sicnot

Perfil

Cultura

Pasta vermelha de Margaret Thatcher leiloada por 334.000 euros

A pasta de couro vermelha que pertenceu a Margaret Thatcher durante o período em que foi primeira-ministra britânica (1979-1990) foi hoje leiloada em Londres por 242.500 libras (334.557 euros).

Frank Augstein

A licitação ultrapassou as expectativas da leiloeira Christie's, que tinha estimado o seu preço entre as 3.000 e as 5.000 libras (entre 4.170 e 6.950 euros), o que provocou uma onda de aplausos na sala após o golpe do martelo.

Trata-se de uma peça histórica, decorada com o brasão real de Isabel II e as palavras "Prime Minister" e o número 1 inscritos em inglês.

Além dos compradores de Londres, a pasta de Thatcher atraiu licitadores de outros países, como a Coreia do Sul e Malta, indicou a Christie's.

Outro dos pertences relevantes da Dama de Ferro hoje arrematados foi um texto datilografado do discurso que Thatcher proferiu na Câmara dos Comuns ao tornar-se chefe do Governo britânico, a 04 de maio de 1979.

O texto, que contém as famosas palavras "Onde houver discórdia, levemos a harmonia", foi vendido por 37.500 libras (51.735 euros).

Também o vestido de noiva de Margaret Thatcher foi arrematado por 25.000 libras (34.490 euros), dois dias depois do que teria sido o seu 64.º aniversário de casamento: a baronesa usou o vestido azul de veludo e as luvas a condizer na cerimónia de casamento com Dennis Thatcher, a 13 de dezembro de 1951, na capela Wesley de Londres.

Este leilão realizou-se quando se completam 25 anos desde que a Dama de Ferro deixou o cargo, após 11 anos de governação que a tornaram a chefe do Governo britânico que mais tempo esteve em funções e a única mulher a ocupar o cargo.

A Christie's pôs à venda 419 objetos históricos e pessoais que pertenceram a Margaret Thatcher, dos quais 186 foram hoje arrematados na sessão.

Os restantes 233 objetos encontram-se disponíveis para venda na internet desde o passado dia 03 de dezembro, e podem ser alvo de licitação desde hoje de manhã.

Lusa

  • O que o mundo diz sobre o busto de Cristiano Ronaldo

    Desporto

    O Aeroporto Cristiano Ronaldo foi inaugurado esta quarta-feira. A notícia foi dada pelos meios de comunicação de todo o mundo, que não deixaram passar o busto do jogador português, apresentado pelo próprio. A estátua foi amplamente comentada e analisada, com palavras como "terrível", "duvidoso" e "bizarro".

    Ana Rute Carvalho

  • Mulher detida ao tentar atropelar polícias junto ao Capitólio, em Washington

    Mundo

    Agentes da polícia abriram fogo contra uma mulher (e não um homem, ao contrário do que inicialmente se disse) que conduzia um carro perto do Capitólio e tentava atropelá-los, segundo o Departamento da Polícia Metropolitana de Washington. A mulher foi detida mas a polícia garante que não se tratou de um ato terrorista.

  • A rã que brilha no escuro
    2:08
  • Indonésio encontrado dentro de cobra pitão

    Mundo

    Akbar Salubiro, de 25 anos, esteve perto de 24 horas desaparecido na remota ilha indonésia de Sulawesi. Acabou por ser encontrado um dia depois, no jardim da própria casa, dentro de uma pitão de 7 metros.