sicnot

Perfil

Cultura

Histórias de Natal projetadas nas fachadas do Terreiro do Paço

Histórias de Natal projetadas nas fachadas do Terreiro do Paço

O videomapping volta a colorir as fachadas no Terreiro do Paço, em Lisboa. Desta vez, várias histórias de Natal foram escolhidas para integrar o espetáculo com efeitos visuais 3D.

  • Comerciantes da Covilhã oferecem chá para atrair clientes em época de Natal
    3:10

    País

    Na Covilhã, os comerciantes estão a tentar atrair mais clientes neste Natal. Oferecem chá durante as compras. O hábito de beber chá a qualquer hora do dia é antigo na cidade. A época festiva é pretexto para reavivar a tradição de beber chá que dura desde o século XVIII. Enquanto isso, espaços devolutos no centro da cidade estão agora ocupados com venda de artesanato. E, a autarquia distribui pinheiros naturais em troca de brinquedos para crianças carenciadas.

  • Lontra de Viseu é bolo de Natal
    2:30

    País

    Em Viseu, uma pastelaria decidiu quebrar a rotina dos bolos de natal. Recuperou uma receita de um pasteleiro português que fez vida no Brasil e lançou este ano a Lontra de Natal. A receita confunde-se com bolo-rei, mas a canela, a chila e os fios de ovos marcam a diferença. O nome do bolo deve-se à vontade de quem inventou a receita.

  • Madeiro de Natal em Penamacor é considerado o maior do país
    2:34

    País

    Dizem os de Penamacor que o seu madeiro de Natal é o maior do país. E, já começou a chegar ao centro da vila lenha suficiente para não se duvidar. Este ano a tradição é cumprida por jovens nascidos em 1995. A fogueira é acesa perto da meia-noite de 23 de dezembro. A autarquia quer candidatar a tradição a Património Cultural Imaterial da Humanidade.

  • Japão ganha nova esperança ao derrotar a Colômbia (2-1)

    Mundial 2018 / Colômbia

    No primeiro jogo do grupo H, a Colômbia foi derrotada pelo Japão. Um dos momentos altos do jogo aconteceu logo ao minuto 4 quando, na sequência de uma falta de Carlos Sanchez, o árbitro assinalou um penálti a favor da equipa japonesa. O colombiano levou um cartão vermelho, depois de ter intercetado um remate do Japão com a mão. Apesar da desvantagem numérica, a Colômbia iguala o marcador aos 39 minutos com um livre de Quintero. Contudo, Yuya Osako colocou o Japão novamente em vantagem aos 73 min.

  • Hospitais públicos à beira da rutura
    2:28
  • Repitam comigo: Portugal vai ser campeão do Mundo
    4:56
  • OMS inclui dependência dos videojogos na lista de doenças mentais

    Mundo

    A Organização Mundial de Saúde (OMS) incluiu a dependência de videojogos na lista de doenças mentais, uma possibilidade que tinha sido prevista no início do ano e que foi anunciada esta segunda-feira. Este pode ser mais um argumento para os pais limitarem o tempo de acesso dos filhos às consolas, computadores e todos os dispositivos com videojogos.

    SIC

  • "Estou a ser posta porta fora (...) faço o que vocês me disserem"
    2:43
  • Morreu o orangotango mais velho do mundo

    Mundo

    O orangotango mais velho do mundo morreu aos 62 anos no jardim zoológico de Perth, no norte da Austrália, deixando 54 descendentes, anunciou esta terça-feira a instituição.

  • Milionários aumentam... e as suas fortunas também

    Mundo

    O número de milionários mundiais cresceu em 2017 e o seu nível de riqueza aumentou pelo sexto ano consecutivo, ultrapassando pela primeira vez os 70 biliões de dólares (60,5 biliões de euros), segundo um estudo divulgado esta terça-feira.