sicnot

Perfil

Cultura

"A juventude", de Paolo Sorrentino, considerado melhor filme europeu

O filme "A juventude", do realizador italiano Paolo Sorrentino, foi considerado, este sábado, em Berlim, o melhor filme europeu pela Academia Europeia do Cinema que também distinguiu os atores britânicos Michael Caine e Charlotte Rampling.

"A juventude", que se estreou em Portugal na quinta-feira, dominou a 28.ª edição dos prémios, com Sorrentino a ser galardoado como melhor realizador e Michael Caine melhor ator.

O prémio de melhor atriz foi para Charlotte Rampling pelo seu desempenho em "45 anos", do britânico Andrew Haigh, a qual recebeu igualmente um prémio pelo conjunto da sua carreira.

O ator austríaco Christoph Waltz foi, por seu turno, homenageado pelo seu contributo para o cinema mundial.

A trilogia "As mil e uma noites", do cineasta português Miguel Gomes, foi distinguida com o prémio de melhor design de som (assinado por Vasco Pimentel e Miguel Martins), no final de outubro, altura em que foram anunciados os vencedores das categorias técnicas.

A Academia Europeia do Cinema, que agrupa cerca de 3.000 profissionais da sétima arte, foi criada em 1988 em Berlim.

Lusa

  • CGD terá de reconhecer imparidades e prepara saída de 2 mil funcionários
    2:45

    Caso CGD

    O novo plano estratégico da Caixa está pronto e foi entregue há duas semanas ao Ministério das Finanças. A SIC sabe que está a ser preparada a saída de 2 mil trabalhadores e que o banco terá de reconhecer imparidades. O Expresso diz que a CGD vai fechar o ano com prejuízos que podem chegar aos 3 mil milhões de euros.

  • Jovens do exército russo aderem ao Desafio do Manequim
    1:01

    Mundo

    Na Rússia, o grupo de jovens do exército também já aderiu ao famoso Mannequin Challenge. O vídeo foi divulgado pelo Ministério da Defesa russo. O objetivo é mostrar o dia-a-dia do chamado exército de jovens, cuja principal missão passa por sensibilizar os russos para a necessidade de cumprir o serviço militar obrigatório.