sicnot

Perfil

Cultura

Palácio do Bolhão no Porto vai acolher palestiniano Freedom Theatre no próximo ano

A Academia Contemporânea do Espetáculo (ACE), no Porto, anunciou hoje a programação para 2016, que inclui uma mostra de artes e ideias que, em setembro, prevê a deslocação do projeto palestiniano Freedom Theatre ao Palácio do Bolhão.

JOS\303\211 COELHO

O anúncio da programação para o próximo ano foi feito em conferência de imprensa, durante a qual também foi feito um balanço de 2015, primeiro ano de abertura de portas do renovado Palácio do Bolhão e de presença da ACE e da companhia Teatro do Bolhão naquele espaço.

Da direção da ACE, António Capelo disse que estão "há muitos anos" a tentar estabelecer uma parceria com o Freedom Theatre, uma vez que é onde se encontra a antiga aluna da academia Micaela Miranda.

Micaela Miranda desloca-se assim ao Porto acompanhada por outros formadores do Freedom Theatre e por um grupo de formandos locais para uma semana que vai contar também com filmes e exposições sobre o conflito israelo-árabe.

Depois de em 2015 terem superado os 30.000 espectadores para a totalidade dos espetáculos realizados e acolhidos, a programação do Palácio do Bolhão inicia-se, entre 14 e 17 de janeiro, com o espetáculo "Verso", do mágico Helder Guimarães.

Em fevereiro, nos dias 12 e 13, o salão nobre do palácio recebe "No dia em que te foste arranquei o meu coração e dei-o a comer aos porcos", com texto de Paulo Freitas e encenação de Claudio Hochman.

A programação prossegue com os espetáculos "Eu serei Shakespeare" (de 06 a 17 de abril) e "Sud-Express (Cabaret Político e Francês)" (de 12 de maio a 05 de junho), ambos com texto de Zeferino Mota, que encena também o primeiro e conta com a encenação de João Paulo Costa no segundo caso.

No ano em que se assinala o 25.º aniversário da ACE, é estreada a mostra de artes e ideias intitulada Vaga, que, segundo o texto do diretor Pedro Aparício no dossier de imprensa, "celebrará o lugar enraizado e significativo da escola na formação teatral em Portugal, chamando aos múltiplos espaços do Palácio do Bolhão dezenas de profissionais formados na ACE".

"Vamos chamar dezenas de ex-alunos" ao longo de três meses, disse Pedro Aparício na conferência de imprensa, sublinhando esperar que a Vaga se possa repetir nos anos seguintes.

António Capelo afirmou, por seu lado, que "o facto de a Câmara [Municipal do Porto] ter mudado de mãos criou umas esperanças que de alguma forma se têm vindo a concretizar" e salientou: "Não podíamos deixar de referir que temos imensas expectativas ao facto de o nosso poder central ter mudado também".

A ACE aproveitou ainda a conferência de imprensa para anunciar o apoio do Montepio Crédito como "patrono", com a criação de três prémios para os melhores alunos de cada um dos três anos da escola e um prémio de 1.500 euros para o melhor espetáculo no âmbito das provas de aptidão profissional.

Lusa

  • Deputados pedem medidas urgentes para travar exploração de urânio junto à fronteira
    3:06

    País

    Um projeto de exploração de urânio no município de Retortilho em Salamanca, a cerca de 40 quilómetros da fronteira portuguesa, está a causar preocupação nos dois países. Portugueses e espanhóis temem o risco de contaminação por via aérea e fluvial. Deputados portugueses visitaram o local, onde pediram medidas firmas e urgentes ao Governo para travar o projeto. As autoridades de Espanha não acionaram o mecanismo de avaliação ambiental partilhada.

  • Mulher enterrada viva no Brasil
    1:13

    Mundo

    Uma mulher de 37 anos terá sido enterrada viva no oeste da Bahia, no Brasil. A certidão de óbito aponta um choque séptico como a causa da morte, mas os ferimentos com que foi encontrada no interior do caixão indicam um possível erro. Os moradores de casas vizinhas do cemitério municipal onde Rosângela dos Santos foi enterrada ouviram gritos vindos do túmulo.

  • "Os Estados Unidos são uma sociedade de pistoleiros"
    3:47
  • Trump desafia Oprah a candidatar-se para ser derrotada

    Mundo

    Apesar de Oprah Winfrey ter excluído uma eventual candidatura às eleições presidenciais dos Estados Unidos da América, Donald Trump ainda não se esqueceu dos rumores e desafiou a apresentadora a candidatar-se em 2020. Através do Twitter, o Presidente norte-americano disse ainda que assim poderia ser "exposta e derrotada como todos os outros".

    SIC