sicnot

Perfil

Cultura

Palácio do Bolhão no Porto vai acolher palestiniano Freedom Theatre no próximo ano

A Academia Contemporânea do Espetáculo (ACE), no Porto, anunciou hoje a programação para 2016, que inclui uma mostra de artes e ideias que, em setembro, prevê a deslocação do projeto palestiniano Freedom Theatre ao Palácio do Bolhão.

JOS\303\211 COELHO

O anúncio da programação para o próximo ano foi feito em conferência de imprensa, durante a qual também foi feito um balanço de 2015, primeiro ano de abertura de portas do renovado Palácio do Bolhão e de presença da ACE e da companhia Teatro do Bolhão naquele espaço.

Da direção da ACE, António Capelo disse que estão "há muitos anos" a tentar estabelecer uma parceria com o Freedom Theatre, uma vez que é onde se encontra a antiga aluna da academia Micaela Miranda.

Micaela Miranda desloca-se assim ao Porto acompanhada por outros formadores do Freedom Theatre e por um grupo de formandos locais para uma semana que vai contar também com filmes e exposições sobre o conflito israelo-árabe.

Depois de em 2015 terem superado os 30.000 espectadores para a totalidade dos espetáculos realizados e acolhidos, a programação do Palácio do Bolhão inicia-se, entre 14 e 17 de janeiro, com o espetáculo "Verso", do mágico Helder Guimarães.

Em fevereiro, nos dias 12 e 13, o salão nobre do palácio recebe "No dia em que te foste arranquei o meu coração e dei-o a comer aos porcos", com texto de Paulo Freitas e encenação de Claudio Hochman.

A programação prossegue com os espetáculos "Eu serei Shakespeare" (de 06 a 17 de abril) e "Sud-Express (Cabaret Político e Francês)" (de 12 de maio a 05 de junho), ambos com texto de Zeferino Mota, que encena também o primeiro e conta com a encenação de João Paulo Costa no segundo caso.

No ano em que se assinala o 25.º aniversário da ACE, é estreada a mostra de artes e ideias intitulada Vaga, que, segundo o texto do diretor Pedro Aparício no dossier de imprensa, "celebrará o lugar enraizado e significativo da escola na formação teatral em Portugal, chamando aos múltiplos espaços do Palácio do Bolhão dezenas de profissionais formados na ACE".

"Vamos chamar dezenas de ex-alunos" ao longo de três meses, disse Pedro Aparício na conferência de imprensa, sublinhando esperar que a Vaga se possa repetir nos anos seguintes.

António Capelo afirmou, por seu lado, que "o facto de a Câmara [Municipal do Porto] ter mudado de mãos criou umas esperanças que de alguma forma se têm vindo a concretizar" e salientou: "Não podíamos deixar de referir que temos imensas expectativas ao facto de o nosso poder central ter mudado também".

A ACE aproveitou ainda a conferência de imprensa para anunciar o apoio do Montepio Crédito como "patrono", com a criação de três prémios para os melhores alunos de cada um dos três anos da escola e um prémio de 1.500 euros para o melhor espetáculo no âmbito das provas de aptidão profissional.

Lusa

  • Morreu o vocalista da banda Linkin Park

    Cultura

    Um dos vocalistas da banda de metal alternativo Linkin Park, Chester Bennington, morreu, em casa, numa cidade do condado de Los Angeles, aos 41 anos. Chester Bennington ter-se-á suicidado, de acordo com a plataforma TMZ. O músico juntou-se aos Linkin Park em 1999, três anos após a formação da banda, que editou o seu álbum de estreia, "Hybrid Theory", em 2000. O disco, do qual fazem parte temas como "In the End", "Crawling" e "One Step Closer", vendeu dez milhões de cópias só nos Estados Unidos.

  • O perfil do novo herói do surf português
    3:43
  • "Temos de melhorar o sistema de prevenção e combate dos incêndios"
    18:07

    País

    O ministro da Agricultura, Luís Capoulas Santos, foi convidado da Edição da Noite da SIC Notícias, desta quinta-feira. Em análise esteve o chumbo do PCP na criação de um banco nacional de terras, a reforma da floresta em Portugal, as falhas no sistema de comunicação do SIRESP, a lei da rolha nos bombeiros, a seca no país e ainda a pesca da sardinha, que poderá vir a ser proibida durante 15 anos. 

    Entrevista SIC Notícias

  • CGTP acusa PT de ilegalidades no dia da greve
    0:46

    Economia

    A CGTP pede a intervenção do Governo na PT. Esta quinta-feira, na SIC Notícias, Arménio Carlos acusou a empresa de estar a cometer mais uma ilegalidade, ao ter requisitado trabalhadores para cumprir serviços mínimos uma semana antes do permitido por lei.

  • Altice responde a António Costa
    1:33

    Economia

    A Altice respondeu ao Governo, na sequência das críticas de António Costa, lamentando que Portugal não reconheça a importância dos investimentos que o grupo faz no país. A dona da PT inaugurou esta quinta-feira um novo call center em Vieira do Minho e, na sexta-feira, está marcada uma greve geral dos trabalhadores da PT.

  • Protesto dos enfermeiros é "ilegal"
    2:37
  • O que resta do navio de salvamento mais famoso de Portugal?
    15:26

    Aqui há História

    Os baixios da barra do Tejo já foram cemitério de centenas de embarcações. Uma delas foi o Patrão Lopes, o navio de salvamento que saía para o mar quando todos fugiam das tempestades. Foram cinco dias em agonia até naufragar no Bugio, num caso que acabou na barra do tribunal. 80 anos depois, a SIC mergulhou no Patrão Lopes porque "Aqui Há História".

  • Sismo de magnitude 6.9 na Turquia

    Mundo

    Um forte sismo com magnitude 6.9 na escala de Richter fez-se sentir esta quinta-feira a sul da cidade turca de Bodrum. A informação foi avançada pela agência norte-americana de Geologia.