sicnot

Perfil

Cultura

Álbuns de Lura e Mariza entre os dez melhores do mundo segundo a Songlines

Os álbuns "Herança", de Lura, e "Mundo", de Mariza, estão entre os dez melhores do mundo, segundo a revista de música e entretenimento britânica Songlines, numa lista que também inclui Ilaria Graziano & Francesco Forni e Kimmo Pohjonen.

Sobre "Herança", sexto álbum de estúdio de Lura, a revista realça a "voz rouca" da cantora, que escolheu "maravilhosos e ritmados funanás", como "Sabi di mas" e "Ness tempo di nha bidijissa" e que, com este CD, "se aproxima das suas raízes cabo-verdianas, sem abandonar Lisboa", a cidade onde nasceu.

"Cabo Verde é revisitado e reinventado num ritmo 'jazzy'", afirma a revista, que realça a "excelência" dos músicos que acompanham Lura, entre os quais Pedro Jóia e Naná Vasconcelos.

"Um CD que é um misto de canções originais e recriações de temas melancólicos", afirma o crítico Alex Robinson, especialista em música de origem lusófona, que assina o texto sobre o álbum.

Robison enfatiza o "toque contemporâneo" em clássicos como "Maria di lida" e "Somada", de Kaka Barbosa, realçando a "destreza da boa produção".

O CD, publicado em setembro último, é constituído por 14 canções, nove das quais inéditas, um álbum que Lura disse à Lusa ser "um contar de histórias" que os antepassados lhe deixaram.

"O meu património de Cabo Verde é a história que todos os meus antepassados me contaram, me deixaram como herança e são essas que conto", precisou.

"Mundo", de Mariza, é outro dos dez melhores álbuns do ano, segundo a Songlines, composto por "fados clássicos e magníficas baladas pop", a merecer "um grande aplauso", como adianta a revista.

O jornalista Nigel Williamson, que assina o texto, especialista em música pop e músicas do mundo, afirma que "a primeira-dama do Fado vive atualmente um momento muito feliz", e realça, entre outros temas de "Mundo", "a batida de 'Missangas' e a arrebatadora canção 'Sombra', que garantem a Mariza o estatuto de rainha do fado tradicional".

O crítico refere ainda "as espantosas baladas pop 'Melhor de Mim' e 'Adeus', o etéreo 'Sem Ti' e o maravilhoso e brilhante 'Saudade Solta'".

Williamson faz notar "a maturidade expressiva que dá à voz, que está melhor que nunca", e afirma que, já que Mariza canta, de vez em quando, nos seus concertos, "I will always love you'", de Whitney Houston, "talvez as fusões pop/fado de 'Mundo' não sejam uma surpresa, mas Mariza fê-lo com talento, destreza e autoconfiança, que é simplesmente de tirar o fôlego".

Mariza disse à Lusa, em outubro, que o CD "Mundo" é "um convite" para o público conhecer melhor o seu universo, o seu mundo, aquilo que é, e como evoluiu e se transformou.

"Este CD surge como um convite às pessoas para visitarem o meu mundo, no que me tornei agora, passados 15 anos [do primeiro CD], até este álbum, o que sou, naquilo que me transformei, como eu vejo agora a música, aquilo que sinto e o que é para mim", disse à Lusa a fadista.

"Mundo" inclui dois temas do repertório de Amália Rodrigues - "Anda o sol na minha rua" e "Maldição" -, é produzido pelo músico espanhol Javier Limo´n, que produziu anteriormente o álbum "Terra" (2008) da cantora, e marca o regresso de Mariza a estúdio, cinco anos depois de "Fado tradicional".

Além de Mariza e Lura, a lista da Sonlines, dos dez melhores álbuns do mundo, em 2015, é ainda composta pelos trabalhos do duo italiano Ilaria Graziano & Francesco Forni ("From Bedlam to Lenane"), do finlandês Kimmo Pohjonen ("Sensitive Skin"), dos turcos Kardes Turkuler ("Kerwane") e do chinês Yuan Deng ("The Mountain and the River").

Completam a lista os discos "Viva Diaspora", do DJ alemão Shantel, "Urram", da britânica Karen Matheson, a coletânea "Vicennial: 20 Years of The Hot 8 Brass Band", do coletivo de Nova Orleães, e a recolha "Lost in Mali", que reúne canções de artistas "nunca ouvidos fora das fronteiras" do seu país.

Lusa

  • Quem deve ser o próximo treinador do FC Porto?

    Desporto

    Nuno Espírito Santo já não é treinador do FC Porto. O técnico e o clube chegaram a acordo mútuo para a rescisão do contrato, que o ligava por mais uma temporada aos dragões. Nuno Pinto da Costa tem agora que encontrar um novo treinador para orientar dos "dragões". Os nomes em cima da mesa são vários. Diga-nos quem deve ser o novo treinador do FC Porto.

  • Os treinadores do FC Porto desde o último título 

    Desporto

    Nunca o FC Porto esteve quatro anos consecutivos sem ganhar um título durante a presidência de Nuno Pinto da Costa. A ausência de vitórias teve início na época de 2013/14, quando começou uma autêntica dança de treinadores.

  • Julgamento do caso BPN deverá terminar quarta-feira
    4:38

    Economia

    O acórdão do processo principal do BPN vai ser tornado público esta quarta-feira, depois de quase sete anos de audições. O rosto principal é o de José Oliveira Costa mas há outros 14 arguidos sentados no banco dos réus.

  • "Michel Temer nunca teve vergonha, não tem cara de pessoa de bem"
    3:04

    Opinião

    Miguel Sousa Tavares analisou no habitual espaço de comentário do Jornal da Noite  da SIC, o escândalo com o Presidente do Brasil, Michael Temer. O comentador diz que já era previsível que Temer fosse apanhado com "o pé na poça" e afirma que o Presidente brasileiro nunca teve qualquer tipo de vergonha. Miguel Sousa Tavares fez ainda referência ao facto de Dilma Rousseff ser, entre todos os políticos brasileiros, a única que não tem processos contra ela.

    Miguel Sousa Tavares

  • Divulgado vídeo dos bambardeamentos contra o Daesh no Iraque
    0:42
  • Leão-marinho arrasta criança de doca em Vancouver
    0:51

    Mundo

    O momento em que um leão-marinho arrasta uma menina para a água foi gravado e publicado na internet. Sem nada que fizesse prever, o animal puxou a criança que estava sentada numa doca em Vancouver, no Canadá. A criança foi resgatada de imediato por um familiar e apesar do susto não sofreu ferimentos. O momento de aflição foi testemunhado por vários turistas.