sicnot

Perfil

Cultura

Coreografia "Nevoeiro" de Luís Guerra no Centro Cultural de Belém

A coreografia "Nevoeiro", de Luís Guerra, na qual os bailarinos se "desfocam" através de movimentos rápidos, vai ser apresentada na sexta-feira e no sábado, no palco do Centro Cultural de Belém (CCB), em Lisboa.

ccb.pt/Default/pt/Programacao/Danca?a=453

ccb.pt/Default/pt/Programacao/Danca?a=453

Dirigido e coreografado por Luís Guerra, o espetáculo - que teve estreia no Festival Materiais Diversos 2013 - estará, a partir das 21:00, no pequeno auditório do CCB.

No palco do pequeno auditório, será interpretado por Jacome Filipe, Lander Patrick ou André Mendes, Luís Guerra, Teresa Silva ou Marta Cerqueira, nas diferentes sessões, com música de Ulrich Estreich e luzes desenhadas por Zeca Iglésias, que também assina a direção técnica.

"Nevoeiro", peça de dança para quatro bailarinos, divide-se em três atos distintos que têm em comum uma cortina prateada que serve como personificação do nevoeiro.

O primeiro ato apresenta uma dança rápida e precisa, num exercício coreográfico que aproxima a dança da arte marcial que toma os bailarinos como personificação de todas as cores do espetro da luz.

Através dessa dança surge uma espécie de imagem desfocada, devido à "rapidez e desumanização dos intérpretes que raramente se encontram muito tempo no mesmo sítio, [que] personifica tudo aquilo que existe".

No centro do bailado está a ideia de desfocagem, em resultado da rapidez dos movimentos, que faz com que o campo visual passe a ser mais e mais indefinido, chegando, assim, ao nevoeiro.

Com formação artística do Conservatório Nacional, desde 2005 que Luís Guerra assina os seus projetos para palco, tendo trabalhado regularmente, como bailarino, ator e performer, com uma participação frequente nas peças de Tânia Carvalho.

Lusa

  • Bomba encontrada na Nazaré pode ter sido largada durante 2.ª Guerra Mundial
    2:26

    País

    A bomba que esta segunda-feira veio nas redes de um arrastão na Nazaré já foi detonada. O engenho explosivo foi identificado como uma bomba de avião por especialistas da Marinha, que eliminaram também o perigo equivalente a 600 quilogramas de TNT. A bomba sem qualquer inscrição tinha um desgaste evidente e, segundo a Marinha, pode ter sido largada de um avião durante a 2.ª Guerra Mundial.

  • Derrocada de muro em Lisboa obriga à retirada de 40 pessoas de 5 prédios
    2:14

    País

    Os moradores de três prédios de Lisboa não podem regressar tão cedo a casa. Durante a madrugada, a derrocada de um muro obrigou à retirada de 40 pessoas de cinco edifícios. Um dos inquilinos sofreu ferimentos ligeiros. Entretanto, a maioria dos residentes já foi realojada em casas de familiares e num hotel.

  • "Geringonça" elogiada na Europa e EUA
    4:22

    País

    Num momento em que por cá se fala de claustrofobia democrática, a Europa e os Estados Unidos desdobram-se em elogios ao sucesso da maioria de Esquerda em Portugal. A palavra "geringonça" já tem até tradução em várias línguas.

  • ONU estima que mais 750 mil civis estejam em risco na cidade de Mossul
    1:39

    Mundo

    As Nações Unidas estimam que mais 750 mil civis estejam em risco na zona ocidental de Mossul, no Iraque. Mais de 10 mil pessoas fugiram da zona ocidental da cidade nos últimos quatro dias. Enquanto a população tenta escapar ao fogo cruzado, as forças iraquianas avançam sobre a cidade ainda controlada pelo Daesh.