sicnot

Perfil

Cultura

Óbidos e Idanha-a-Nova na Rede de Cidades Criativas da UNESCO

Óbidos e Idanha-a-Nova integram a lista de cidades criativas da UNESCO. O anúncio foi feito ao início da tarde, em Paris.

A vila de Óbidos

A vila de Óbidos

CM Óbidos

Óbidos passa agora a ser uma Vila Literária da UNESCO. Atualmente, existem na vila 11 livrarias. Espaços como uma igreja, um mercado ou uma adega são alguns dos espaços dedicados aos livros. A vila acolhe agora o FOLIO, o festival literário internacional de Óbidos.

Idanha-a-Nova integra a mesma lista da UNESCO, mas na categoria de cidade da Música.

Em comunicado, a UNESCO acrescenta que 47 cidades juntam-se à Rede de Cidades Criativas. Lançada em 2004, esta rede inclui agora 116 cidades em todo o mundo e pretende fomentar a cooperação internacional para "investir na criatividade como motor do desenvolvimento urbano sustentável, inclusão social e vibração cultural".

  • O que vai mudar nos recibos verdes
    2:55

    Economia

    Os trabalhadores independentes vão descontar menos para a Segurança Social já no próximo ano. A taxa vai descer dos 29,6% por cento para os 21,4%. A descida será compensada por um aumento das contribuições pagas pelos patrões. Há também alterações em caso de desemprego e o subsídio de doença passa a ser pago ao fim de 10 dias em vez de 31.

  • Bebé nasce com coração fora do peito e sobrevive
    2:06