sicnot

Perfil

Cultura

Histórias de Natal projetadas nas fachadas do Terreiro do Paço

Histórias de Natal projetadas nas fachadas do Terreiro do Paço

O videomapping volta a colorir as fachadas no Terreiro do Paço, em Lisboa. Desta vez, várias histórias de Natal foram escolhidas para integrar o espetáculo com efeitos visuais 3D.

  • Comerciantes da Covilhã oferecem chá para atrair clientes em época de Natal
    3:10

    País

    Na Covilhã, os comerciantes estão a tentar atrair mais clientes neste Natal. Oferecem chá durante as compras. O hábito de beber chá a qualquer hora do dia é antigo na cidade. A época festiva é pretexto para reavivar a tradição de beber chá que dura desde o século XVIII. Enquanto isso, espaços devolutos no centro da cidade estão agora ocupados com venda de artesanato. E, a autarquia distribui pinheiros naturais em troca de brinquedos para crianças carenciadas.

  • Lontra de Viseu é bolo de Natal
    2:30

    País

    Em Viseu, uma pastelaria decidiu quebrar a rotina dos bolos de natal. Recuperou uma receita de um pasteleiro português que fez vida no Brasil e lançou este ano a Lontra de Natal. A receita confunde-se com bolo-rei, mas a canela, a chila e os fios de ovos marcam a diferença. O nome do bolo deve-se à vontade de quem inventou a receita.

  • Madeiro de Natal em Penamacor é considerado o maior do país
    2:34

    País

    Dizem os de Penamacor que o seu madeiro de Natal é o maior do país. E, já começou a chegar ao centro da vila lenha suficiente para não se duvidar. Este ano a tradição é cumprida por jovens nascidos em 1995. A fogueira é acesa perto da meia-noite de 23 de dezembro. A autarquia quer candidatar a tradição a Património Cultural Imaterial da Humanidade.

  • "PCP não é força de suporte do Governo"
    2:11

    País

    Ao segundo dia de congresso comunista, ouviu-se o aviso mais forte, até agora, ao PS. João Oliveira, líder parlamentar do partido, diz que o PCP não se diluiu e que não é suporte do Governo. Já Jerónimo de Sousa deixou elogios à excelente geração de jovens que estão na frente política do PCP.

  • Passos elogia escolha de Paulo Macedo mas diz que não é suficiente
    1:47

    Caso CGD

    Pedro Passos Coelho diz que Paulo Macedo é competente para liderar os destinos da Caixa Geral de Depósitos, mas que a nomeação do antigo ministro não é suficiente para passar uma esponja sobre o assunto. Em Viseu, o líder do PSD não quis ainda avançar com um nome para a Câmara de Lisboa, depois de Santana Lopes afastar a hipótese de se candidatar.

  • O novo coala do zoo de Lisboa
    3:10

    País

    A SIC acompanhou em exclusivo a transferência de uma coala da Alemanha para o Zoo de Lisboa. O animal veio de avião e foi batizado pelos passageiros que seguiam a bordo. Ficou com o nome de Goolara. O coala é uma fêmea, com quase dois anos, e veio para aumentar a família da mesma espécie em Portugal.

  • Jovens do exército russo aderem ao Desafio do Manequim
    1:01

    Mundo

    Na Rússia, o grupo de jovens do exército também já aderiu ao famoso Mannequin Challenge. O vídeo foi divulgado pelo Ministério da Defesa russo. O objetivo é mostrar o dia-a-dia do chamado exército de jovens, cuja principal missão passa por sensibilizar os russos para a necessidade de cumprir o serviço militar obrigatório.