sicnot

Perfil

Cultura

Cinemas registam até novembro mais espectadores e receita do que todo 2014

As salas de cinema registaram, até novembro, 12,8 milhões de espectadores e 66,2 milhões de euros de receita de bilheteira, ultrapassando os dados da totalidade de 2014, revelou hoje o Instituto do Cinema e Audiovisual (ICA).

© Agencja Gazeta / Reuters

Depois de, nos últimos anos, se ter registado uma quebra consecutiva na ida dos portugueses ao cinema, 2015 revela um aumento no consumo de filmes em sala comercial. Embora falte ainda contabilizar o mês de dezembro, a exibição comercial de cinema soma mais espectadores e receitas, em 11 meses deste ano, do que em 2014.

De janeiro até novembro passado, as salas de cinema registaram 12,8 milhões de espectadores. O ano passado fechou com 12,5 milhões de bilhetes vendidos.

No que toca a bilheteira, este ano registou-se uma receita bruta de 66,8 milhões de euros, até ao final de novembro, ou seja, mais 1,4 milhões de euros do que todo o ano de 2014 (65,4 ME).

Dezembro é considerado um dos meses do ano com mais espectadores, por causa das férias escolares e pela aposta dos distribuidores em matéria de estreias comerciais, mas os dados finais só serão conhecidos em janeiro.

O filme de animação "Os mínimos" foi o mais visto pelos portugueses, contabilizando 936.499 espectadores, entre janeiro e novembro, seguindo-se "Velocidade furiosa 7", com 832.438 espectadores, e o filme português "O pátio das cantigas", de Leonel Vieira, com 606.316 bilhetes vendidos.

O realizador Leonel Vieira ocupa duas posições na tabela dos filmes portugueses mais vistos este ano, com "O pátio das cantigas" e "O leão da Estrela".

Lusa

  • Bataglia deixou passar 12 milhões pela sua conta a pedido de Salgado
    2:05

    Operação Marquês

    O presidente da Escom e arguido na Operação Marquês Helder Bataglia terá admitido que Ricardo Salgado utilizou uma conta bancária do empresário, na Suíça, para passar 12 milhões de euros a Carlos Santos Silva, amigo de José Sócrates. O amigo de Sócrates e Bataglia terão combinado várias formas de não levantar suspeitas. A notícia é avançada pelo jornal Expresso na edição deste sábado.

  • Dirigente derrotado da Gâmbia concorda em ceder poder

    Mundo

    O ex-presidente e candidato derrotado das eleições na Gâmbia, Yahya Jammeh, concordou em ceder o poder ao novo Presidente do país, empossado na quinta-feira, indicou esta sexta-feira um responsável governamental senegalês.

  • Cantora brasileira conhecida pela "Lambada" terá sido assassinada
    1:25

    Mundo

    Terá sido assassinada a cantora brasileira conhecida em Portugal pela "lambada", um ritmo que marcou o fim dos anos 90. Foi encontrada carbonizada dentro do próprio carro depois de assaltada em casa. Três suspeitos suspeitos do homicídio da cantora Loalwa Braz foram já detidos.