sicnot

Perfil

Cultura

As histórias do punk português reunidas em dois documentários no MuviLisboa

O movimento punk em Portugal, em particular na música, desde a década de 1970 até à atualidade, é retratado em dois documentários a exibir na sexta-feira, no cinema São Jorge, no âmbito do MuviLisboa - Festival Internacional de Música no Cinema.

Em estreia em Lisboa, o MuviLisboa mostrará o filme "A um passo da loucura - Punk em Portugal 78-88", de Hugo Conim e Miguel Newton, e "Bastardos", feito no âmbito do projeto de investigação "Keep it Simple, Make it Fast!", coordenado por Paula Guerra.

Os dois filmes recorrem a entrevistas, fotografias e imagens de arquivo, de telediscos e gravações de concertos - com imagens raras em alguns casos - para traçar um percurso desta cultura, sobre o que significava ser punk, como era visto em termos sociais.

No caso de "Bastardos", o documentário insere-se num projeto de investigação mais alargado, de caráter sociológico, sobre as manifestações punk em Portugal, desde o aparecimento, há quase 40 anos.

No filme, com edição de Eduardo Morais, há depoimentos, por exemplo, de Zé Pedro, Tó Trips, Ana Ferrão, Teresa Milheiro, Pedro Paulo Gonçalves, Ondina Pires e Adolfo Luxúria Canibal e imagens dos Aqui Del'Rock ou dos Faíscas.

No âmbito desse projeto de investigação "Keep it Simple, Make it Fast!", da Universidade do Porto, a equipa de investigadores recenseou mais de 700 bandas em Portugal ligadas a esta subcultura, desde os anos 1970.

Algumas aparecem também "A um passo da loucura - Punk em Portugal 78-88", que aborda sobretudo a primeira e segunda geração do punk. Kalu, João Pedro Almendra e António Manuel Ribeiro estão entre os músicos que participam no filme.

No início deste ano, ainda na fase de concretização do filme, Hugo Conim e Miguel Newton explicavam à agência Lusa que este é um "documentário de punks para punks", feito sem apoios financeiros.

"Ou deixávamos o projeto na prateleira ou avançávamos. Decidimos avançar. Como amantes de punk, gostaríamos muito de ter um documentário testemunho daquele tempo, porque só se fala do boom do rock", disse Hugo Conim.

A segunda edição do MuviLisboa, festival de cinema dedicado em exclusivo à música, começou na terça-feira e termina no domingo.

Lusa

  • Explosão em Leicester destrói loja e apartamento

    Mundo

    Uma explosão seguida de incêndio, de causas ainda desconhecidas, este domingo à noite em Leicester, Inglaterra, foi classificada pela polícia local como um "grande incidente", que está a ser encarado como uma "operação de busca e salvamento".

    Em atualização

  • "Vejam a cor da seara: a parte mais amarela é provocada pelo stress"
    2:20
  • Rogério Alves "perplexo" com nomeação de Elina Fraga
    1:52

    País

    O antigo bastonário da Ordem dos Advogados, Rogério Alves, admite que ficou "perplexo" com a escolha de Elina Fraga para vice-presidente do PSD. Em entrevista ao DN e à TSF Rogério Alves acusa a também ex-bastonária de defender sempre o contrário do PSD e de se opor à modernização e simplificação da justiça.

  • "Matavam as crianças a tiro", os relatos de rohingyas que fugiram de Myanmar
    2:02
  • Manifestação contra mina de urânio junta milhares em Salamanca
    1:39