sicnot

Perfil

Cultura

"A juventude", de Paolo Sorrentino, considerado melhor filme europeu

O filme "A juventude", do realizador italiano Paolo Sorrentino, foi considerado, este sábado, em Berlim, o melhor filme europeu pela Academia Europeia do Cinema que também distinguiu os atores britânicos Michael Caine e Charlotte Rampling.

"A juventude", que se estreou em Portugal na quinta-feira, dominou a 28.ª edição dos prémios, com Sorrentino a ser galardoado como melhor realizador e Michael Caine melhor ator.

O prémio de melhor atriz foi para Charlotte Rampling pelo seu desempenho em "45 anos", do britânico Andrew Haigh, a qual recebeu igualmente um prémio pelo conjunto da sua carreira.

O ator austríaco Christoph Waltz foi, por seu turno, homenageado pelo seu contributo para o cinema mundial.

A trilogia "As mil e uma noites", do cineasta português Miguel Gomes, foi distinguida com o prémio de melhor design de som (assinado por Vasco Pimentel e Miguel Martins), no final de outubro, altura em que foram anunciados os vencedores das categorias técnicas.

A Academia Europeia do Cinema, que agrupa cerca de 3.000 profissionais da sétima arte, foi criada em 1988 em Berlim.

Lusa

  • Reclusos que fugiram de Caxias tiveram cúmplices
    1:59

    País

    Uma falha de Portugal poderá explicar a libertação de um dos dois chilenos que fugiram de Caxias e foram apanhados em Espanha. As autoridades portuguesas atrasaram-se a enviar o mandado de detenção e a polícia espanhola libertou o fugitivo. Na investigação da fuga, acredita-se que os 3 reclusos tiveram cúmplices e a namorada de um deles já foi interrogada.

  • Jovem indiano acorda a caminho do próprio funeral

    Mundo

    Um jovem indiano chocou os seus parente e amigos, depois de acordar no caminho para o seu próprio funeral. No mês antes, Kumar Marewad foi levado para o hospital após ser mordido por um cão de rua, ficando em estado grave.

  • Bilhete de desculpas valeu uma bolsa de estudo

    Mundo

    Um jovem chinês ganhou uma bolsa de estudos no valor de 10 mil yuan (cerca de 1.380 euros), depois de danificar acidentalmente um carro de luxo. Isto, porque após os estragos, o jovem deixou um bilhete de desculpas ao dono, assim como todo o dinheiro que tinha com ele, como compensação.