sicnot

Perfil

Cultura

Histórias de Natal projetadas nas fachadas do Terreiro do Paço

Histórias de Natal projetadas nas fachadas do Terreiro do Paço

O videomapping volta a colorir as fachadas no Terreiro do Paço, em Lisboa. Desta vez, várias histórias de Natal foram escolhidas para integrar o espetáculo com efeitos visuais 3D.

  • Comerciantes da Covilhã oferecem chá para atrair clientes em época de Natal
    3:10

    País

    Na Covilhã, os comerciantes estão a tentar atrair mais clientes neste Natal. Oferecem chá durante as compras. O hábito de beber chá a qualquer hora do dia é antigo na cidade. A época festiva é pretexto para reavivar a tradição de beber chá que dura desde o século XVIII. Enquanto isso, espaços devolutos no centro da cidade estão agora ocupados com venda de artesanato. E, a autarquia distribui pinheiros naturais em troca de brinquedos para crianças carenciadas.

  • Lontra de Viseu é bolo de Natal
    2:30

    País

    Em Viseu, uma pastelaria decidiu quebrar a rotina dos bolos de natal. Recuperou uma receita de um pasteleiro português que fez vida no Brasil e lançou este ano a Lontra de Natal. A receita confunde-se com bolo-rei, mas a canela, a chila e os fios de ovos marcam a diferença. O nome do bolo deve-se à vontade de quem inventou a receita.

  • Madeiro de Natal em Penamacor é considerado o maior do país
    2:34

    País

    Dizem os de Penamacor que o seu madeiro de Natal é o maior do país. E, já começou a chegar ao centro da vila lenha suficiente para não se duvidar. Este ano a tradição é cumprida por jovens nascidos em 1995. A fogueira é acesa perto da meia-noite de 23 de dezembro. A autarquia quer candidatar a tradição a Património Cultural Imaterial da Humanidade.

  • Outros casos de fuga de prisões portuguesas
    2:58

    País

    Nos últimos cinco anos, 52 reclusos fugiram de cadeias portuguesas, mas foram todos recapturados. Entre 1999 e 2009, fugiram oito reclusos da prisão de Caxias. Em 2005, um homem condenado a 21 anos de prisão fugiu de Coimbra, viajando por França e pela Polónia. Manuel Simões acabou por ser detido no regresso a Portugal.

  • Portugal sem resposta de Moçambique sobre português desaparecido em Maputo
    1:25

    País

    Portugal tem tentado, sem sucesso, obter respostas das autoridades moçambicanas sobre o rapto de um empresário português há sete meses. De acordo com a notícia avançada este domingo pelo jornal Público, uma carta enviada há duas semanas pelo Presidente da República ao homólogo moçambicano não teve resposta. O Governo de Moçambique tem ignorado pedidos de informação das autoridades portuguesas.

  • Táxi capaz de sobrevoar filas de trânsito ainda este ano no Dubai

    Mundo

    É o sonho de muitos que passam horas intermináveis em filas de trânsito. Trata-se de um drone com capacidade para transportar pessoas. "Operações regulares" deste insólito aparelho terão início em julho, no Dubai. O anúncio foi feito pela entidade que gere os transportes da cidade. Apenas um passageiro, com o peso máximo de 100 kg, pode seguir viagem neste táxi revolucionário, capaz de sobrevoar vias congestionadas pelo trânsito.