sicnot

Perfil

Cultura

Cinemas registam até novembro mais espectadores e receita do que todo 2014

As salas de cinema registaram, até novembro, 12,8 milhões de espectadores e 66,2 milhões de euros de receita de bilheteira, ultrapassando os dados da totalidade de 2014, revelou hoje o Instituto do Cinema e Audiovisual (ICA).

© Agencja Gazeta / Reuters

Depois de, nos últimos anos, se ter registado uma quebra consecutiva na ida dos portugueses ao cinema, 2015 revela um aumento no consumo de filmes em sala comercial. Embora falte ainda contabilizar o mês de dezembro, a exibição comercial de cinema soma mais espectadores e receitas, em 11 meses deste ano, do que em 2014.

De janeiro até novembro passado, as salas de cinema registaram 12,8 milhões de espectadores. O ano passado fechou com 12,5 milhões de bilhetes vendidos.

No que toca a bilheteira, este ano registou-se uma receita bruta de 66,8 milhões de euros, até ao final de novembro, ou seja, mais 1,4 milhões de euros do que todo o ano de 2014 (65,4 ME).

Dezembro é considerado um dos meses do ano com mais espectadores, por causa das férias escolares e pela aposta dos distribuidores em matéria de estreias comerciais, mas os dados finais só serão conhecidos em janeiro.

O filme de animação "Os mínimos" foi o mais visto pelos portugueses, contabilizando 936.499 espectadores, entre janeiro e novembro, seguindo-se "Velocidade furiosa 7", com 832.438 espectadores, e o filme português "O pátio das cantigas", de Leonel Vieira, com 606.316 bilhetes vendidos.

O realizador Leonel Vieira ocupa duas posições na tabela dos filmes portugueses mais vistos este ano, com "O pátio das cantigas" e "O leão da Estrela".

Lusa

  • Pablo Bravo: o chileno suspeito de um assalto milionário em Gaia
    6:01

    País

    As autoridades receiam um aumento da violência nos assaltos de redes sul-americanas em Portugal, à semelhança do que tem acontecido noutros países europeus. Pablo Bravo é um chileno com um longo cadastro criminal que, em Portugal, é suspeito de um assalto milionário a um hipermercado, em Gaia e, dias depois, foi detido em flagrante, em Paris, a tentar roubar uma loja de relógios de luxo.

    Notícia SIC

  • Obras para as novas instalações da SIC já começaram
    1:54

    País

    As obras do novo estúdio da SIC e SIC Notícias vão começar. A ampliação do edifício do grupo Impresa vai unir os funcionários do grupo num único espaço, com uma área de 750 metros. O Presidente da Câmara de Oeiras entregou esta terça-feira a licença de obra.

  • Já há destinos esgotados para o Carnaval e Páscoa
    3:08

    Economia

    A procura de viagens na altura do Carnaval e Páscoa tem vindo a aumentar e vários destinos já estão esgotados já que muitas pessoas optam por tirar dias de férias nesta altura do ano. Em contagem decrescente, as agências de viagens não têm tido mãos a medir com promoções e ofertas para destinos variados e adequados a várias bolsas.