sicnot

Perfil

Cultura

Jane Fonda brilha numa produção europeia

entrevista exclusiva

Jane Fonda brilha numa produção europeia

Jane Fonda está de volta em “A Juventude”, um drama irónico assinado pelo italiano Paolo Sorrentino. João Lopes entrevistou a atriz no Festival de Cannes.Lenda viva de Hollywood, Jane Fonda surge, agora, numa das mais importantes produções europeias de 2015: “A Juventude”, um retrato irónico sobre o envelhecimento que conta também com as participações de Michael Caine e Harvey Keitel. A realização pertence a Paolo Sorrentino, o autor de “A Grande Beleza” (Oscar de melhor filme estrangeiro).

Numa brilhante composição, Jane Fonda dá vida a uma atriz veterana que discute a possibilidade de entrar num novo projeto. Para alguns analistas americanos, o filme poderá valer-lhe uma nomeação para o Oscar de melhor atriz secundária. Recorde-se que no seu currículo constam duas estatuetas douradas, de melhor atriz, ganhas com os filmes “Klute” (1972), de Alan J. Pakula, e “O Regresso dos Heróis” (1979), de Hal Ashby.

  • Michael Caine ou a arte de envelhecer
    12:38

    Cartaz

    O filme chama-se “A Juventude” mas é, de facto, sobre o envelhecimento — e Michael Caine é um dos seus símbolos mais fortes. João Lopes comenta as principais novidades da semana, incluindo o lançamento em DVD de três títulos que, no último ano, estiveram na corrida para os Óscares.

  • "Já só lhes resta uma coisa: bisbilhotar comunicações privadas"
    2:57

    Caso CGD

    O primeiro-ministro diz que o PSD atingiu o grau zero da política, quando chegou à "bisbilhotice" de querer ver as mensagens trocadas entre o ministro das Finanças e António Domingues. A polémica da Caixa Geral de Depósitos voltou a marcar o debate quinzenal, com António Costa a garantir que nunca esteve em causa a entrega de declarações da administração. Já o PSD e o CDS a acusaram o Governo de violar as regras da transparência e de oprimir os direitos da oposição.

  • Compensa comprar a granel?
    8:39
  • Técnica de defesa contra aperto de mão de Donald Trump
    1:39
  • Vídeo mostra aterragem de Harrison Ford que quase causou um desastre

    Mundo

    Harrison Ford quase provocou um grave acidente quando, ao pilotar um dos seus aviões, falhou a pista de aterragem e esteve muito perto de chocar contra um um Boeing 737, com mais de 100 pessoas a bordo. O incidente com o ator norte-americano, considerado um piloto experiente, aconteceu na passada segunda-feira, dia 13, no Condado de Orange, na Califórnia, e o momento foi captado em vídeo.

  • Descoberta nova espécie de primatas em Angola

    Mundo

    Uma equipa britânica de cientistas descobriu uma nova espécie de galagos anões, um primata pertencente à família dos galonídeos - comum na África subsariana -, na floresta ameaçada da Kumbira, localizada na província do Cuanza Sul, noroeste de Angola.

  • Vestidos da princesa Diana em exposição
    1:29

    Mundo

    As roupas mais emblemáticas da princesa Diana vão estar em exposição no Palácio de Kensington, em Londres, a partir de sexta-feira. O objetivo é mostrar a evolução do estilo da princesa de Gales, considerada um dos maiores ícones de moda de sempre.