sicnot

Perfil

Cultura

Jane Fonda brilha numa produção europeia

entrevista exclusiva

Jane Fonda brilha numa produção europeia

Jane Fonda está de volta em “A Juventude”, um drama irónico assinado pelo italiano Paolo Sorrentino. João Lopes entrevistou a atriz no Festival de Cannes.Lenda viva de Hollywood, Jane Fonda surge, agora, numa das mais importantes produções europeias de 2015: “A Juventude”, um retrato irónico sobre o envelhecimento que conta também com as participações de Michael Caine e Harvey Keitel. A realização pertence a Paolo Sorrentino, o autor de “A Grande Beleza” (Oscar de melhor filme estrangeiro).

Numa brilhante composição, Jane Fonda dá vida a uma atriz veterana que discute a possibilidade de entrar num novo projeto. Para alguns analistas americanos, o filme poderá valer-lhe uma nomeação para o Oscar de melhor atriz secundária. Recorde-se que no seu currículo constam duas estatuetas douradas, de melhor atriz, ganhas com os filmes “Klute” (1972), de Alan J. Pakula, e “O Regresso dos Heróis” (1979), de Hal Ashby.

  • Michael Caine ou a arte de envelhecer
    12:38

    Cartaz

    O filme chama-se “A Juventude” mas é, de facto, sobre o envelhecimento — e Michael Caine é um dos seus símbolos mais fortes. João Lopes comenta as principais novidades da semana, incluindo o lançamento em DVD de três títulos que, no último ano, estiveram na corrida para os Óscares.

  • Hospitais vão ser penalizados se não cumprirem tempos de espera
    2:37

    País

    O Ministério da Saúde vai penalizar os hospitais que não cumprem os tempos de espera nas urgências e que tenham taxas elevadas de cesarianas. O novo modelo de financiamento prevê ainda linhas de financiamento próprio para a obesidade e rastreios do cancro do cólon e do colo do útero.

  • Assédio, até onde vai a tolerância?
    35:26