sicnot

Perfil

Cultura

Histórias de Natal projetadas nas fachadas do Terreiro do Paço

Histórias de Natal projetadas nas fachadas do Terreiro do Paço

O videomapping volta a colorir as fachadas no Terreiro do Paço, em Lisboa. Desta vez, várias histórias de Natal foram escolhidas para integrar o espetáculo com efeitos visuais 3D.

  • Comerciantes da Covilhã oferecem chá para atrair clientes em época de Natal
    3:10

    País

    Na Covilhã, os comerciantes estão a tentar atrair mais clientes neste Natal. Oferecem chá durante as compras. O hábito de beber chá a qualquer hora do dia é antigo na cidade. A época festiva é pretexto para reavivar a tradição de beber chá que dura desde o século XVIII. Enquanto isso, espaços devolutos no centro da cidade estão agora ocupados com venda de artesanato. E, a autarquia distribui pinheiros naturais em troca de brinquedos para crianças carenciadas.

  • Lontra de Viseu é bolo de Natal
    2:30

    País

    Em Viseu, uma pastelaria decidiu quebrar a rotina dos bolos de natal. Recuperou uma receita de um pasteleiro português que fez vida no Brasil e lançou este ano a Lontra de Natal. A receita confunde-se com bolo-rei, mas a canela, a chila e os fios de ovos marcam a diferença. O nome do bolo deve-se à vontade de quem inventou a receita.

  • Madeiro de Natal em Penamacor é considerado o maior do país
    2:34

    País

    Dizem os de Penamacor que o seu madeiro de Natal é o maior do país. E, já começou a chegar ao centro da vila lenha suficiente para não se duvidar. Este ano a tradição é cumprida por jovens nascidos em 1995. A fogueira é acesa perto da meia-noite de 23 de dezembro. A autarquia quer candidatar a tradição a Património Cultural Imaterial da Humanidade.

  • Negócios do Fogo
    22:00
  • Direção da Raríssimas na Madeira demitiu-se em setembro
    1:58

    País

    Três representantes da Raríssimas na ilha da Madeira demitiram-se, em setembro, de costas voltas para a direção. A delegação da instituição na ilha começou em 2015 e fechou com as três demissões. Em entrevista à SIC, uma das antigas delegadas afirmou que todos os fundos angariados foram para a sede, em Lisboa, ficando depois sem dinheiro para pagar as despesas.

  • Deputado do PSD recusa vice-presidência da Raríssimas
    1:58

    País

    Nas reações políticas ao caso da Raríssimas, o PSD e CDS dizem que é preciso acionar todos os mecanismos legais apropriados para averiguar a situação. O deputado social-democrata, Ricardo Baptista Leite, que tinha sido convidado recentemente para vice-presidente da instituição, diz que já não há condições para tomar posse.

  • Turistas aproveitam nevão na Serra da Estrela
    1:23
  • Fortes nevões no norte da Europa
    0:59
  • Dezenas de feridos em protestos contra decisão de Trump em Israel
    1:55
  • A brincadeira de um youtuber que podia ter acabado mal

    Mundo

    Um jovem youtuber inglês enfiou a cabeça num saco de plástico, prendeu-a na parte interna de um microondas e encheu depois o eletrodoméstico com cimento. A brincadeira, que podia ter acabado de forma trágica, deixou o jovem completamente preso e obrigou à intervenção dos serviços de emergência.

    SIC

  • "Popeye" russo pode ter que amputar braços

    Mundo

    Um jovem russo injetou um óleo no corpo para conseguir ter músculos, mais propriamente nos seus braços, que já cresceram cerca de 25 centímetros. Contudo, segundo um médico, o procedimento pode levar à necessidade de amputação, deixando o jovem sem os membros.