sicnot

Perfil

Cultura

Violinista português Carlos Damas no concerto dos 70 anos da UNESCO

O violinista Carlos Damas é um dos músicos que participa, hoje, no concerto multicultural dos 70 anos da UNESCO, em Paris, com a Orquestra Sinfónica Checa, dirigida por Bartholomeus-Henri Van de Velde.

© Jorge Silva / Reuters

O concerto celebra também o 10.º aniversário da associação "Melody for Dialogue Among Civilizations" ("Música para o diálogo de civilizações") e está marcado para as 19:30 locais, na sede da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO), em Paris.

Além de Carlos Damas, músico da Orquestra Metropolitana de Lisboa, participam os violinistas Wolfgang David e Dan Zhu, o percussionista Wang Beibei, e ainda Guo Gan tocador de 'erhu', instrumento tradicional chinês, e o guitarrista clássico Nilko Andreas Guarin, entre outros.

O concerto reunirá 32 músicos de 21 países, segundo informação da UNESCO.

Carlos Damas, de 42 anos, foi apontado pela revista especializada Gramophone como um "virtuoso", detentor de "uma técnica superior" e "destreza impressionante", "muito próximo das sensibilidades modernas e da sonoridade de Thomas Zehetmair e Gidon Kremer", dois dos violinistas mais distinguidos internacionalmente, ao longo das últimas décadas.

Carlos Damas faz parte da direção da Academia Nacional Superior de Orquestra, da Metropolitana, onde leciona violino.

Estudou nos Estados Unidos, onde obteve o certificado de excelência de interpretação e direção, da associação norte-americana de professores de música, e no Conservatório de Paris, onde foi aluno de Jacqueline Lefèvre e de Ivry Gitlis.

Foi concertino da Orchestre Internationale de La Cité, de Paris, durante três anos.

No ano passado, editou em CD o Concerto para violino e a Sonata para violino e piano, de Armando José Fernandes (1906-1983).

Carlos Damas gravou, este ano, para a discográfica Naxos, um álbum com a obra integral para violino do compositor Frederico de Freitas (1902-1980).

  • Imposto do sal travado

    Orçamento do Estado 2018

    O CDS-PP conseguiu aprovar, com a abstenção do PCP, uma proposta para eliminar a taxa adicional sobre produtos como bolachas, biscoitos, batatas fritas e flocos de cereais com excesso de sal.

  • Momentos da história de João Ricardo
    10:37
  • Mulher salva dos carris segundos antes de chegar comboio
    0:34
  • Os 72 golos de mais uma noite de Liga Europa

    Liga Europa

    Os 16 avos-de-final da Liga Europa começam a ganhar forma. São já 16 as equipas apuradas para a próxima fase da competição, entre elas o Sporting de Braga, que somou mais uma vitória. Em sentido inverso, o Vitória de Guimarães saiu derrotado de Salzburgo e ficou mais longe da qualificação. A 5.ª jornada da fase de grupos jogou-se esta quinta-feira e ao todo marcaram-se 72 golos. Estão todos aqui, para ver ou rever.

  • Vodafone Mexefest arranca hoje
    2:29