sicnot

Perfil

Cultura

Grande Reportagem "Os nossos filhos da Ucrânia" distinguida pela UNESCO

A Grande Reportagem "Os nossos filhos da Ucrânia", emitida pela SIC, foi distinguida com o Prémio de Direitos Humanos e Integração, atribuído pela Comissão Nacional da UNESCO, na categoria de audiovisuais.

A reportagem acompanha um grupo de crianças ucranianas da região de Chernobyl que todos os anos são acolhidas por famílias portuguesas que lhes proporcionam um mês de sol, praia, alimentação saudável e cuidados médicos que lhes estão vedados na Ucrânia.

O júri, presidido por Guilherme d'Oliveira Martins, distinguiu o trabalho da equipa da SIC constituída pelo jornalista Carlos Rico, pelo repórter de imagem Carlos Morais e pelo editor de imagem António Soares.

O prémio foi anunciado ontem, a assinalar o Dia Internacional dos Direitos Humanos.

  • Os Nossos Filhos da Ucrânia
    37:58

    Grande Reportagem SIC

    Vinte e seis crianças ucranianas da região de Chernobyl passaram um mês de Verão em Portugal, com famílias de acolhimento que lhes proporcionaram sol, praia, alimentação saudável e cuidados médicos, a que habitualmente não têm acesso. Os médicos ucranianos acreditam que este curto período de férias restitui um a dois anos de vida a estas crianças que, três décadas depois, sofrem ainda as consequências do acidente nuclear. Uma realidade a conhecer na Grande Reportagem "Os Nossos Filhos da Ucrânia".

  • "É abusivo falar de fuga ao fisco"
    4:10

    Economia

    Dez mil milhões de euros é o valor de que se fala das transferências para contas offshore, que terão escapado à Autoridade Tributária. O número impressiona, mas é preciso notar que este dinheiro é capital que sai do país e o capital não está sujeito ao pagamento de imposto só porque sai do país. O fiscalista Tiago Caiado Guerreiro esteve no Jornal da Noite para dar mais explicações sobre o caso.