sicnot

Perfil

Cultura

Grande Reportagem "Os nossos filhos da Ucrânia" distinguida pela UNESCO

A Grande Reportagem "Os nossos filhos da Ucrânia", emitida pela SIC, foi distinguida com o Prémio de Direitos Humanos e Integração, atribuído pela Comissão Nacional da UNESCO, na categoria de audiovisuais.

A reportagem acompanha um grupo de crianças ucranianas da região de Chernobyl que todos os anos são acolhidas por famílias portuguesas que lhes proporcionam um mês de sol, praia, alimentação saudável e cuidados médicos que lhes estão vedados na Ucrânia.

O júri, presidido por Guilherme d'Oliveira Martins, distinguiu o trabalho da equipa da SIC constituída pelo jornalista Carlos Rico, pelo repórter de imagem Carlos Morais e pelo editor de imagem António Soares.

O prémio foi anunciado ontem, a assinalar o Dia Internacional dos Direitos Humanos.

  • Os Nossos Filhos da Ucrânia
    37:58

    Grande Reportagem SIC

    Vinte e seis crianças ucranianas da região de Chernobyl passaram um mês de Verão em Portugal, com famílias de acolhimento que lhes proporcionaram sol, praia, alimentação saudável e cuidados médicos, a que habitualmente não têm acesso. Os médicos ucranianos acreditam que este curto período de férias restitui um a dois anos de vida a estas crianças que, três décadas depois, sofrem ainda as consequências do acidente nuclear. Uma realidade a conhecer na Grande Reportagem "Os Nossos Filhos da Ucrânia".

  • Marido de idosa que morreu na Sertã teve de caminhar durante duas horas para pedir ajuda
    1:44

    País

    A Altice garantiu esta sexta-feira que tentou agendar, por duas vezes, a reposição da linha telefónica na casa da idosa da Sertã, que morreu na semana passada por não ter comunicações que permitissem um socorro rápido. A mulher sentiu-se mal e o marido teve de caminhar durante duas horas para conseguir chegar à casa do vizinho mais próximo e pedir ajuda.

  • "No meu bairro perguntam-me se a medalha é de ouro e dizem que ma vão roubar e vender"
    4:46
  • Como é que alguém (Rúben Semedo) com tanto pode perder tudo?
    3:05