sicnot

Perfil

Cultura

Óbidos e Idanha-a-Nova na Rede de Cidades Criativas da UNESCO

Óbidos e Idanha-a-Nova integram a lista de cidades criativas da UNESCO. O anúncio foi feito ao início da tarde, em Paris.

A vila de Óbidos

A vila de Óbidos

CM Óbidos

Óbidos passa agora a ser uma Vila Literária da UNESCO. Atualmente, existem na vila 11 livrarias. Espaços como uma igreja, um mercado ou uma adega são alguns dos espaços dedicados aos livros. A vila acolhe agora o FOLIO, o festival literário internacional de Óbidos.

Idanha-a-Nova integra a mesma lista da UNESCO, mas na categoria de cidade da Música.

Em comunicado, a UNESCO acrescenta que 47 cidades juntam-se à Rede de Cidades Criativas. Lançada em 2004, esta rede inclui agora 116 cidades em todo o mundo e pretende fomentar a cooperação internacional para "investir na criatividade como motor do desenvolvimento urbano sustentável, inclusão social e vibração cultural".

  • "Nobel é um incentivo para toda uma nação"
    1:19

    Mundo

    O Presidente da Colômbia Juan Manuel dos Santos recebeu ao início da tarde na Noruega o prémio pelo trabalho que desenvolveu junto das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia, FARC. As cerimónias são este sábado e marcadas pela ausência do Nobel da Literatura, Bob Dylan.

  • Os negócios menos claros do filho de Pinto da Costa
    1:55

    Football Leaks

    Com o escândalo dos agentes de futebol a dar que falar, o Expresso revela este sábado os negócios menos claros do filho de Pinto da Costa. O nome da empresa de que é administrador, a Energy Soccer, surge na investigação em transferências de jogadores que envolvem o Futebol Clube do Porto num conflito de interesses.