sicnot

Perfil

Cultura

Óbidos e Idanha-a-Nova na Rede de Cidades Criativas da UNESCO

Óbidos e Idanha-a-Nova integram a lista de cidades criativas da UNESCO. O anúncio foi feito ao início da tarde, em Paris.

A vila de Óbidos

A vila de Óbidos

CM Óbidos

Óbidos passa agora a ser uma Vila Literária da UNESCO. Atualmente, existem na vila 11 livrarias. Espaços como uma igreja, um mercado ou uma adega são alguns dos espaços dedicados aos livros. A vila acolhe agora o FOLIO, o festival literário internacional de Óbidos.

Idanha-a-Nova integra a mesma lista da UNESCO, mas na categoria de cidade da Música.

Em comunicado, a UNESCO acrescenta que 47 cidades juntam-se à Rede de Cidades Criativas. Lançada em 2004, esta rede inclui agora 116 cidades em todo o mundo e pretende fomentar a cooperação internacional para "investir na criatividade como motor do desenvolvimento urbano sustentável, inclusão social e vibração cultural".

  • Ministra do Mar não aceita suspensão da pesca da sardinha
    2:39

    Economia

    O organismo científico que aconselha a Comissão Europeia em matéria de pescas recomendou esta sexta-feira que Portugal e Espanha não pesquem sardinha no próximo ano. A Ministra do Mar não aceita esta recomendação de capturas zero e vai propor uma redução do limite de capturas de sardinha das 17 mil toneladas deste ano para cerca de 14 mil em 2018.