sicnot

Perfil

Cultura

Primeiro festival literário de Viseu arranca hoje, com vinho à mistura

O primeiro festival literário de Viseu arranca hoje à tarde, combinando os prazeres da literatura com os dos vinhos do Dão, através da presença de 25 escritores e de quase 30 empresas vinícolas.

Organizado pela Câmara de Viseu, o festival literário "Tinto no branco" decorre até domingo e é o destaque do evento vínico e enoturístico "Vinhos de inverno", que se estreou em 2014.

Ao longo de três dias, realizam-se mais de 30 conversas, ateliês, "workshops" vínicos, visitas guiadas, espetáculos literários e musicais e "wine parties" fora de horas.

No Solar do Vinho do Dão, os visitantes terão à sua disposição espaços de prova de vinhos, compra e contacto com os produtores e enólogos da região, espaços de sabores e a mesa de um restaurante criado para o evento.

Na opinião do presidente da autarquia, Almeida Henriques, este festival "confirma Viseu como cidade vinhateira e destino cultural ao longo de todo o ano".

"Na cidade do Dão, os livros e as conversas combinam na perfeição com os néctares da região e os encantos do frio", frisou.

A primeira conversa do festival está marcada para hoje à noite, juntando na mesma mesa Francisco José Viegas, José Manuel Fajardo e Manuel Carvalho e tendo como mote as palavras do escritor Aquilino Ribeiro: "O pior dos crimes é produzir vinho mau, engarrafá-lo e servi-lo aos amigos".

Lusa

  • PS volta a subir nas intenções de voto e não baixa dos 40%
    2:01