sicnot

Perfil

Cultura

Jane Fonda brilha numa produção europeia

entrevista exclusiva

Jane Fonda brilha numa produção europeia

Jane Fonda está de volta em “A Juventude”, um drama irónico assinado pelo italiano Paolo Sorrentino. João Lopes entrevistou a atriz no Festival de Cannes.Lenda viva de Hollywood, Jane Fonda surge, agora, numa das mais importantes produções europeias de 2015: “A Juventude”, um retrato irónico sobre o envelhecimento que conta também com as participações de Michael Caine e Harvey Keitel. A realização pertence a Paolo Sorrentino, o autor de “A Grande Beleza” (Oscar de melhor filme estrangeiro).

Numa brilhante composição, Jane Fonda dá vida a uma atriz veterana que discute a possibilidade de entrar num novo projeto. Para alguns analistas americanos, o filme poderá valer-lhe uma nomeação para o Oscar de melhor atriz secundária. Recorde-se que no seu currículo constam duas estatuetas douradas, de melhor atriz, ganhas com os filmes “Klute” (1972), de Alan J. Pakula, e “O Regresso dos Heróis” (1979), de Hal Ashby.

  • Michael Caine ou a arte de envelhecer
    12:38

    Cartaz

    O filme chama-se “A Juventude” mas é, de facto, sobre o envelhecimento — e Michael Caine é um dos seus símbolos mais fortes. João Lopes comenta as principais novidades da semana, incluindo o lançamento em DVD de três títulos que, no último ano, estiveram na corrida para os Óscares.

  • SIC faz-se à estrada para ouvir eleitores
    2:13
  • Furacão Maria ameaça Ilhas Virgens e Porto Rico

    Mundo

    O furacão Maria "potencialmente catastrófico" está a ameaçar as Ilhas Virgens e o Porto Rico, depois de esta terça-feira ter semeado a destruição na Dominica e provocado um morto e dois desaparecidos na ilha francesa de Guadalupe.

  • Pistolas Nerf podem causar graves lesões nos olhos

    Mundo

    As balas das pistolas Nerf, quando atingem os olhos, podem causar graves lesões. O aviso é de um grupo de médicos de Londres, que recomenda a utilização de óculos protetores e o aumento da idade mínima para a utilização dos brinquedos.

    SIC

  • Investigadores descobrem como transformar gordura "má" em gordura "boa"

    Mundo

    Uma equipa de investigadores da Universidade de Washington, Estados Unidos, descobriu como converter a gordura corporal "má" em gordura "boa", permitindo queimar mais calorias e atrasar o aumento de peso, num estudo conduzido em ratos. Estes resultados abrem caminho para a possibilidade de desenvolver tratamentos mais eficazes para a obesidade e para a diabetes associada ao aumento de peso em pessoas, segundo os autores.

  • Escola na Croácia usa imagem de Melania Trump para chamar alunos

    Mundo

    "Imagine até onde pode ir com um pouco de inglês", foi com estas palavras que uma escola de inglês da Croácia decidiu promover as suas aulas, juntando ainda a fotografia de Melania Trump ao placard do anúncio. Agora, a primeira-dama norte-americana ameaça levar o Instituo Americki a tribunal. Entretanto, o placard já foi retirado do local.

    SIC