendo sido destruídas por decisão judicial cerca de cinco toneladas de material apreendido.

Entre esse material estão 63.000 CD e DVD ilegais, 300 obras fotocopiadas, computadores, leitores e suportes, mesas de mistura, torres de gravação e "pen", dispositivos de armazenamento de informação.

As ações correspondem a 232 processos-crime. Ao Ministério Público foram participados indícios da prática do cinema de usurpação ou aproveitamento de obra usurpada, refere a IGAC em comunicado.

As operações da IGAC envolveram a PSP, GNR, Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE), Autoridade Tributária e os serviços de fiscalização da autarquia de Setúbal, e abrangeram diferentes áreas da atividade cultural, desde espetáculos de tauromaquia a exibição cinematográfica.

A IGAC notificou ainda os operadores de telecomunicações da existência de 135 páginas de internet que disponibilizavam conteúdos sem autorização dos respetivos autores ou detentores de direitos de autor.

A par da atividade de fiscalização, este organismo tem feito ainda ações de prevenção junto da população escolar, tendo abrangido naquele período cerca de 900 alunos do ensino básico.

Lusa

  • Passos nega que resultado das autárquicas ponham em causa liderança do PSD
    7:46
  • PS e PSD trocam acusações sobre Tancos
    1:18
  • Homens vítimas de violência doméstica
    31:17
  • Marcelo mergulha na baía de Luanda
    0:45
  • Marcelo garante que relações com Angola "estão vivas"
    1:50

    País

    Marcelo Rebelo de Sousa sublinhou esta segunda-feira as boas relações entre Portugal e Angola. À chegada a Luanda para a posse do novo Presidente angolano João Lourenço, o chefe de Estado português aproveitou para tomar um banho de mar.

  • Défice chegou aos 2.034 milhões em agosto
    1:51

    Economia

    O défice do Estado caiu 1.900 milhões de euros até agosto, em comparação com o ano passado. A recuperação da economia ajudou a baixar o défice, com mais receitas e impostos acima do esperado. Já a despesa pública ficou praticamente inalterada e os pagamentos do Estado em atraso subiram.

  • Morreu a egípcia que chegou a pesar 500 quilos

    Mundo

    A egípcia Eman Ahmed Abd El Aty, de 37 anos, que chegou a pesar 500 quilos, morreu num hospital de Abu Dabi, nos Emirados Árabes Unidos, devido a complicações cardíacas na sequência do seu excesso de peso.