sicnot

Perfil

Cultura

Histórias de Natal projetadas nas fachadas do Terreiro do Paço

Histórias de Natal projetadas nas fachadas do Terreiro do Paço

O videomapping volta a colorir as fachadas no Terreiro do Paço, em Lisboa. Desta vez, várias histórias de Natal foram escolhidas para integrar o espetáculo com efeitos visuais 3D.

  • Comerciantes da Covilhã oferecem chá para atrair clientes em época de Natal
    3:10

    País

    Na Covilhã, os comerciantes estão a tentar atrair mais clientes neste Natal. Oferecem chá durante as compras. O hábito de beber chá a qualquer hora do dia é antigo na cidade. A época festiva é pretexto para reavivar a tradição de beber chá que dura desde o século XVIII. Enquanto isso, espaços devolutos no centro da cidade estão agora ocupados com venda de artesanato. E, a autarquia distribui pinheiros naturais em troca de brinquedos para crianças carenciadas.

  • Lontra de Viseu é bolo de Natal
    2:30

    País

    Em Viseu, uma pastelaria decidiu quebrar a rotina dos bolos de natal. Recuperou uma receita de um pasteleiro português que fez vida no Brasil e lançou este ano a Lontra de Natal. A receita confunde-se com bolo-rei, mas a canela, a chila e os fios de ovos marcam a diferença. O nome do bolo deve-se à vontade de quem inventou a receita.

  • Madeiro de Natal em Penamacor é considerado o maior do país
    2:34

    País

    Dizem os de Penamacor que o seu madeiro de Natal é o maior do país. E, já começou a chegar ao centro da vila lenha suficiente para não se duvidar. Este ano a tradição é cumprida por jovens nascidos em 1995. A fogueira é acesa perto da meia-noite de 23 de dezembro. A autarquia quer candidatar a tradição a Património Cultural Imaterial da Humanidade.

  • Dono de submarino é o único suspeito da morte de jornalista sueca
    1:51

    Mundo

    A polícia dinamarquesa confirmou que o corpo decapitado encontrado junto ao mar, perto de Copenhaga, é o da jornalista sueca desaparecida há mais de 10 dias. Kim Wall estava a fazer uma reportagem sobre um submarino artesanal com o criador, que é agora o principal suspeito do crime. Parte do corpo foi encontrada na segunda-feira e identificada através de exames de ADN.